Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: “Art. 458 - Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações ‘in natura’ que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas”. Fonte: BRASIL. Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2019.
A respeito das utilidades, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O vestuário ou os equipamentos e demais acessórios fornecidos aos empregados, que são utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço, serão considerados salário in natura.
II. ( ) O seguro de vida e de acidentes pessoais, bem como a previdência privada, quando custeados pelo empregador, serão considerados salário in natura para todos os fins.
III. ( ) Será considerada salário in natura a educação realizada em estabelecimento de terceiros, porém a educação em estabelecimento próprio não será considerada como salário.
IV. ( ) O vale-cultura fornecido pelo empregador é uma utilidade e, por isso, é considerado salário in natura.
F, V, F, V.
V, V, F, F.
F, F, F, F.
V, V, F, V.
V, V, V, V.

Os períodos de descanso são uma proteção ao trabalhador, que visam manter sua integridade física e mental. Inclusive, estudos apontam que a ausência de pausa no trabalho aumentam os acidentes de trabalho, podendo causar, inclusive, depressão, entre outras doenças psíquicas. Fonte: MARTINEZ, L. Curso de direito do trabalho. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. (Minha Biblioteca).
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A CLT prevê, no artigo 71, que na jornada cuja duração seja superior a seis horas diárias será obrigatória a concessão de intervalo de, no mínimo, uma hora, mas que poderá ser reduzido por norma coletiva, todavia, não excedente a duas horas, sendo que, se extrapolado esse tempo máximo e não existir norma coletiva autorizando, o empregado também terá direito ao recebimento pelas horas que extrapolar.
II. Conforme entendimento do Tribunal Superior do Trabalho, disposto na Súmula 118, intervalos que não estiverem estabelecidos em lei, mas que forem concedidos ao empregador, serão considerados tempo à disposição e por isso deverão ser remunerados como serviço extraordinário.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o excerto a seguir: “O salário-família é um valor pago ao empregado, inclusive o doméstico, e ao trabalhador avulso, de acordo com o número de filhos ou equiparados que possua. Filhos maiores de 14 anos não têm direito, exceto no caso dos inválidos (para quem não há limite de idade). Para ter direito, o cidadão precisa enquadrar-se no limite máximo de renda estipulado pelo governo federal”. Fonte: BRASIL, Instituto Nacional do Seguro Social. Salário-família, 6 nov. 2017. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2019.
Considerando o excerto apresentado, sobre o salário-família, analise as afirmativas a seguir:
I. Empregado admitido em novembro apresenta certidões de nascimento dos filhos em janeiro do ano seguinte. Somente a partir do mês de janeiro receberá o salário-família, não podendo reclamar as cotas referentes aos meses de novembro e dezembro retroativamente.
II. O salário-família do trabalhador avulso não dependerá do número de dias trabalhados no mês, e o pagamento deverá corresponder ao valor integral da cota.
III. As cotas do salário-família deverão ser incorporadas, para qualquer efeito, ao salário.
IV. Em sendo o empregado afastado para gozo de benef ício previdenciário, deverá requerer o pagamento do salário-família junto ao INSS.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.

“Salário básico é a contraprestação salarial fixa, principal, paga pelo empregador ao empregado e que se submete à regra de periodicidade máxima mensal [...] complexo salarial é composto de uma parcela fixa principal chamada salário base somada ao sobressalário”. Fonte: RENZETTI, R. Direito do Trabalho – Teoria e questões práticas, 5 ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2018, p. 195; 200.
Além das verbas de natureza salarial, existem verbas que não possuem natureza salarial, e por isso não integram o salário. Nesse sentido, acerca das parcelas que não possuem natureza salarial, assinale a alternativa correta:
Não possuem natureza salarial as gratificações e as diárias de viagem, quando não forem habituais.
Não possuem natureza salarial as comissões e os prêmios, quando pagos sem habitualidade.
Não possuem natureza salarial a ajuda de custo e as diárias para viagem, ainda que habituais.
Não possuem natureza salarial as comissões e as diárias de viagem, quando não forem habituais.
Não possuem natureza salarial as diárias para viagem e os prêmios, mas somente quando não forem pagos com habitualidade.

