Buscar

Exercícios UnidadE 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício_ME_01_aplicação_Unid.4_Tema_1
Exercício de aplicação
Jerusalém, um barril de pólvora! Como visto no conteúdo acima, as origens do conflito em terras palestinas remontam séculos atrás na história. Dentre os motivos deste conflito, destacam-se:
I - As causas são estritamente religiosas e as questões políticas são apenas secundárias. A leitura que os povos envolvidos fazem de seus textos religiosos determinam as ações políticas projetadas.
II – Religião e política estão intrinsecamente relacionadas, de tal forma que motivos religiosos alimentam comportamentos políticos e questões políticas reforçam posicionamentos religiosas.
III – Além das questões locais, a política internacional também favorece aspectos do conflito, tornando o conflito em questão um ponto de tensão com implicações para o mundo.
Considerando os motivos acima, qual das alternativas abaixo corresponde à resposta correta.
a. (   ) I e II estão corretas b. (   ) I e III estão corretas
c. (x) II e III estão corretas d. (   ) Não há nenhuma correta
e. (   ) Todas estão corretas
Exercício de Fixação
Na história do movimento monástico o princípio do ascetismo assumiu interpretações diferentes, implicando em atitudes distintas em relação à igreja institucional e ao mundo. Sobre as atitudes decorrentes da prática ascética pode-se afirmar que:
I) O monasticismo, independente de suas formas possíveis, foi incapaz de estabelecer uma relação de apoio com o a igreja institucional, pois o conflito sempre foi a principal forma de construção desta relação.
II) O princípio ascético não é incompatível com um determinado engajamento com questões relacionadas ao mundo, pois pode tornar-se um instrumento de fortalecimento para os enfrentamentos da vida.
III) O ascetismo monástico pode tornar-se um instrumento de potencialização do serviço ao mundo, caso não interprete o ascetismo apenas como uma flagelação do corpo para elevação do espírito.
a) I e III        b) II e III         c) somente a I
Exercício_ME_03_fixação_Unid.4_Tema_3
Exercício de fixação
“No contexto da Idade Média as relíquias sagradas tornaram-se fetiches milagrosos, tidos como dotados do poder de curar enfermidades e proteger contra perigos; atribuía-se igualmente uma eficácia miraculosa às imagens. A representação de são Cristóvão, que com tanta frequência ornamentava as paredes das igrejas das aldeias inglesas, supostamente concedia um dia de imunidade à doença ou à morte a todos os que a fitassem” (Proença, 2019).
Este trecho permite considerar o estilo de igreja do período medieval, inclusive sendo motivo para a necessidade de reformas doutrinárias. A partir disto, é correto afirmar:
a. (   ) que a eclesiologia medieval, fundamentada na liturgia ritualista ficava distante do povo, a ponto de o poder de curar pessoas já não existia mais;
b. (   ) que o estilo de vida cristão do período medieval proporcionava a busca pela espiritualidade transcendente e, sendo assim, não havia necessidade de ir até a igreja local para cultuar a Deus;
c. (  X ) que devido à busca pela prática religiosa, os fiéis entendiam a força miraculosa e mágica dos objetos que pertenceram aos líderes e personagens bíblicos;
d. (   ) que a teologia da igreja medieval era pautada em conhecimentos científicos e, por isto, a espiritualidade foi racionalista e politicamente ativa;
Exercício de reflexão
Após assistir o vídeo de John Huss, como pode ser caracterizada a fé de um pré-reformador (máximo de 200 palavras) 
Os pré-reformadores foram assim denominados devido à defesa dos ensinamentos de Jesus Cristo e da eficácia da mensagem para a vida das pessoas. Tal defesa se deu através de uma hermenêutica vivificadora e ativa da fé. No caso de John Huss, a fé neste período pode ser caracterizada: a) pela antipatia aos ensinos da igreja até então, visto que a vida cristã era interpretada pela observância às normas da igreja e não pela vida do Evangelho; (b) pelo entendimento acerca do “testemunho cristão” como martírio (no caso aqui, Huss foi queimado vivo); c) pela repercussão que suas denúncias proféticas para o público da época.

Continue navegando