Buscar

avaliações finais

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Dilma Aparecida Araújo Alves (2641581)
	Disciplina:
	Fundamentos da Biblioteconomia e Ciências da Informação (BIB02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:650165) ( peso.:4,00)
	Prova:
	22644892
	1.
	Logo após a Segunda Guerra Mundial aconteceu um aumento acelerado na geração da informação, mas a grande explosão na geração da informação vem se apresentando nestas duas primeiras décadas do século XXI. Essa explosão de informação não é somente na capacidade de armazenamento de dados e geração de informação, mas também na capacidade de recuperar dados e identificar informação em diversos assuntos de interesse público, científico, social, acadêmico, entre outras. No que tange ao armazenamento de informação nas bibliotecas, explique como as novas tecnologias vêm ajudando na capacidade de armazenar e recuperar informação. ( * Máximo 4000 caracteres )
Conforme o nível tecnológico vem progredindo, apresenta-se novas maneiras e suportes da informação a serem usadas nos diversos campos de interesse da atividade humana, entre elas a armazenagem, a recuperação e uso da informação nas bibliotecas. Atualmente, as bibliotecas contam com o suporte da ciência da informação que vem sendo de grande ajuda para armazenar e recuperar informação, assim a ciência da informação serve com ferramenta para as fontes de conhecimento por meio de arquivos virtuais e físicos, tais como: discos magnéticos, fitas magnéticas, ZIP DRIVE, nuvens virtuais de informação, entre outros. 
2.	O processo de avaliação é uma das atividades mais importantes do ciclo de vida de documentos de arquivo, visto que define quais serão os documentos a serem preservados para fins administrativos ou para pesquisa, além de informar em que momento poderão ser eliminados ou remetidos a arquivos intermediários e permanentes. Nesse cenário entra a tabela de temporalidade, um instrumento muito útil na Biblioteconomia. Disserte sobre o que é e para que serve a tabela de temporalidade. ( * Máximo 4000 caracteres )
É um instrumento utilizado para fins de destinação dos documentos. É ele que determina prazos e condições de guarda, bem como sua devida transferência, recolhimento ou eliminação dos documentos.
	Acadêmico:
	Dilma Aparecida Araújo Alves (2641581)
	Disciplina:
	Fundamentos da Biblioteconomia e Ciências da Informação (BIB02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:650167) ( peso.:3,00)
	Prova Objetiva:
	22644893
Parte superior do formulário
	1.
	É natural do ser humano a busca por informação, tanto que se considera um processo social. A informação só faz sentido quando ela se torna útil para quem a estava buscando, um indivíduo ou grupo. Informação são dados contextualizados que fazem sentido para a pessoa que os recebe. Por fim, o conhecimento é a informação aplicada, transformada em um saber, e também requer uma vivência da pessoa. Quando uma informação se relaciona com um conhecimento preexistente, é processada e internalizada, se transmuta em conhecimento. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Dado.
II- Informação.
III- Conhecimento.
(iii  ) Informação valiosa e com significado; de difícil estruturação; resultado de ações e interações entre sujeitos; frequentemente tácito e de difícil transferência.
(  i) Simples observações sobre o estado do mundo; facilmente estruturado; sem significado isoladamente; facilmente transferível.
( ii  ) Dados com relevância e propósito; necessita de análise; contextual; exige a mediação humana para realizar a transferência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) I - II - III.
	
	b) I - III- II.
	
	c) II - III - I.
	
	d) III - I - II.
	 
	 
	2.
	Os documentos possuem uma vigência ou prazo de duração que acontece desde o momento a partir da sua criação até o encerramento da ação ou ato que motivou a sua produção e da frequência com que é utilizado. Assim, existe um ciclo de três fases em que os documentos poderão passar. Sobre as três fases, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Arquivo Corrente.
II- Arquivo Intermediário.
III- Arquivo Permanente.
(    ) Refere-se a um conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor. 
(    ) Refere-se a um conjunto de documentos, que pode ou não estar em tramitação e está constantemente sendo consultado pela instituição que o produziu.
(    ) Refere-se a um conjunto de documentos oriundos de arquivos correntes, com pouco uso frequente e que se encontram no aguardo de sua destinação final. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) II - I - III.
	
	b) I - III - II.
	
	c) III - I - II.
	
	d) II - III - I.
	 