Nesse sentido, a respeito da participação nos lucros ou resultados, assinale a alternativa correta:
A verba de participação nos lucros ou resultados tem natureza salarial, razão pela qual servirá de base para incidência em 13º salário e férias + 1/3, todavia não incidirá sobre FGTS e contribuições previdenciárias.
A verba de participação nos lucros ou resultados não tem natureza salarial, não servindo de base para FGTS, 13º salário e férias + 1/3, e não sofrerá incidência de contribuições previdenciárias e imposto de renda.
A verba de participação nos lucros ou resultados não possui natureza salarial, razão pela qual não serve de base para incidência em FGTS, contribuições previdenciárias, 13º salário, férias + 1/3, porém sofrerá incidência de imposto de renda.
A verba de participação nos lucros ou resultados tem natureza salarial, servindo de base para incidência no FGTS e nas contribuições previdenciárias, mas não incidirá sobre 13º salário e férias + 1/3.
A verba de participação nos lucros ou resultados não depende de negociação entre as empresas e seus empregados, pois se trata de um direito constitucional, sendo devida para todos os empregados.

Leia o texto à seguir: “Estão excluídos do Capítulo II, ‘Da Duração do Trabalho’, os empregados de confiança, alguns tipos de trabalhadores externos e os teletrabalhadores na forma do art. 62 da CLT. Estes trabalhadores também não têm direito a receber pagamento extra pelo tempo que permanecerem à disposição, em sobreaviso, prontidão, por supressão ou labor nos intervalos intra e interjornadas hora noturna e adicional noturno”. Fonte: CASSAR, V. B. Resumo de direito do trabalho. 6. ed. rev. atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2018, p. 110.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Gerente geral de uma determinada agência bancária que tem como atribuição controlar horários dos demais funcionários, as tarefas desenvolvidas e o cumprimento de metas, mas sem poder de mando e de gestão em relação aos rumos ou negócios da instituição financeira, sequer podendo admitir ou demitir demais empregados. Seus atos são subordinados à diretoria do banco, portanto terá direito a horas extras.
II. Não é considerado como cargo de confiança, nos termos do artigo 62, por ausência de poder de mando e de gestão, estando sujeito ao regime de jornada extraordinária.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o excerto a seguir: “A ordem jurídica estabelece um conjunto de regras que cria um sistema de proteção ao salário e que tem por fundamento sua natureza alimentar. Servindo para o sustento do trabalhador e de sua família, não pode o salário ficar sujeito a abusos do empregador ou ser atingido pelos credores tanto do empregador como do próprio empregado”. Fonte: ROMAR, C. T. M. Direito do trabalho esquematizado. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2018, p. 435 (Minha Biblioteca).
A respeito das normas de proteção ao salário, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O pagamento de salário, por meio de moeda estrangeira, é válido desde que o empregador assegure ao trabalhador todas as variações cambiais da moeda.
II. ( ) O pagamento dos salários será efetuado em dia útil e no local de trabalho, dentro do horário do serviço ou imediatamente após o encerramento desse, salvo quando efetuado por depósito em conta bancária.
III. ( ) O comprovante de depósito em conta bancária tem força de recibo de pagamento de salário, porém a conta deve ter sido indicada pelo empregado, por ocasião da contratação, devendo o banco estar estabelecido próximo ao local de trabalho.
IV. ( ) Qualquer que seja a modalidade do trabalho, o pagamento do salário não deverá ser estipulado em período superior a um mês, salvo em se tratando das comissões, percentagens e gratificações.
F, V, F, V.
V, V, F, F.
F, F, F, F.
V, V, F, V.
V, V, V, V.

Pelo princípio da intangibilidade ou integralidade, tem-se uma restrição em relação aos descontos no salário do empregado, imposta pelo legislador, como forma de proteção ao trabalhador que decorre da Constituição Federal, que passou a tratar como crime a retenção dolosa do salário. Fonte: ROMAR, C. T. M. Direito do trabalho esquematizado. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
Diante disso, o empregador poderá efetuar apenas os descontos legalmente previstos ou autorizados expressamente pelo empregado. Podemos dizer que um dos descontos que exige a autorização do empregado é __________.
Contribuição previdenciária.
Imposto de renda retido na fonte.
Danos decorrente de culpa.
Falta não justificada.
Adiantamento salarial.

