Buscar

Disciplina direito empresarial AP2 Bruno Bruno Duarte (prova pronta) VANESSA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Teoria Geral do Direito Empresarial
Professor: Bruno F. M. Duarte
Aluno: Vanessa de Paula Melo de Oliveira. RA: 2020313524
Turno: Vespertino
Segunda Avaliação
Pontuação: 10,0 pontos.
Questão.
 1) Questão: 1- Parte do Caso: Roberto, Marcos e Paulo estão querendo iniciar uma atividade empresarial com o objetivo de explorar o ramo de calçados. Seu real objetivo está na possibilidade de explorar sua atividade com a maior segurança possível, principalmente quanto a questão financeira e patrimonial. Como eram novos e iniciantes a questão e na administração acabaram procurar alguns profissionais especializados. Com esta tendência eles entraram em contato com o escritório Gusmão Associados. Nesta localidade realizaram os seguintes questionamentos: 
a) Quais os requisitos necessários para a constituição de uma sociedade empresarial? Explique-os.
Resposta: A sociedade limitada é constituída através de um contrato social que exige, para ter plena validade, o preenchimento de certos requisitos e pressupostos, uma maior liberdade, pode ser formada por pessoa física ou jurídica. Esta sociedade limitada também necessita de agentes capazes o menor pode fazer parte da sociedade, mas observados os preceitos do art. 974 parágrafo 3 do CC. Deve ter objeto lícito como previsto nos preceitos do artigo166, inciso II do CC, uma forma legal no que rege o EOAB- lei 8.906/84 (exceção: Ato constitutivo de ME ou EPP não precisa do visto), a contribuição de todos na formação do capital Social prevista no disposto do artigo 981CC (levando em consideração de que não é necessário que a contribuição dos sócios no capital social seja dada em partes iguais) e até mesmo a participação nas perdas e lucros, observados os preceitos do art.1008 CC.
b) Se quisessem pegar a titularidade de uma empresa internacional e abrir em nosso país, quais as diferenças entre as sociedades nacionais e internacionais possuem em comum? Explique. 
Resposta: Roberto, Marcos e Paulo deverão ter a autorização do Poder Executivo Federal para ter uma titularidade de empresa internacional, considerando o disposto previsto no artigo 1.134 do CC ressalvando os casos previstos em lei, serem acionistas de sociedade anônima brasileira. Diferente das sociedades Nacionais que são organizadas conforme a lei brasileira com sede no Brasil. Registrada na junta competente e que dependendo do objeto, necessita de autorização e formada por alguns brasileiros e a sua modificação depende da unanimidade dos sócios e não do poder executivo. A diferença entre ambas é que a sociedade estrangeira não tem sede em nosso país, não criada ou registrada inicialmente em nosso país, e não constituída em conformidade com as nossas leis. Toda a sociedade estrangeira necessita ter representante em nosso país, bem como o que há de incomum entre ambas é que necessitam de autorização para seu funcionamento. Esta autorização é dada pelo governo Federal que determina alguns atos, condições, pra o seu funcionamento. 
c) Dúvida também surgia quanto a possibilidade de um dia não quererem mais desenvolver a sua atividade, quais as hipóteses de dissolução da sociedade? Explique. 
Resposta: As sociedades empresariais podem se dissolver no decorrer da sua existência por alguns fatores, é importante dizer que dissolução não é sinônima de extinção da sociedade, só haverá extinção com a liquidação das dívidas, mas, pode a dissolução ocorrer de forma exemplificativa: pela vontade dos sócios no caráter consensual; Pela vontade unilateral dos sócios; Pela intervenção Judicial; Pelo um prazo estipulado no inicio da sociedade; Quando terminar o objeto explorado para o qual ela foi constituída; pela cassação da autorização dada, as sociedades nacionais e internacionais que precisam de licença para seu funcionamento; De maneira Legal quando não obedecido o prazo de 180 dias para a constituição da pluralidade de sócios.
2- Segunda Parte do Caso
Neste segundo momento, eles escolheram a Sociedade Limitada como uma forma de proteção, e para isso foram até um escritório de contabilidade conceituado para realizar uma avaliação quanto a este tipo societário. Suas perguntas foram:
a) Qual a vantagem da Sociedade Limitada? Explique 
Resposta: A Sociedade Limitada Não possui uma legislação própria, seus preceitos estão previstos no Código Civil a partir do artigo 1.1052. O código civil não é completo e possuem lacunas, permitindo ao aplicador do direito a utilização de maneira subsidiária das normas de sociedade simples e supletivamente as normas de sociedade anônima desde que expressamente previstas em contrato. Formam 90 % das sociedades brasileiras, pois permitem aos seus sócios uma maior segurança uma vês que tem conhecimento antecipado do valor maximo que responderá por isso a sociedade é limitada pois cada sócio responde no limite o valor de sua participação conforme contrato social.
b) O que seria o capital da sociedade limitada? Para que serve e como seria dividido?
 Resposta: É o valor destinado para a exploração da atividade, provindo da contribuição dos sócios. Subscrição: É o comprometimento do sócio a contribuir. Integralização: Efetivo pagamento da contribuição. Todos os sócios respondem solidariamente pela integralização do capital social (art. 1.052 do CC). Tem a função de servir como parâmetro para a detecção dos resultados da exploração mercantil, seja durante financeiro, sejam na liquidação, tendo em vista a partilha dos lucros líquidos verificados os prejuízos sofridos.
c) Quais as responsabilidades dos sócios? Disserte sobre a importância do sócio remisso?
 Resposta: A responsabilidade dos sócios é limitada, ou seja, exaurido o patrimônio social, os credores só podem executar o patrimônio pessoal dos sócios até certo montante. O limite da responsabilidade do sócio, na sociedade limitada, é o total do capital subscrito e não integralizado. Ou seja, o sócio é responsável pela integralização. Uma vez integralizado o total do valor subscrito, a responsabilidade pessoal do sócio termina. Situação diferente ocorre com o chamado SÓCIO REMISSO, que é aquele que não integraliza total ou parcialmente suas cotas sociais, aquele que não integraliza o total do capital subscrito. É por isso que o CC só permite que o incapaz seja sócio em sociedade limitada com o capital totalmente integralizado, pois do contrário poderia ser cobrado pelo sócio remisso.
d) As quotas podem ser cedidas entre eles? Explique. E como ficaria a sucessão das mesmas? 
 Resposta: SIM; O Direito de Empresa regulado no Código Civil de 2002, em relação às sociedades limitadas, prestigia a autonomia da vontade, permitindo aos sócios, ao seu alvedrio, disporem sobre a liberdade contratual de cessão de suas quotas. Todavia, em caráter residual, o art. 1.057, caput autoriza, nos casos em que o contrato social seja omisso, a cessão a quem seja sócio, independentemente de audiência dos outros, ou a estranho, se não houver oposição de titulares de mais de ¼ do capital social.
e) Disserte sobre a possibilidade de deliberação das Sociedades Limitadas.
 Resposta: As deliberações dos sócios serão tomadas por maioria em reunião ou em assembleia, conforme previsto no contrato social, devendo ser convocadas pelos administradores nos casos previstos em lei ou no contrato.
A deliberação em assembleia será obrigatória se o número dos sócios for superior a dez.
Dispensam-se as formalidades de convocação quando todos os sócios comparecerem ou se declararem, por escrito, cientes do local, data, hora e ordem do dia.
A reunião ou a assembleia tornam-se dispensáveis quando todos os sócios decidirem, por escrito, sobre a matéria que seria objeto delas.
No caso de pedido de recuperação, os administradores, se houver urgência e com autorização de titulares de mais da metade do capital social, podem requerer plano de recuperação preventiva, nos termos da Lei 11.101/2005.
As deliberações tomadas de conformidade com a lei e o contrato vinculam todos os sócios, ainda que ausentes ou dissidentes.
Aplicam-se às reuniões dos sócios, noscasos omissos no contrato, o disposto no presente tópico sobre a assembleia.
A assembleia será presidida e secretariada por sócios escolhidos entre os presentes.

Outros materiais