	 
	3.
	Várias análises mostram que no fluxo de conhecimento existe uma convergência gradual entre dados, informação e conhecimento. Isso vem acontecendo há muito tempo, mas nas últimas décadas a dinâmica dessa convergência vem sendo muito mais intensa e acelerada. Sobre as informações. analise as seguintes sentenças:
I- As informações devem ser analisadas e classificadas sob uma perspectiva contextual, para que possa ter algum foco, sentido e aplicação para o usuário.
II- As informações simplesmente existem e não têm significado de si mesmo, existem de qualquer forma, podendo ser usados ou não, tudo dependerá das necessidades de informação do usuário.
III- As informações têm importância em função da sua existência, que serve para fornecer dados que possam servir ou não ao usuário.
IV- A importância do fluxo de informações fica em função de seu contexto de fornecer dados que ainda devem ser classificados pelo usuário conforme a suas necessidades.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I e III estão corretas.
	
	c) Somente a sentença I está correta.
	
	d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 
	 
	4.
	O Brasil foi o terceiro país a implantar um curso de Biblioteconomia no mundo, o primeiro da América do Sul. Esse marco ocorreu em 11 de julho de 1911, por meio do Decreto nº 8.835. A partir dessa data, várias escolas se estabeleceram pelo país. No entanto, a regulamentação da profissão de bibliotecário ocorreu apenas em 1962, através da Lei nº 4.084, que dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regula seu exercício, de 1950, que tinha Laura Garcia Moreno Russo, uma atuante e dinâmica bibliotecária de São Paulo, à frente do movimento. Essa lei determina o exercício da profissão de bibliotecário e suas atividades. Especifica que o exercício da profissão de bibliotecário só é permitido aos "bacharéis em Biblioteconomia, portadores de diplomas expedidos por Escolas de Biblioteconomia de nível superior". Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as atribuições do bibliotecário:
	
	a) O ensino de Biblioteconomia; a fiscalização de estabelecimentos de ensino de Biblioteconomia reconhecidos, equiparados ou em via de equiparação; administração e direção de bibliotecas; a organização e direção dos serviços de documentação; a execução dos serviços de classificação e catalogação de manuscritos e de livros raros e preciosos, de mapotecas, de publicações oficiais e seriadas, de bibliografia e referência.
	
	b) Equilibrar e permitir o harmonioso funcionamento social, das relações sociais, para que não ocorram prejuízos pessoais ou sociais por conta de condutas inadequadas. Se porventura isso acontecer, as condutas
inadequadas devem ser punidas adequadamente.
	
	c) Planejar e executar o trabalho docente, em consonância com o plano curricular da escola e atendendo ao avanço da tecnologia educacional; levantar e interpretar dados relativos à realidade de sua classe; definir, operacionalmente, os objetivos do plano curricular, no âmbito de sua sala de aula.
	
	d) Encaminhar documentos essenciais para o exercício da cidadania, além de facilitar as relações dos representantes do Estado e das instituições públicas com os cidadãos afetados por suas exigências legais. Desse bom relacionamento,depende o andamento das demandas e, em última instância, a evolução dos indicadores econômicos e o estabelecimento de uma situação de bem-estar social.
	 
	
	5.
	São instituições compostas de bens culturais de interesse público que guardam, através das peças e objetos tridimensionais que o compõem, grande valor cultural e de preservação da memória e cultura de diversos povos. De que instituição estamos falando?
	
	a) Instituições de Ensino Superior.
	
	b) Reunião.
	
	c) Museu.
	
	d) Biblioteca.
	 
	 
	6.
	Várias análises mostram que na construção do conhecimento se observa as sequências entre dados e informações, que podem convergir em novo conhecimento. Na primeira etapa apresentam-se os dados que simplesmente existem e não têm significado de si mesmo, ou seja, existem de qualquer forma, podendo ser usados ou não. Na seguinte etapa, esses dados são classificados e analisados sob uma perspectiva contextual que possam ter algum foco, sentido e aplicação para o usuário, dados que convergem em informação útil. Com relação aos elementos de raciocínio, sobre a convergência destes em conhecimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Atualmente, existe um constante fluxo de informações disponíveis por meio do uso da internet, mas o conhecimento se apresenta com a apropriada coleta de informações focada nos objetivos de uso que possam ser de utilidade ao usuário.
(    ) A coleta sistemática de informação, segundo as necessidades do usuário, podem ser memorizadas com o potencial de serem acumuladas como conhecimento, mas que não prevê por si só uma convergência de geração de conhecimento.
(    ) O fluxo de dados a serem classificados como informação serve como subsídio para estruturar o conhecimento que pode ser útil ao usuário.
(    ) A convergência em conhecimento acontece quando a experiência do usuário e sua percepção das coisas são aplicadas a dados e informações, que logo podem convergir em maior conhecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - V.
	
	b) V - V - V - V.
	
	c) V - F - F - V.
	
	d) F - V - V - F.
	 