Sabendo que: “Art. 457 - Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber”.
A respeito do salário, assinale a alternativa correta:
Integram ao salário os prêmios e as diárias de viagens pagas diretamente pelo empregador, quando habituais.
Integram ao salário as comissões e os abonos pagos com habitualidade, diretamente pelo empregador.
Integram ao salário as comissões e as gratificações legais pagas diretamente pelo empregador.
Integram ao salário as gratificações e a ajuda de custo pagas diretamente pelo empregador.
Integram ao salário as gratificações, as comissões e os prêmios pagos diretamente pelo empregador.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: “Art. 458 - Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações ‘in natura’ que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas”. Fonte: BRASIL. Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2019.
A respeito das utilidades, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O vestuário ou os equipamentos e demais acessórios fornecidos aos empregados, que são utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço, serão considerados salário in natura.
II. ( ) O seguro de vida e de acidentes pessoais, bem como a previdência privada, quando custeados pelo empregador, serão considerados salário in natura para todos os fins.
III. ( ) Será considerada salário in natura a educação realizada em estabelecimento de terceiros, porém a educação em estabelecimento próprio não será considerada como salário.
IV. ( ) O vale-cultura fornecido pelo empregador é uma utilidade e, por isso, é considerado salário in natura.
F, V, F, V.
V, V, F, F.
F, F, F, F.
V, V, F, V.
V, V, V, V.

Os períodos de descanso são uma proteção ao trabalhador, que visam manter sua integridade física e mental. Inclusive, estudos apontam que a ausência de pausa no trabalho aumentam os acidentes de trabalho, podendo causar, inclusive, depressão, entre outras doenças psíquicas. Fonte: MARTINEZ, L. Curso de direito do trabalho. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. (Minha Biblioteca).
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A CLT prevê, no artigo 71, que na jornada cuja duração seja superior a seis horas diárias será obrigatória a concessão de intervalo de, no mínimo, uma hora, mas que poderá ser reduzido por norma coletiva, todavia, não excedente a duas horas, sendo que, se extrapolado esse tempo máximo e não existir norma coletiva autorizando, o empregado também terá direito ao recebimento pelas horas que extrapolar.
II. Conforme entendimento do Tribunal Superior do Trabalho, disposto na Súmula 118, intervalos que não estiverem estabelecidos em lei, mas que forem concedidos ao empregador, serão considerados tempo à disposição e por isso deverão ser remunerados como serviço extraordinário.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o excerto a seguir: “O salário-família é um valor pago ao empregado, inclusive o doméstico, e ao trabalhador avulso, de acordo com o número de filhos ou equiparados que possua. Filhos maiores de 14 anos não têm direito, exceto no caso dos inválidos (para quem não há limite de idade). Para ter direito, o cidadão precisa enquadrar-se no limite máximo de renda estipulado pelo governo federal”. Fonte: BRASIL, Instituto Nacional do Seguro Social. Salário-família, 6 nov. 2017. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2019.
Considerando o excerto apresentado, sobre o salário-família, analise as afirmativas a seguir:
I. Empregado admitido em novembro apresenta certidões de nascimento dos filhos em janeiro do ano seguinte. Somente a partir do mês de janeiro receberá o salário-família, não podendo reclamar as cotas referentes aos meses de novembro e dezembro retroativamente.
II. O salário-família do trabalhador avulso não dependerá do número de dias trabalhados no mês, e o pagamento deverá corresponder ao valor integral da cota.
III. As cotas do salário-família deverão ser incorporadas, para qualquer efeito, ao salário.
IV. Em sendo o empregado afastado para gozo de benef ício previdenciário, deverá requerer o pagamento do salário-família junto ao INSS.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.

“Salário básico é a contraprestação salarial fixa, principal, paga pelo empregador ao empregado e que se submete à regra de periodicidade máxima mensal [...] complexo salarial é composto de uma parcela fixa principal chamada salário base somada ao sobressalário”. Fonte: RENZETTI, R. Direito do Trabalho – Teoria e questões práticas, 5 ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2018, p. 195; 200.
Além das verbas de natureza salarial, existem verbas que não possuem natureza salarial, e por isso não integram o salário. Nesse sentido, acerca das parcelas que não possuem natureza salarial, assinale a alternativa correta:
Não possuem natureza salarial as gratificações e as diárias de viagem, quando não forem habituais.
Não possuem natureza salarial as comissões e os prêmios, quando pagos sem habitualidade.
Não possuem natureza salarial a ajuda de custo e as diárias para viagem, ainda que habituais.
Não possuem natureza salarial as comissões e as diárias de viagem, quando não forem habituais.
Não possuem natureza salarial as diárias para viagem e os prêmios, mas somente quando não forem pagos com habitualidade.

