Buscar

Atividade A3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia o trecho na sequência.
“Diante de um cenário de múltiplas crises, a urgência de mudanças estruturais tem ganhado destaque no debate público brasileiro. Entre elas, a necessidade de avanços substanciais na qualidade do Ensino Básico de nosso País. Afinal, ainda que a Edu cação não seja solução única para todos os desafios, sem ela não haverá desenvolvimento econômico e social duradouro. O cenário atual, no entanto, apresenta-se extremamente desafiador. Este Anuário traz um amplo panorama de dados educacionais, e nos ajuda a ver a gravidade do problema que temos. Apenas como exemplo, metade das crianças brasileiras de 8 e 9 anos ainda não estão plenamente alfabetizadas. E para cada 100 jovens que concluem o Ensino Médio, apenas 10 têm o conhecimento esperado em Matemática para o fim da etapa. Isso sem contar os que ficam pelo caminho: para se ter ideia, 36% dos brasileiros de 19 anos não concluíram os estudos!”.
 
NOGUEIRA FILHO, O.; BORGES, J. M. Educação Já, pois não há tempo a perder. In: Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019. São Paulo: Moderna, 2019. p. 21.
 
Diante da realidade relatada na citação, comente a relação entre a oferta de vagas no ensino regular e as condições socioeconômicas necessárias para evitar a evasão escolar e a aumentar a eficácia no processo de aprendizado.
RESPOSTA
A escola e os professores devem tornar a escola mais acessível e agradável para os alunos pra poder diminuir a desistência. Tornar a escola um lugar bom para estar.
E o governo deve investir em programas que ajudem as famílias mais pobres a conseguirem manter os filhos na escola.

Outros materiais