Buscar

SIMULADO 1 PROCESSO TRABALHO II


Continue navegando


Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	1 - Analise as proposições a seguir descritas: 
I - julgada improcedente a reclamação trabalhista, o reclamante poderá recorrer sem efetuar o pagamento das custas, se deferido o pedido de justiça gratuita, mas deverá efetuar o recolhimento do depósito recursal, sob pena de deserção; 
II - No rito Sumaríssimo, somente é possível a interposição de recurso de revista por violação direta da Constituição Federal, ou por contrariedade com orientação jurisprudencial ou súmula do Tribunal Superior do Trabalho; 
III - A interposição de recurso consiste em continuidade do direito constitucional de petição, motivo pelo qual o duplo grau de jurisdição é obrigatório na justiça do trabalho. 
IV - A interposição de recurso Ordinário poderá ser manejado por meio de simples petição, que, em regra geral, será processado com efeito meramente devolutivo; e marque a alternativa que contempla apenas as proposições corretas:
		
	 
	I e III
	
	I, II e IV
	
	apenas III está correto
	
	apenas II está correto
	 
	apenas IV está correto
	
Compare com a sua resposta: De acordo com o artigo 651 da CLT o juízo competente é aquele em que o trabalhador prestou serviços ao empregador, ainda que tenha sido contratado em outro lugar. Sendo assim, o Juízo competente é o da cidade de São Paulo.
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Silas, advogado da empresa Terra e Terra Ltda., interpôs agravo de instrumento contra decisão do presidente de tribunal regional do trabalho (TRT), que negou seguimento a recurso de revista. O prazo para a interposição do agravo de instrumento é de 8 dias. A decisão que negou seguimento a referido recurso foi publicada no Diário da Justiça em uma sexta-feira, 13/7/2007. Como o dia 23/7/2007 foi feriado local, Silas protocolou o recurso no dia 24/7/2007, sem, contudo, juntar cópia aos autos da prova do feriado local, para atestar que o TRT não teve expediente no citado dia. A respeito dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
		
	
	Caberia ao relator do processo no Tribunal Superior do Trabalho requerer ao TRT a comprovação do feriado local.
	
	Eventualidade
	 
	A parte deve comprovar, quando da interposição do recurso, a existência de feriado local ou de dia útil em que não haja expediente forense para justificar a prorrogação do prazo recursal
	
	Não existe necessidade de prova do feriado, nem de certidão emitida pelo TRT, já que o feriado local é constituído por lei estadual, publicada no respectivo Diário Oficial
	
	Cabe ao TRT providenciar a juntada aos autos da respectiva certidão comprovando a existência de feriado local, com o não funcionamento do foro no respectivo dia.
	
Compare com a sua resposta: Sim. Nos termos do § 3º do art. 651 da CLT, em se tratando de empregador que promova realização de atividades fora do lugar do contrato de trabalho, é assegurado ao empregado apresentar reclamação no foro da celebração do contrato ou no da prestação dos respectivos serviços.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O prazo para a oposição de Recurso Ordinário, no processo do trabalho, é de
		
	
	7(sete) dias.
	
	15 (quinze) dias.
	 
	8(oito) dias.
	
	10 (dez) dias.
	
	nenhuma das alternativas está correta
	
Compare com a sua resposta: A constituição de procurador com poderes para o foro em geral efetivada, mediante simples registro em ata de audiência, a requerimento verbal do advogado interessado, com anuência da parte representada.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Dentre os princípios que regem o sistema recursal trabalhista NÃO se inclui:
		
	
	O princípio da adequação;
	
	O princípio da irrecorribilidade das decisões interlocutórias.
	
	O princípio da proibição da Reformatio in Pejus;
	 
	O princípio da inafastabilidade das súmulas do TST;
	
	O princípio da fungibilidade;
	
Compare com a sua resposta: O ordinário, uma vez que estão excluídas do procedimento sumaríssimo as demandas em que é parte a Administração Pública direta, autárquica e fundacional (art. 852-A, Parágrafo Único, da CLT).
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Sobre a disciplina dos recursos no direito processual do trabalho, assinale a alternativa correta:
		
	
	Os sindicatos não podem recorrer em dissídios individuais.
	
	Na Justiça do Trabalho, após a interposição do recurso, é impossível a desistência da parte recorrente.
	 
	O recurso interposto por um dos litisconsortes beneficia os demais, caso os interesses sejam comuns.
	
	As Procuradorias Regionais do Trabalho e os Terceiros Interessados não podem recorrer nas demandas que estejam envolvidos.
	
	Na Justiça do Trabalho, não é admitida a retratação da decisão que inadmitiu recurso.