Buscar

Prova discursiva Cultura Popular brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A Pluralidade Cultural como um tema transversal e a história da cultura afro-brasileira e indígena são conteúdos que devem integrar as aulas de artes e são amparadas por lei. Explique qual a importância destes temas frente ao cotidiano escolar.
	Resposta Esperada:
Uma das funções da escola é disseminar o conhecimento e a cultura, contribuindo para a formação do sujeito. Além da aprendizagem de conteúdos, a escola também deve incentivar o desenvolvimento de atitudes éticas e de respeito mútuo entre as pessoas. Aí é que entra a Pluralidade Cultural, que explora as diferenças de credo e cor, desenvolvendo atitudes éticas em relação às diferentes culturas, inibindo posturas discriminatórias e excludentes. Já a história e a cultura afro-brasileira e indígena vêm promover uma educação que valorize e reconheça a diversidade cultural brasileira, manifestada em suas diferentes etnias.
	2.
	Um bem cultural pode ser transformado em Patrimônio Cultural, material ou imaterial. Para isso, é necessário abrir um processo junto ao IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, para que seja feita a análise de técnicos acerca do bem. Qual a importância de registrar um bem cultural no IPHAN?
	Resposta Esperada:
Tem por objetivo preservar o patrimônio cultural, prevenindo-o da destruição, descaracterização ou desaparecimento. A preservação do bem cultural é importante para a história do país e sua identidade, sendo fonte de conhecimento para as gerações futuras. O registro, quando bem explorado, pode ajudar no desenvolvimento econômico do país, impulsionando a cultura e o turismo.

Continue navegando