Nesse sentido, a respeito da participação nos lucros ou resultados, assinale a alternativa correta:
A verba de participação nos lucros ou resultados tem natureza salarial, razão pela qual servirá de base para incidência em 13º salário e férias + 1/3, todavia não incidirá sobre FGTS e contribuições previdenciárias.
A verba de participação nos lucros ou resultados não tem natureza salarial, não servindo de base para FGTS, 13º salário e férias + 1/3, e não sofrerá incidência de contribuições previdenciárias e imposto de renda.
A verba de participação nos lucros ou resultados não possui natureza salarial, razão pela qual não serve de base para incidência em FGTS, contribuições previdenciárias, 13º salário, férias + 1/3, porém sofrerá incidência de imposto de renda.
A verba de participação nos lucros ou resultados tem natureza salarial, servindo de base para incidência no FGTS e nas contribuições previdenciárias, mas não incidirá sobre 13º salário e férias + 1/3.
A verba de participação nos lucros ou resultados não depende de negociação entre as empresas e seus empregados, pois se trata de um direito constitucional, sendo devida para todos os empregados.

Leia o texto à seguir: “Estão excluídos do Capítulo II, ‘Da Duração do Trabalho’, os empregados de confiança, alguns tipos de trabalhadores externos e os teletrabalhadores na forma do art. 62 da CLT. Estes trabalhadores também não têm direito a receber pagamento extra pelo tempo que permanecerem à disposição, em sobreaviso, prontidão, por supressão ou labor nos intervalos intra e interjornadas hora noturna e adicional noturno”. Fonte: CASSAR, V. B. Resumo de direito do trabalho. 6. ed. rev. atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2018, p. 110.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Gerente geral de uma determinada agência bancária que tem como atribuição controlar horários dos demais funcionários, as tarefas desenvolvidas e o cumprimento de metas, mas sem poder de mando e de gestão em relação aos rumos ou negócios da instituição financeira, sequer podendo admitir ou demitir demais empregados. Seus atos são subordinados à diretoria do banco, portanto terá direito a horas extras.
II. Não é considerado como cargo de confiança, nos termos do artigo 62, por ausência de poder de mando e de gestão, estando sujeito ao regime de jornada extraordinária.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o excerto a seguir: “A ordem jurídica estabelece um conjunto de regras que cria um sistema de proteção ao salário e que tem por fundamento sua natureza alimentar. Servindo para o sustento do trabalhador e de sua família, não pode o salário ficar sujeito a abusos do empregador ou ser atingido pelos credores tanto do empregador como do próprio empregado”. Fonte: ROMAR, C. T. M. Direito do trabalho esquematizado. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2018, p. 435 (Minha Biblioteca).
A respeito das normas de proteção ao salário, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O pagamento de salário, por meio de moeda estrangeira, é válido desde que o empregador assegure ao trabalhador todas as variações cambiais da moeda.
II. ( ) O pagamento dos salários será efetuado em dia útil e no local de trabalho, dentro do horário do serviço ou imediatamente após o encerramento desse, salvo quando efetuado por depósito em conta bancária.
III. ( ) O comprovante de depósito em conta bancária tem força de recibo de pagamento de salário, porém a conta deve ter sido indicada pelo empregado, por ocasião da contratação, devendo o banco estar estabelecido próximo ao local de trabalho.
IV. ( ) Qualquer que seja a modalidade do trabalho, o pagamento do salário não deverá ser estipulado em período superior a um mês, salvo em se tratando das comissões, percentagens e gratificações.
F, V, F, V.
V, V, F, F.
F, F, F, F.
V, V, F, V.
V, V, V, V.

Pelo princípio da intangibilidade ou integralidade, tem-se uma restrição em relação aos descontos no salário do empregado, imposta pelo legislador, como forma de proteção ao trabalhador que decorre da Constituição Federal, que passou a tratar como crime a retenção dolosa do salário. Fonte: ROMAR, C. T. M. Direito do trabalho esquematizado. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
Diante disso, o empregador poderá efetuar apenas os descontos legalmente previstos ou autorizados expressamente pelo empregado. Podemos dizer que um dos descontos que exige a autorização do empregado é __________.
Contribuição previdenciária.
Imposto de renda retido na fonte.
Danos decorrente de culpa.
Falta não justificada.
Adiantamento salarial.