	 
	7.
	Informação é o conteúdo de um determinado documento. Documento é o suporte em que a informação está registrada, é o suporte material de algum registro. Os documentos possuem atributos e particularidades que os diferenciam entre si. Sobre os aspectos físicos e intelectuais dos documentos, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Os físicos dizem respeito ao tipo de papel. Os intelectuais dizem respeito ao foco a que se destina.
	
	b) Os físicos dizem respeito ao suporte em que estão dispostos os materiais. Os intelectuais dizem respeito ao nível intelectual de quem o acessa.
	
	c) Os físicos dizem respeito ao tipo de matéria em que a informação está guardada. Os intelectuais dizem respeito a quem produziu a informação.
	
	d) Os físicos dizem respeito ao material, à forma, à produção, entre outros. Os intelectuais dizem respeito ao objetivo, ao conteúdo e à originalidade.
	 
	 
	8.
	A história da biblioteca é a história do registro da informação, que não pode ser separada da própria história do homem. A biblioteca também é um espaço de memória, fonte de inspiração e objeto de destruição dos homens em diversas civilizações e períodos. Sobre a biblioteca, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Possui um papel fundamental dentro da nossa sociedade, a partir do momento em que se torna um local que permite interação, debates, manifestações culturais e artísticas.
(    ) As bibliotecas precisam ser inclusivas e ser espaços que supram as necessidades do usuário de maneira ágil e eficaz, disponibilizando a informação de maneira convencional ou por meio da tecnologia.
(    ) A biblioteca pública pode ser compreendida como um centro de promoção da cultura e atuar como um veículo para o exercício e desenvolvimento da cidadania.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - V.
	
	b) V - F - F.
	
	c) F - V - V.
	
	d) F - F - V.
	 
	 
	9.
	A informação apresenta uma característica singular, que é a possibilidade de mensurá-la. No campo científico, uma característica importante na ciência é a mensuração e ela é um desafio constante nas várias áreas que requerem um contínuo aprimoramento de seus instrumentos como meio para evolução de seus conhecimentos. Como a produção da informação e do conhecimento se transformou em uma escala sem precedentes, surgiu uma preocupação com as formas de avaliar os produtos que circulam no meio científico, ou seja, a produção científica. Sobre os tipos mais conhecidos de mensuração da informação, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A informetria, a webometria, a cienciometrica e a biometria.
	
	b) A biblioterapia, a cienciometria, a informetria e a webometria.
	
	c) A biometria, a cienciometria, informetria e a webometria.
	
	d) A bibliometria, a cienciometria, a informetria e a webometria.
	 
	10.
	Com o avanço exponencial do uso da tecnologia da informação, hoje, existem diversas formas que ajudam mensurar a dinâmica dos fluxos constantes de informação. Sobre as diversas formas de apoio ao fluxo de informação, associe os itens utilizando o código a seguir: 
I- Bibliometria.
II- Cienciometria.
III- Informetria.
IV- Webometria.
(  ii  ) Ela faz a análise de dados quantitativos para gerar informações para diversas disciplinas da ciência e atividade econômica.
(  i  ) Ela faz a análise de dados quantitativos dos processos produtivos, ajudando a disseminação e o uso da informação, visando desenvolver modelos matemáticos para fazer previsões de grande apoio à tomada de decisões.
(    ) Por meio dela, consegue-se abrir diversas possibilidades interessantes que vão além da análise tradicional das informações usadas na pesquisa, bastante usada nas citações acadêmicas.
( iii   ) Ela foca na análise de dados quantitativos para gerar informação em qualquer formato, para diversos grupos sociais e não só para a pesquisa científica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) IV - II - I - III.
	
	b) I - II - IV - III.
	
	c) I - III - II - IV.
	
	d) II - I - IV - III.
	 
	 
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina