Buscar

abandono de area

Prévia do material em texto

TREINAMENTO:
ABANDONO 
DE ÁREA
FONTE: BRUNO F. TOMAZ, DANIELA RIBAS B. NEVES 
INTRODUÇÃO:
Objetivo: Este treinamento visa a 
segurança e a integridade física do 
colaborador, preservação do 
meio ambiente e patrimonial.
Estabelecendo procedimentos para 
elaboração, manutenção e revisão 
de um Plano de Abandono de Área. 
VIDA
MEIO AMBIENTE 
PATRIMÔNIO 
TEORIA DO FOGO:
O que é fogo? Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação química que desprende luz e calor devido à combustão de diversas matérias. A explicação para essa reação é bem simples: basta entendermos que todo material quando aquecido a determinada temperatura libera gases, e são esses gases que, de fato, pegam fogo.
Elementos do fogo: O combustível, que fornece energia para a queima; o comburente, que é a substância que reage quimicamente com o combustível; e o calor, que é necessário para iniciar a reação entre combustível e comburente.
COMBUSTÍVEL
COMBURENTE
CALOR
TEORIA DO FOGO:
 Os elementos que representam o fogo:
Combustível: Este elemento pode ser sólido, líquido ou em forma de gás;
Comburente: O oxigênio é o comburente comum da imensa maioria dos combustíveis. No entanto, além do oxigênio, há outros gases que podem se comportar como comburentes para determinados combustíveis, como o hidrogênio para o cloro e o magnésio para a água;
Calor: faz com que o material combustível, seja ele qual for, libere vapores suficiente para a ignição acontecer. 
TEORIA DO FOGO:
Classificação de incêndio:
Classe A Enquadram-se os materiais de combustão fácil e que queimam tanto em sua superfície quanto em sua profundidade e obrigatoriamente deixam resíduo, tais como: Papel, madeira, tecido, etc.
TEORIA DO FOGO:
Classificação de incêndio:
Classe B São materiais que queimam apenas em sua superfície e que não deixam resíduos, Tais como gasolina, GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), óleo, etc.
TEORIA DO FOGO:
A COIFA é um dos principais agentes causadores de incêndio em cozinhas industriais e restaurantes, com a falta de higienização e manutenção, que causa o acumulo de óleo e sujeiras. Aumentando muito a probabilidade de ocorrer incêndio naquele local. 
TEORIA DO FOGO:
Fonte: https://socoifas.com/o-risco-de-acumulo-de-gordura-em-coifas/
TEORIA DO FOGO:
Hora da pergunta! Vamos lá, vocês notaram um dos principais erros cometidos pelo churrasqueiro e o gerente ao tentarem apagar o incêndio de casse B?
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Ubrrk23TdfQ
TEORIA DO FOGO:
Classificação de incêndio:
Classe C É o fogo que ocorre em equipamentos elétricos, quando energizados, como computadores, eletrodomésticos, etc.
FORMAS DE PROPAGAÇÃO DO FOGO:
Condução: É a forma pelo qual o calor é transmitido de corpo para corpo, ou seja, de molécula para molécula. Um bom exemplo de condução é quando uma barra de ferro próxima a uma fonte de calor transfere essa temperatura de uma extremidade até a outra (de molécula a molécula).
FORMAS DE PROPAGAÇÃO DO FOGO:
Convecção: Quando o calor é transmitido através de uma massa ascendente aquecida, de gases ou de líquidos, de baixo para cima, chamamos isso de corrente de convecção. Por exemplo, em algumas situações um ambiente de um edifício está em chamas e, em minutos, outro, que não tem ligação direta nem nenhum elemento físico o ligando, também começa a pegar fogo. Isso geralmente ocorre pela transmissão de calor por massa de ar aquecida. 
FORMAS DE PROPAGAÇÃO DO FOGO:
Irradiação: É a transmissão do calor por meio de ondas caloríficas através do espaço. Ela se propaga em todas as direções e a intensidade dos corpos atingidos será relacionada com a distância que está da fonte do calor. Um bom exemplo é a transmissão de calor de um local para outro.
FORMAS DE PROPAGAÇÃO DO FOGO:
 