Sabendo que: “Art. 457 - Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber”.
A respeito do salário, assinale a alternativa correta:
Integram ao salário os prêmios e as diárias de viagens pagas diretamente pelo empregador, quando habituais.
Integram ao salário as comissões e os abonos pagos com habitualidade, diretamente pelo empregador.
Integram ao salário as comissões e as gratificações legais pagas diretamente pelo empregador.
Integram ao salário as gratificações e a ajuda de custo pagas diretamente pelo empregador.
Integram ao salário as gratificações, as comissões e os prêmios pagos diretamente pelo empregador.

Prévia do material em texto

Tudo certo!
PERGUNTA 1
1. Leia o excerto a seguir: 
“Art. 458 - Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações ‘in natura’ que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas”. 
  
Fonte: BRASIL. Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del5452.htm>. Acesso em: 18 jul. 2019. 
  
A respeito das utilidades, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
  
I. ( ) O vestuário ou os equipamentos e demais acessórios fornecidos aos empregados, que são utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço, serão considerados salário in natura. 
II. ( ) O seguro de vida e de acidentes pessoais, bem como a previdência privada, quando custeados pelo empregador, serão considerados salário in natura para todos os fins. 
III. ( ) Será considerada salário in natura a educação realizada em estabelecimento de terceiros, porém a educação em estabelecimento próprio não será considerada como salário. 
IV. ( ) O vale-cultura fornecido pelo empregador é uma utilidade e, por isso, é considerado salário in natura. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	F, V, F, V.
	
	
	V, V, F, F.
	
	
	F, F, F, F.
	
	
	V, V, F, V.
	
	
	V, V, V, V.
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. Os períodos de descanso são uma proteção ao trabalhador, que visam manter sua integridade física e mental. Inclusive, estudos apontam que a ausência de pausa no trabalho aumentam os acidentes de trabalho, podendo causar, inclusive, depressão, entre outras doenças psíquicas. 
  
Fonte: MARTINEZ, L. Curso de direito do trabalho. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. (Minha Biblioteca). 
  
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. A CLT prevê, no artigo 71, que na jornada cuja duração seja superior a seis horas diárias será obrigatória a concessão de intervalo de, no mínimo, uma hora, mas que poderá ser reduzido por norma coletiva, todavia, não excedente a duas horas, sendo que, se extrapolado esse tempo máximo e não existir norma coletiva autorizando, o empregado também terá direito ao recebimento pelas horas que extrapolar. 
Pois: 
II. Conforme entendimento do Tribunal Superior do Trabalho, disposto na Súmula 118, intervalos que não estiverem estabelecidos em lei, mas que forem concedidos ao empregador, serão considerados tempo à disposição e por isso deverão ser remunerados como serviço extraordinário. 
  
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. Leia o excerto a seguir: 
“O salário-família é um valor pago ao empregado, inclusive o doméstico, e ao trabalhador avulso, de acordo com o número de filhos ou equiparados que possua. Filhos maiores de 14 anos não têm direito, exceto no caso dos inválidos (para quem não há limite de idade). Para ter direito, o cidadão precisa enquadrar-se no limite máximo de renda estipulado pelo governo federal”. 
  
Fonte: BRASIL, Instituto Nacional do Seguro Social. Salário-família, 6 nov. 2017. Disponível em: <https://www.inss.gov.br/beneficios/salario-familia/>. Acesso em: 18 jul. 2019. 
  
Considerando o excerto apresentado, sobre o salário-família, analise as afirmativas a seguir: 
I. Empregado admitido em novembro apresenta certidões de nascimento dos filhos em janeiro do ano seguinte. Somente a partir do mês de janeiro receberá o salário-família, não podendo reclamar as cotas referentes aos meses de novembro e dezembro retroativamente. 
II. O salário-família do trabalhador avulso não dependerá do número de dias trabalhados no mês, e o pagamento deverá corresponder ao valor integral da cota. 
III. As cotas do salário-família deverão ser incorporadas, para qualquer efeito, ao salário. 
IV. Em sendo o empregado afastado para gozo de benefício previdenciário, deverá requerer o pagamento do salário-família junto ao INSS. 
  
Está correto o que se afirma em:
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	II, III e IV, apenas.
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	I, II e IV, apenas.
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. “Salário básico é a contraprestação salarial fixa, principal, paga pelo empregador ao empregado e que se submete à regra de periodicidade máxima mensal [...] complexo salarial é composto de uma parcela fixa principal chamada salário base somada ao sobressalário”. 
  
