Buscar

Avaliacao 1- Historia da Aviaçao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Atividade de Avaliação a Distância 
Unidade de Aprendizagem: História da Aviação
Curso: Ciências Aeronáuticas 
Professor: Valmir Lemos
Nome do aluno:	Felipe Capra Fonseca
Data: 09/08/2019
Orientações:
· Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
· Entregue a atividade no prazo estipulado.
· Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
· Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1ª questão: O Século XIX foi pródigo nas experiências aéreas voltadas para o balonismo. Naquele efervescente período, o balonismo iniciou a sua trajetória com o lançamento de um balão com ar quente no seu interior e, logo em seguida, o hidrogênio tomaria o lugar do ar quente e os balões subiriam com mais leveza e eficácia, realizando, inclusive, feitos inéditos para a história da humanidade: O transporte aéreo de animais e homens. A conquista do ar, finalmente, ensaiava os primeiros passos. Entretanto, as viagens aéreas precisavam ser controladas, permitir alcançar um destino programado. O balão teria que ser dirigido. Daí o surgimento de incontáveis experiências e prêmios que eram oferecidos ao primeiro piloto/inventor que realizasse um voo controlado com um balão e conseguisse a tão sonhada dirigibilidade daqueles fabulosos inventos.
Motivado pelo desafio do controle de um balão no ar, o empresário Henry Deutsch de La Meurthe, no ano de 1901, ofereceu um prêmio de 100.000 francos a quem realizasse um percurso fechado com um dirigível. 
Em face ao exposto responda o seguinte:
1) Quem venceu o prêmio oferecido por Henry D. de La Meurthe?
R: O nosso grande Alberto Santos Dumont
2) Quais foram as principais novidades apresentadas no balão vencedor? Cite 2 (duas) 
R: O balão de Santos Dumont possuía algumas modificações para visar um menor atrito com o ar e consequentemente uma maior velocidade. Ele substituiu as cordas normais por cordas de piano que eram feitas de aço que oferecia um arrasto muito menor, a outra novidade foi um novo motor desenvolvido por ele que possuía quatro vezes mais potência do que os utilizados anteriormente. Com essa nova formula de ganho de potência e diminuição do arrasto tornou possível a realização do percurso em 30 minutos, um tempo que para muitos não seria possível.
3) A dirigibilidade foi importante para o futuro do balonismo? Por que? (5 ptos)
R: A dirigibilidade teve um impacto muito grande para o desenvolvimento do balonismo e da aviação como um todo. No início o foco era apenas sair do chão e voar, porem isso mudou rapidamente e já se fazia necessário possuir um domínio sobre o vôo. Com esse anseio as primeiras ideias sobre estabilidade, design, aerodinâmica, arrasto e velocidade começaram a ser criadas e isso possibilitou o grande desenvolvimento da aviação. A partir do balão foi possível surgir as ideias de dirigíveis que foi a base para os aviões.
2ª questão: A polêmica sobre o voo pioneiro com o mais pesado que o ar atravessa os tempos e até os nossos dias é motivo de acaloradas discussões. É sabido que a coroação daquela inédita disputa é resultado de imensuráveis estudos e experiências realizados por inventores e pilotos de diferentes cantos do globo terrestre durante muito tempo, entretanto, houve um momento em que aquele sonho se tornou realidade. E, naturalmente, emerge a busca pela indicação do nome do pioneiro. Dentre as correntes de opiniões, uma alega que a primazia do feito pertence aos irmãos norte-americanos Wilbur e Orville Wright, enquanto outra defende que o brasileiro Alberto Santos Dumont é o verdadeiro Pai da Aviação.
Considerando o exposto, responda o seguinte:
1) Na sua opinião, quem foi o pioneiro do voo de um aparelho mais pesado que o ar?
R: Na minha opinião os irmãos Wright foram os pioneiros porem Pai da aviação para mim significa mais do que isso. Santos Dumont era uma figura extremamente conhecida e estava a anos no pioneirismo da aviação, sempre desenvolvendo e mais importante que isso compartilhando seus projetos com o mundo. O seu foco principal não era ganhar dinheiro com a aviação e sim desenvolver para ter um mundo melhor com distancias e barreiras sendo rompidas. O fato de não ter sido o primeiro a voar é apenas um fato cronológico. 
Vale lembrar que antes da ideia dos projetos mais pesados que o ar, Santos Dumont vinha desenvolvendo uma linha de inovações para a aviação com os balões e os primeiros dirigíveis criando as ideias de sustentação, estabilidade e aerodinâmica, enquanto os irmãos Wright focaram apenas na construção do avião para obter gloria e dinheiro. O foco de santos Dummont se alterou apenas em 1905 após o total desenvolvimento dos aeróstatos e demorou menos de 1 ano para conseguir o feito de voar em um avião. Pela sua importância, contribuição e genialidade é o que de fato lhe rendem a alcunha Pai da aviação. 
2) Qual a principal razão para a existência de tão duradoura polêmica? Justifique a sua resposta. (5 ptos)
R: Muitos fatores são plausíveis sobre essa discussão. Creio que o principal fator seja o fato de que o mundo naquela época não estava tão interligado como hoje. Santos Dumont era uma figura extremamente popular e conhecida, que estava a anos como sendo a principal figura da aviação. Os irmãos Wright por outro lado não eram conhecidos, eles apenas viam a vitrine de Santos Dummont tendo seus feitos em segredo do mundo. Por isso abre muita margem para essa discussão polêmica. Como já disse acima, a fato de eu acreditar que os irmãos Wright tenham obtido um sucesso anterior ao de santos Dumont isso não diminui o fato de que Santos Dumont tenha sido o pai da aviação pela sua importância e compromisso com o desenvolvimento da aviação desde o princípio dos aeróstatos até a concretização do avião

Continue navegando