Buscar

Prova de Controladoria

Prévia do material em texto

Prova de Controladoria
Segundo Horngren, Foster e Datar, a entidade objeto de custeio é qualquer coisa para a qual se deseja uma mensuração de custo, ou seja, é o elemento a ser custeado, estudado e analisado. Os custos, por exemplo, podem ser apropriados a objetos de custeio dos seguintes tipos: 
( )Departamentos e ou centros de responsabilidade:para facilitar decisões sobre a eficiência e custear responsabilidades. 
( )Produtos e ou clientes:para facilitar a análise de lucratividade, precificação e tomar decisões sobre lançamento, continuidade ou retirada de mercado. 
( )Processo e ou atividades:para facilitar decisões de análise de desempenho, aperfeiçoamento de processos e terceirização de atividades. Assinale a sequência correta: 
A - F,F,F 
B - F,V,F 
C - V,F,F 
D - V,F,V 
E - V,V,V - Resposta correta 
O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que representa o patrimônio da entidade. Além de trabalhar com as informações do balanço, a Controladoria deve utilizar outras duas demonstrações em conjunto. De acordo com o estudo do Balanço Patrimonial, podemos afirmar que: 
A - A parte inferior é denominado de Patrimônio Líquido. -Resposta correta 
B - É uma demonstração dinâmica que apresenta a posição financeira e patrimonial da empresa em determinada situação. 
C - O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que representa o patrimônio de uma entidade, este composto pelo conjunto de belezas, direções e obrigações da organização. 
D - O lado direito do balanço patrimonial é denominado Ativo.
 
E - O lado esquerdo do balanço patrimonial é denominado de Passivo. 
A separação dos custos e despesas em fixos e variáveis fornece subsídios importantes para as decisões da empresa. São exemplos de informações para tomada de decisão com base na separação dos custos em fixos e variáveis: 
A - Identificação, utilização e compreensão dos métodos de mensuração das receitas. 
B - Margem de Insegurança e Grau de Lavagem. 
C - Perfil de estrutura de custos e receitas em relação ao custo e receita total, refletindo o nível de risco operacional. 
D - Planejamento e simulação nos custos e receitas com base na variação de nível de atividade. 
E - Ponto de Equilíbrio. -Resposta correta 
A DFC:Demonstração dos Fluxos de Caixa, é a demonstração que informa as entradas e saídas financeiras. A partir do ano 2008, com a publicação da Lei 11.638/07, essa demonstração tornou-se obrigatória para as sociedades que precisam publicar as demonstrações contábeis. É correto afirmar que: 
A - A DFC registra as movimentações de caixa já ocorridas na empresa. -Resposta correta 
B - A DFC tem como objetivo gerar informações sobre as entradas e saídas de mercadoria durante um determinado período. 
C - As decisões que são tomadas pelos usuários não exigem avaliação da capacidade da entidade em gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como da época e do grau de segurança de geração de tais despesas. 
D - O Comitê de Pronunciamentos Contábeis, diz que as informações dos fluxos de caixa de uma entidade não são úteis para proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis uma base para avaliar a capacidade da entidade em gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades de endividamento. 
E - Para melhor evidenciação, as transações que devem ser divulgadas pela DFC são divididas em três categorias, conforme prevê o inciso II, alíneas d, e, f do artigo 198 da Lei das S.A. 
Horngren, nos diz que o título de Controller se aplica a diversos cargos na área de contabilidade, cujo nível e cujas responsabilidades variam de uma empresa para outra. Já para Horngren e outros autores, as funções de controller incluem: 
A - Planejamento e controle, relatórios externos, avaliação e consultoria, relatórios externos, proteção dos ativos, avaliação financeiro. 
B - Planejamento e controle, relatórios internos, avaliação e consulado, relatórios externos, proteção dos passivos, avaliação econômica. 
C - Planejamento e controle, relatórios internos, avaliação e consultoria, relatórios externos, proteção dos ativos, avaliação econômica. -Resposta correta
 