Fonte: RENZETTI, R. Direito do Trabalho – Teoria e questões práticas, 5 ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2018, p. 195; 200. 
  
Além das verbas de natureza salarial, existem verbas que não possuem natureza salarial, e por isso não integram o salário. Nesse sentido, acerca das parcelas que não possuem natureza salarial, assinale a alternativa correta:
	
	
	Não possuem natureza salarial as gratificações e as diárias de viagem, quando não forem habituais.
	
	
	Não possuem natureza salarial as comissões e os prêmios, quando pagos sem habitualidade.
	
	
	Não possuem natureza salarial a ajuda de custo e as diárias para viagem, ainda que habituais.
	
	
	Não possuem natureza salarial as comissões e as diárias de viagem, quando não forem habituais.
	
	
	Não possuem natureza salarial as diárias para viagem e os prêmios, mas somente quando não forem pagos com habitualidade.
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. Leia o excerto a seguir: 
“A obrigação do empregado de prestar serviços como decorrência do contrato de trabalho não pode ser indefinida no tempo, sob pena de serem causados prejuízos inegáveis tanto à sua saúde física como à sua saúde mental e, ainda, de ser exposto a um considerável risco à sua integridade física decorrente de acidentes do trabalho”. 
  
Fonte: ROMAR, C. T. M. Direito do trabalho esquematizado. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2018, p. 339 (Minha Biblioteca). 
  
Considerando o excerto apresentado, sobre as normas que regulamentam a duração do trabalho e os períodos de descanso, analise as afirmativas a seguir: 
  
I. Os períodos de descanso são decorrentes da norma de medicina e segurança do trabalho, ou seja, matéria de ordem pública, e, dessa forma, deve ser observada pelo empregador, que não poderá suprimi-los de forma unilateral, sob pena de ter de indenizar o empregado. 
II. Se nenhum intervalo for concedido ao empregado, o empregador terá de pagar pela hora do intervalo, acrescido de adicional de 50% do valor da hora normal. 
III. Como se trata de norma de ordem pública, nem a convenção coletiva poderá suprimir o intervalo intrajornada que deve ser de, no mínimo, uma hora, pois trata-se instrumento indispensável para a reposição de energia, alimentação e descanso. 
IV. A natureza do pagamento pela supressão do intervalo, ainda que integral ou parcial, será salarial, gerando reflexo nas demais verbas. 
  
Está correto o que se afirma em:
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	II, III e IV, apenas.
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	I, II e IV, apenas.
 
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. Leia o texto a seguir: 
“A participação nos lucros ou resultadas (PLR), prevista há muito tempo por nosso ordenamento jurídico e reiterada de forma expressa pela Constituição Federal de 1988 entre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais (art. 7º, XI), representa um mecanismo de equilíbrio e integração entre capital e trabalho, podendo ser utilizado como um importante fator de incentivo à produção”. 
  
Fonte: ROMAR, C. T. M. Direito do trabalho esquematizado.5. ed. São Paulo: Saraiva, 2018, p. 425 (Minha Biblioteca). 
  
Nesse sentido, a respeito da participação nos lucros ou resultados, assinale a alternativa correta:
	
	
	A verba de participação nos lucros ou resultados tem natureza salarial, razão pela qual servirá de base para incidência em 13º salário e férias + 1/3, todavia não incidirá sobre FGTS e contribuições previdenciárias.
	
	
	A verba de participação nos lucros ou resultados não tem natureza salarial, não servindo de base para FGTS, 13º salário e férias + 1/3, e não sofrerá incidência de contribuições previdenciárias e imposto de renda.
	
	
	A verba de participação nos lucros ou resultados não possui natureza salarial, razão pela qual não serve de base para incidência em FGTS, contribuições previdenciárias, 13º salário, férias + 1/3, porém sofrerá incidência de imposto de renda.
	
	
	A verba de participação nos lucros ou resultados tem natureza salarial, servindo de base para incidência no FGTS e nas contribuições previdenciárias, mas não incidirá sobre 13º salário e férias + 1/3.
	
