Buscar

Trabalho_U1S2_Pag37

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1º Trabalho –Entrega: 17/09:
Resolver a seção Faça valer a pena da Unidade 1, seção 2 (Página 37)
1. Todo material magnético que é excitado por um campo magnético de intensidade H tem como resposta a esse campo o aumento da densidade do fluxo magnético B que passa pelo circuito magnético. Essa alteração de fluxo está determinada em função da permeabilidade efetiva μ do material que compõe o sistema: B = μH .
Conforme a força magnetizante aplicada ao circuito é aumentada, a intensidade do campo magnético também se eleva, fazendo com que o fluxo magnético de um determinado material chegue a um limite.
O limite em que a intensidade do campo magnético presente do sistema não pode ser aumentada é denominado ponto de saturação e pode ser definido como o instante em que os momentos magnéticos do material estão alinhados com o campo magnético, de forma que o material ___________________.
Marque a alternativa que completa corretamente a lacuna acima.
a) Duplica a capacidade de aumentar seu fluxo magnético.
b) Diminui a capacidade de aumentar seu fluxo magnético.
c) Ganha a capacidade de aumentar seu fluxo magnético.
d) Perde a capacidade de aumentar seu fluxo magnético.
e) Não altera a capacidade de aumentar seu fluxo magnético.
2. Um ímã permanente tem a capacidade de estabelecer um fluxo magnético em um material magnético ou em si mesmo. Esse tipo de material pode ser utilizado como uma fonte de excitação para um circuito magnético, como, por exemplo, em sistemas de identificação de presença para circuitos eletrônicos ou acoplamentos de contato que têm a necessidade de permanecer em contato mesmo sem pressão mecânica.
Em termos práticos, a magnetização remanescente é a capacidade do material de produzir um fluxo magnético mesmo sem ser excitado constantemente por um elemento de excitação externo.
Vamos supor que um circuito magnético tenha sido montado com um ímã permanente e um enrolamento com N espiras e que, como fonte de alimentação do circuito, além do ímã e do enrolamento, foi acrescentado um entreferro. Podemos afirmar que:
a) O ímã e um enrolamento de N espiras não têm influência na determinação da intensidade do fluxo total do circuito magnético.
b) O ímã não tem influência na determinação da intensidade do fluxo total do circuito magnético.
c) O enrolamento de N espiras não tem influência na determinação da intensidade do fluxo total do circuito magnético.
d) O ímã e um enrolamento de N espiras têm influência na determinação da intensidade do fluxo total do circuito magnético.
e) O ímã e um enrolamento de N espiras não têm influência entre si, por isso não influenciarão na determinação da intensidade do fluxo total do circuito magnético.
3. Circuitos que utilizam corrente alternada como fonte de alimentação são representados com o valor das tensões aplicadas ao circuito como o valor eficaz de tensão, definido como o Eef . Como se trata de um sinal CA, uma onda senoidal variável no tempo representa a excitação no circuito magnético.
Vamos considerar um sistema magnético que possui N espiras em seu enrolamento e é alimentado por uma fonte CA com valor eficaz Eef . Qual deve ser o número de espiras para se dobrar o valor eficaz do sistema?
a) O número de espiras deve ser reduzido pela metade, pois o valor eficaz e o número de espiras são grandezas inversamente proporcionais.
b) O número de espiras não deve ser alterado, pois o valor eficaz e o número de espiras são grandezas não relacionadas.
c) O número de espiras deve ser dobrado, pois o valor eficaz e o número de espiras são grandezas diretamente proporcionais.
d) O número de espiras deve ser reduzido pela metade, pois o valor eficaz e o número de espiras são grandezas diretamente proporcionais.
e) O número de espiras não será alterado, pois o valor eficaz e o número de espiras são grandezas inversamente proporcionais.

Outros materiais