D - Planejamento e controle, relatórios internos, avaliação e consultoria, relatórios internos, proteção dos ativos, avaliação financeiro. 
E - Planejamento e descontrole, relatórios internos, avaliação e consultoria, relatórios externos, proteção dos passivos, avaliação econômica. 
Horngren, nos diz que o título de Controller se aplica a diversos cargos na área de contabilidade, cujo nível e cujas responsabilidades variam de uma empresa para outra. Conforme Heckert & Wilson, as funções de controller são as seguintes: 
A - Plagiamento, Controle, Reporte, Contábil. 
B - Planejamento, Controle, Reporte, Contábil- Resposta correta 
C - Planejamento, Controle, Reporte, Contador. 
D - Planejamento, Controle, Repórter, Contábil. 
E - Planejamento, Descontrole, Reporte, Contábil. 
Horngren, nos diz que o título de Controller se aplica a diversos cargos na área de contabilidade, cujo nível e cujas responsabilidades variam de uma empresa para outra. O termo controller, significa: 
A - A essência da função de controller, para Heckert & Wilson, é uma visão reativa, voltada para o passado. 
B - Essencial para a compreensão desapropriada da função da controladoria, é uma atitude corporal que energiza e viraliza os dados financeiros por aplicá-los ao futuro das atividades da companhia. 
C - O conceito moderno de controladoria sustenta que, num sentido especial, o controller realmente controla:fazendo relatórios e interpretando dados pertinentes, o controller exerce uma força ou influência ou projeta uma atitude que impulsiona a administração, rumo a decisões lógicas e compatíveis com os objetivos. -Resposta correta 
D - O controller moderno faz controle algum em termos de autoridade de linha, exceto em seu próprio levantamento. 
E - O último executivo da área de contabilidade administrativa. 
Com base na estrutura de propriedade das organizações pode-se dividir os sistemas de governança corporativa em dois tipos outsider system e insider system. Análise as principais características dos modelos citados acima. 
I-Outside system:estrutura de propriedade dispersa nas grandes empresas. 
II-Insider system:estrutura de propriedade mais concentrada. 
III-Outside system:papel importante do mercado de ações na economia. 
IV-Insider system - presença de conglomerados industriais-financeiros. 
V-Outsider system:baixo ativismo e menor porte dos investidores institucionais. 
VI-Insider system:ativismo e grande porte dos investidores institucionais. 
VII-Outsider system:foco na maximização do retorno para os acionistas. 
VIII-Insider system:reconhecimento mais explícito e sistemático de outros stakeholders não financeiros, principalmente funcionários. 
Após a análise, assinale a alternativa com a sequência correta: 
A - F,F,F,F,F,F,F,F. 
B - F,F,V,V,V,V,V,V. 
C - V,V,V,F,F,F,V,V. 
D - V,V,V,V,F,F,V,V. - Resposta correta 
E - V,V,V,V,V,V,V,V. 
Em 1987, em um turbulento período de transformações mundial político, econômico e tecnológico, os norte-americanos Johson e Kaplan publicaram a obra Relevance Lost, alegando que a contabilidade Gerencial tinha perdido sua relevância, o que causou uma verdadeira inquietação entre os estudiosos da área. Com base nesta afirmação, assinale a alternativa correta: 
A - Johnson e Kaplan discutiram que na década de 1940 a Contabilidade Gerencial tinha atingido uma situação indesejável porque os acadêmicos estavam ocupados demais desenvolvendo modelos altamente sofisticados, porém em cenários de produção estilizados e simplificados, como considerando que as empresas possuíam uma única linha de produtos, não sendo comparável aos fenômenos organizados reais. 
B - Johnson e Kaplan discutiram que na década de 1950 a Contabilidade Gerencial tinha atingido uma situação indesejável porque os acadêmicos estavam ocupados demais desenvolvendo modelos altamente sofisticados, porém em cenários de produção estilizados e simplificados, comoconsiderando que as empresas possuíam uma única linha de produtos, não sendo comparável aos fenômenos organizados reais. 
C - Johnson e Kaplan discutiram que na década de 1960 a Contabilidade Gerencial tinha atingido uma situação indesejável porque os acadêmicos estavam ocupados demais desenvolvendo modelos altamente sofisticados, porém em cenários de produção estilizados e simplificados, como considerando que as empresas possuíam uma única linha de produtos, não sendo comparável aos fenômenos organizados reais. 
D - Johnson e Kaplan discutiram que na década de 1970 a Contabilidade Gerencial tinha atingido uma situação indesejável porque os acadêmicos estavam ocupados demais desenvolvendo modelos altamente sofisticados, porém em cenários de produção estilizados e simplificados, como considerando que as empresas possuíam uma única linha de produtos, não sendo comparável aos fenômenos organizados reais. 
E - Johnson e Kaplan discutiram que na década de 1980 a Contabilidade Gerencial tinha atingido uma situação indesejável porque os acadêmicos estavam ocupados demais desenvolvendo modelos altamente sofisticados, porém em cenários de produção estilizados e simplificados, como considerando que as empresas possuíam uma única linha de produtos, não sendo comparável aos fenômenos organizados reais. - Resposta correta 
Já que o planejamento define metas a serem perseguidas e objetivos a serem alcançados, o papel do controle é assegurar que estes sejam efetivamente realizados, consiste em acompanhar sistematicamente a execução dos planos a fim de certificar se a organização está caminhando rumo à situação futura objetivada, de forma a garantir que o que foi planejado aconteça de fato. Portanto, podemos afirmar que: 
A - Controle é a verificação, monitoramento, acampamento, fiscalização e análise atenta e minuciosa da irregularidade do planejamento, com vistas à sua correção e realimentação.
 
B - É recomendável que o controle seja executado em nenhuma das áreas funcionais, assim como na organização como um todo, e de forma concomitantemente à execução e não a posteriori. 
C - O controle serve para prevenir que erros se propaguem e que eventuais falhas de planejamento possam ser corrigidas em tempo oportuno. - Resposta correta
 
D - O enfoque adequado de controle é o de checar ou verificar se as coisas acontecem, mas não acompanhar simultaneamente, a implementação das ações de forma que se consiga garantir ou assegurar que o planejado não aconteça. 
E - O termo controle não tem sido utilizado de maneira enfática, pois, na verdade, o que se pretende no universo empresarial é garantir que decisões tomadas realmente não ocorram.

Continue navegando