EXERCÍCIOS _ CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA II
17 pág.

EXERCÍCIOS _ CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA II

Pré-visualização4 páginas
Exercícios 
 Conversão Eletromecânica de Energia
Professor: MITSUO NITTA
Aluno: Sérgio Antonio das Graças
RA: 2012.01.53372-4
Como funciona o motor universal
Saiba sobre a construção e o funcionamento desses motores únicos que podem funcionar em ambos os tipos de fontes de alimentação
Introdução
Neste artigo, falaremos sobre um tipo único de motor conhecido como motor universal.Um motor que pode ser operado , ou que pode funcionar com um fornecimento direto ou em uma fonte de alimentação de corrente única, é conhecido como motor universal.Por que é chamado como um motor universal? É por sua capacidade de funcionar com alimentação AC e DC com características quase semelhantes.
Um motor universal tem um alto torque de partida e características de velocidade variável. Esse motor corre a velocidades perigosamente altas durante o período sem carga.
Tipos
Um motor universal pode ser fabricado de duas formas diferentes
Tipo não compensado com polos concentrados
Tipo compensado com campo distribuído.
O tipo compensado é preferido para aparelhos de alta potência e os aparelhos não compensados \u200b\u200bpara baixa potência. Tanto o compensado quanto o não compensado têm construção semelhante à de um motor da série DC.
Motor não compensado
O motor não compensado tem dois polos salientes e está laminado. A blindagem é de tipo enrolado e o núcleo laminado são ranhuras retos ou distorcidos. Os cabos do enrolamento da armadura estão conectados ao comutador. Escovas de alta resistência são usadas juntamente com este tipo de motor para ajudar a uma melhor comutação.
A inclinação nos entalhes da armadura serve para duas finalidades:
Reduz o zumbido magnético.
Ajuda a reduzir a tendência de bloqueio do rotor, que é chamado de bloqueio magnético. O bloqueio magnético é uma condição durante a qual os dentes do rotor permanecem bloqueados sob os dentes do estator devido à atração magnética entre o estator e o rotor. Isso será consideravelmente reduzido usando o enviesamento.
Motor de tipo compensado
O motor de tipo compensado consiste em um enrolamento distribuído pelo campo e o núcleo do estator é semelhante ao do motor de fase dividida. Nós já sabemos que os motores de fase dividida consistem em um enrolamento auxiliar além do enrolamento principal. Semelhante aos motores de fase dividida, o tipo compensado também consiste em um enrolamento adicional. O enrolamento compensador ajuda a reduzir a tensão de reatância causada por fluxo alternado,quando o motor funciona com o auxílio de um fornecimento de CA.
Ambos os tipos de motores desenvolvem torque unidirecional independentemente do fornecimento com o qual eles correm. O fornecimento pode ser AC ou DC, mas a direção do torque é a mesma.
O sentido de rotação pode ser revertido para esses tipos de motores?
Sim. O sentido de rotação pode ser alterado. Para o motor não compensado com polo saliente, o sentido de rotação pode ser invertido alterando a direção do fluxo de corrente através da armadura ou enrolamento de campo. Isso também pode ser feito trocando os cabos nos porta-escovas.
No caso do motor de tipo compensado, os cabos da armadura ou os cabos de campo e a mudança das escovas contra o sentido de rotação do motor. Isso ajuda na reversão da rotação.
Características de velocidade / carga e controle de velocidade
Características de velocidade / carga:
Muito semelhante ao do motor da série de corrente contínua, o motor universal também possui características variáveis \u200b\u200bde velocidade. A velocidade é baixa em cargas completas. A velocidade é muito alta e perigosa, sem carga. Durante velocidade sem carga, a velocidade é limitada apenas pela sua própria carga de fricção e vento.
Controle de velocidade:
O controle de velocidade do motor universal é muito importante e os seguintes métodos são utilizados para o controle de velocidade de motores universais.
Método de resistência:
Neste método de controle de velocidade, uma resistência variável é conectada em série com o motor. A quantidade de resistência no circuito pode ser alterada. Um pedal é usado para este propósito. Normalmente, este método é utilizado para motores usados \u200b\u200bem máquinas de costura.
Mecanismo centrífugo:
Este método está envolvido sempre que o aplicativo envolve várias velocidades. O melhor exemplo é o alimento doméstico e misturadores de frutas. Aqui, um dispositivo centrífugo está ligado ao motor. Se o motor sobe acima da velocidade especificada ajustada pela alavanca, o dispositivo centrífugo abre o contato e R entra em contato com o circuito. Isso faz com que a velocidade do motor diminua abaixo da velocidade ajustada. Quando o motor funciona mais lentamente do que a velocidade ajustada pela alavanca, o contato é estabelecido e a resistência liga em curto-circuito. Isso faz com que a velocidade aumente. As variações de velocidade são notáveis, pois o processo é repetido de forma rápida.
Método de campo de corte:
Como o nome sugere, o campo é testado em vários pontos nesse método. Isso é feito arranhando o polo de campo.
Agora, como esse arranjo é estabelecido?
O arranjo de derivação é estabelecido por duas maneiras
As várias seções no polo de campo são abertas e diferentes tamanhos de fios e tomadas são retiradas dessas seções.
No segundo método, a resistência feita por nicromo é aberta sobre o polo de campo. Várias tomadas são trazidas para fora deste fio.
Motores universais são principalmente empregados em
Aspiradores
Brocas portáteis
Misturadores de bebidas
Máquina de costura
MOTOR DE INDUÇÃO MONOFÁSICO: PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
RESUMO: O motor de indução monofásico é um dos componentes eletromecânicos mais utilizados, devido a sua eficiência e simplicidade. Tendo em vista que a maioria das aplicações residenciais, comerciais e algumas industriais exigem pouca potência, como em ventiladores, eletrodomésticos, bombas de pequeno porte. O campo girante do motor em questão possui certas particularidades como a necessidade de um enrolamento auxiliar para gerá-lo. Para inversão do sentido de giro desse tipo de motor, também é necessário um esquema que possa fazer com que sua partida se dê para outro lado. Sendo um dos mais utilizados, é muito importante que se tenha conhecimento sobre seu funcionamento, para um melhor dimensionamento e conseqüente aplicação,
Palavras- chave: Motor de indução trifásico, campo girante.
INTRODUÇÃO
Osmotores de indução monofásicos possuem uma grande aplicabilidade e funcionalidade, que se estendem desde as nossas residências até as indústrias e seus equipamentos giratórios. As características a serem analisadas no artigo decorrente são quanto o funcionamento de um dos principais tipos de motores monofásicos, com enrolamento auxiliar e capacitor. Sendo especificado para aplicações de baixa potência devido a sua restrição de projeto e uso de apenas uma fase de corrente alternada.
1 MOTOR MONOFÁSICO
Os motores de indução monofásicos são construídos para suprir a necessidade de movimento de rotação em situações onde é disponibilizada apenas uma única fase de corrente alternada. Utilizados na maioria das vezes para aplicações simples, porém indispensáveis nos dias de hoje, como em escritórios, residências e comércios, locais onde não é necessária tanta potência. Tendo em vista que esses motores não possuem uma grande faixa de escolha para maiores potências, utilizado na maioria das vezes para aplicações que precisam apenas de uma fração de HP (Horse Power). Existem diversos tipos de motores monofásicos, porém, \u201cos motores com rotor tipo gaiola destacam-se pela simplicidade de fabricação e, principalmente, pela robustez e manutenção reduzida.\u201d (ULIANA, p 9).
O motor monofásico, figura 1, possui estator e rotor como qualquer outro atuador eletromagnético. Porém, por se tratar de um componente monofásico possui apenas um conjunto de bobinas, análogo a visão de apenas uma fase de um motor trifásico de indução. O motor monofásico utiliza o bobinamento para um rotor gaiola de esquilo.
Figura 1 \u2013 Motor