Buscar

TAQUIPNÉIA TRANSITÓRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TAQUIPNÉIA TRANSITÓRIA
CONCEITO
(Síndrome do pulmão úmido neonatal)
A taquipneia transitória do recém-nascido é uma disfunção respiratória transitória causada pelo atraso na reabsorção do líquido pulmonar fetal. Os sinais e sintomas incluem taquipneia, retrações, gemência e batimentos das aletas nasais. Suspeita-se do diagnóstico quando há desconforto respiratório logo após o parto e é confirmado por radiografia de tórax. O tratamento é de suporte e oxigênio.
O nascimento é acompanhado de extensas mudanças fisiológicas, algumas vezes revelando condições que não causavam qualquer problema na vida intrauterina. Por essa razão, o especialista em reanimação neonatal deve estar presente no momento do parto. A idade gestacional e os parâmetros de crescimento ajudam a identificar o risco de patologia neonatal.
 
A taquipneia transitória do recém-nascido afeta recém-nascidos prematuros e de termo nascidos de cesárea eletiva sem trabalho de parto, e os nascidos com depressão respiratória, todos com retardo na remoção do líquido pulmonar fetal. Parte da causa é a imaturidade dos canais de sódio nas células epiteliais do pulmão; esses canais são responsáveis pela absorção de sódio (e, portanto, água) a partir dos alvéolos. (Os mecanismos para reabsorção normal do líquido pulmonar fetal são discutidos em Função pulmonar neonatal.) Outros fatores de risco incluem macrossomia, diabetes materno e/ou asma, menor idade gestacional e sexo masculino.
 
SINAIS E SINTOMAS 
-Suspeita-se de taquipneia transitória do recém-nascido quando o bebê desenvolve 
Desconforto respiratório precoce nas primeiras horas após o
nascimento, caracterizado como taquipneia, frequência respiratória (FR) > 60 rpm;
-Os sintomas da taquipneia transitória do recém-nascido incluem taquipneia, retrações intracostal e subcostal, gemência, batimentos das aletas nasais e possível cianose.
 
PRINCIPAIS CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO RN 
Algumas medidas nós podemos tomar, como manter o decúbito do berço comum elevado, manusear minimamente o recém-nascido, manter bocas e narinas livres de secreção e posicionar o pescoço de forma que fique em discreta extensão.
Além disso, manter o recém-nascido em ambiente térmico neutro para que sua temperatura corporal fique entre 36,5ºC e 37ºC.
Medidas que busquem eliminar ou atenuar os fatores de risco para os recém-nascidos ao nascimento podem auxiliar na prevenção da taquipneia transitória do recém-nascido.
 
PRINCIPAIS TRATAMENTO
· Oxigênio
A recuperação geralmente ocorre em 2 a 3 dias.
 
-O tratamento da taquipneia transitória é de suporte e envolve administração de oxigênio por tenda e monitoramento da gasometria ou oxímetro de pulso.
- Raramente, pretermos extremos e/ou aqueles com depressão neurológica ao nascimento ou ambos, exigem pressão positiva contínua das vias respiratórias (CPAP) e mesmo, ocasionalmente, ventilação mecânica.

Continue navegando