	
	A verba de participação nos lucros ou resultados não depende de negociação entre as empresas e seus empregados, pois se trata de um direito constitucional, sendo devida para todos os empregados.
1 pontos   
PERGUNTA 7
1. Leia o texto à seguir: 
“Estão excluídos do Capítulo II, ‘Da Duração do Trabalho’, os empregados de confiança, alguns tipos de trabalhadores externos e os teletrabalhadores na forma do art. 62 da CLT. Estes trabalhadores também não têm direito a receber pagamento extra pelo tempo que permanecerem à disposição, em sobreaviso, prontidão, por supressão ou labor nos intervalos intra e interjornadas hora noturna e adicional noturno”. 
  
Fonte: CASSAR, V. B. Resumo de direito do trabalho. 6. ed. rev. atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2018, p. 110. 
  
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
  
I. Gerente geral de uma determinada agência bancária que tem como atribuição controlar horários dos demais funcionários, as tarefas desenvolvidas e o cumprimento de metas, mas sem poder de mando e de gestão em relação aos rumos ou negócios da instituição financeira, sequer podendo admitir ou demitir demais empregados. Seus atos são subordinados à diretoria do banco, portanto terá direito a horas extras, 
  
Pois: 
  
II. Não é considerado como cargo de confiança, nos termos do artigo 62, por ausência de poder de mando e de gestão, estando sujeito ao regime de jornada extraordinária. 
  
A seguir, assinale a alternativa correta:
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. Leia o excerto a seguir: 
“A ordem jurídica estabelece um conjunto de regras que cria um sistema de proteção ao salário e que tem por fundamento sua natureza alimentar. Servindo para o sustento do trabalhador e de sua família, não pode o salário ficar sujeito a abusos do empregador ou ser atingido pelos credores tanto do empregador como do próprio empregado”. 
  
Fonte: ROMAR, C. T. M. Direito do trabalho esquematizado. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2018, p. 435 (Minha Biblioteca). 
  
A respeito das normas de proteção ao salário, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) O pagamento de salário, por meio de moeda estrangeira, é válido desde que o empregador assegure ao trabalhador todas as variações cambiais da moeda. 
II. ( ) O pagamento dos salários será efetuado em dia útil e no local de trabalho, dentro do horário do serviço ou imediatamente após o encerramento desse, salvo quando efetuado por depósito em conta bancária. 
III. ( ) O comprovante de depósito em conta bancária tem força de recibo de pagamento de salário, porém a conta deve ter sido indicada pelo empregado, por ocasião da contratação, devendo o banco estar estabelecido próximo ao local de trabalho. 
IV. ( ) Qualquer que seja a modalidade do trabalho, o pagamento do salário não deverá ser estipulado em período superior a um mês, salvo em se tratando das comissões, percentagens e gratificações. 
  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	F, V, F, V.
	
	
	V, V, F, F.
	
	
	F, F, F, F.
	
	
	V, V, F, V.
	
	
	V, V, V, V.
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. Pelo princípio da intangibilidade ou integralidade, tem-se uma restrição em relação aos descontos no salário do empregado, imposta pelo legislador, como forma de proteção ao trabalhador que decorre da Constituição Federal, que passou a tratar como crime a retenção dolosa do salário. 
  
Fonte: ROMAR, C. T. M. Direito do trabalho esquematizado. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. 
  
Diante disso, o empregador poderá efetuar apenas os descontos legalmente previstos ou autorizados expressamente pelo empregado. Podemos dizer que um dos descontos que exige a autorização do empregado é __________. 
  
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:
	
	
	Contribuição previdenciária.
	
	
	Imposto de renda retido na fonte.
	
	
	Danos decorrente de culpa.
	
	
	Falta não justificada.
	
	
	Adiantamento salarial.
 
PERGUNTA 10
1. Sabendo que: 
“Art. 457 - Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber”. 
  
Fonte: BRASIL. Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del5452.htm>. Acesso em: 18 jul. 2019. 
  
Salário é, portanto, um pagamento feito diretamente pelo empregador ao empregado, pelos serviços prestados ou pelo tempo à disposição. A respeito do salário, assinale a alternativa correta:
	
	
	Integram ao salário os prêmios e as diárias de viagens pagas diretamente pelo empregador, quando habituais.
	
	
	Integram ao salário as comissões e os abonos pagos com habitualidade, diretamente pelo empregador.
	
	
	Integram ao salário as comissões e as gratificações legais pagas diretamente pelo empregador.
	
	
	Integram ao salário as gratificações e a ajuda de custo pagas diretamente pelo empregador.
	
	
	Integram ao salário as gratificações, as comissões e os prêmios pagos diretamente pelo empregador.

Mais conteúdos dessa disciplina