METODOS DE EXTINÇÃO DO FOGO:
Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos. Com a retirada de um dos elementos do fogo, temos os seguintes métodos de extinção: extinção por retirada do material, por abafamento, por resfriamento e extinção química. 
METODOS DE EXTINÇÃO DO FOGO:
Extinção por retirada do material (Isolamento). Esse método consiste em duas técnicas:
Retirada do material que está queimando 
Retirada do material que está próximo ao fogo 
METODOS DE EXTINÇÃO DO FOGO:
Extinção por retirada do comburente (Abafamento). Este método consiste na diminuição ou impedimento do contato de oxigênio com o combustível. 
METODOS DE EXTINÇÃO DO FOGO:
Extinção por retirada do calor (Resfriamento) Este método consiste na diminuição da temperatura e eliminação do calor, até que o combustível não gere mais gases ou vapores e se apague. 
METODOS DE EXTINÇÃO DO FOGO:
Extinção Química. Ocorre quando interrompemos a reação em cadeia. Este método consiste no seguinte: o combustível, sob ação do calor, gera gases ou vapores que, ao se combinarem com o comburente, formam uma mistura inflamável. Quando lançamos determinados agentes extintores ao fogo, suas moléculas se dissociam pela ação do calor e se combinam com a mistura inflamável (gás ou vapor mais comburente), formando outra mistura não– inflamável. 
AGENTES EXTINTORES:
Trata-se de certas substâncias químicas sólidas, líquidas ou gasosas, que são utilizadas na extinção de um incêndio. Os principais e mais conhecidos são: 
Água Pressurizada. É o agente extintor indicado para incêndios de classe A.
Age por resfriamento e/ou abafamento. 
Pode ser aplicado na forma de jato compacto, chuveiro e neblina. Para os dois primeiros casos, a ação é por resfriamento. Na forma de neblina, sua ação é de resfriamento e abafamento. 
ATENÇÃO: Nunca use água em fogo das classes C.
Nunca use jato direto na classe B. 
AGENTES EXTINTORES:
Gás Carbônico (CO2). É o agente extintor indicado para incêndios da classe C, por não ser condutor de eletricidade; 
Age por abafamento, podendo ser também utilizado nas classes A, somente em seu início e na classe B em ambientes fechados.
Pó Químico. É o agente extintor indicado para combater incêndios da classe B; 
Age por abafamento, podendo ser também utilizados nas classes A e C, podendo nesta última danificar o equipamento. 
AGENTES EXTINTORES:
No restaurante possuímos extintores de incêndio tipo A (agua pressurizada) e B (pó químico); Caso necessário a utilização deve-se romper o lacre (para facilitar o rompimento do lacre torça a trava de segurança que ela ira romper facilmente o lacre), remover a trava e utiliza-lo.
AGENTES EXTINTORES:
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=pUdmiOmRjnU
ABANDONO DE ÁREA:
Alerta: 
Ao notar o principio de incêndio, devera ser comunicado ao responsável pelo abandono de área;
Analise da situação:
O responsável ira ao local para avaliar se o incêndio pode ser contido ou será preciso o abandono de área;
Primeiros socorros:
Caso haja vitimas, deveram ser prestados os primeiros socorros.
ABANDONO DE ÁREA:
Acionar corpo de bombeiros: Caso não seja possível controlar o incêndio, o funcionário responsável devera ligar para o corpo de bombeiros, cujo os quais iram pedir as seguintes informações:
nome do solicitante e o número do telefone utilizado;
endereço completo, ponto de referência e/ou acessos;
características da emergência, local ou pavimento e eventuais vítimas e suas condições.
ABANDONO DE ÁREA:
Corte de energia;
O corte de energia deve ser feito quando não tiver como controlar o incêndio, Isso se dá como forma de precaução para reduzir a expansão do fogo e um curto circuito. 
Junto com a energia deve ser fechado as válvulas de GLP 
ABANDONO DE ÁREA:
Abandono e isolamento de área;
Abandono de área total ou parcial, quando necessário, conforme comunicação preestabelecida, conduzindo a população fixa e flutuante para o ponto de encontro, ali permanecendo ate a definição finalda emergência. 
O chefe de cozinha deve garantir que todos os auxiliares de cozinha tenham saído da cozinha;
O responsável pelo salão deve garantir que todos os clientes tenham saído do local conduzido todos ao o ponto de encontro. 
Deveram garantir que ninguém volte para pegar objetos;
Ao sair de um lugar, feche as portas e janelas sem trancá-las; 
ABANDONO DE ÁREA:
Ponto de encontro:
ABANDONO DE ÁREA:
ABANDONO DE ÁREA:
Extinção/Investigação.
Após a extinção do incêndio, deve se fazer uma investigação, para levantar as possíveis causas do sinistro e os demais procedimentos adotados, com o objetivo de propor medidas 
 preventivas e corretivas para evitar a sua 
 repetição.
AGRADECEMOS
 POR SUA 
PARTICIPAÇÃO!
Lavf57.56.101