Buscar

Atividade contextualizada

Prévia do material em texto

Centro Universitário da Amazônia – UNAMA
Tutora: Paloma Santana
Aluno: Renean Freitas da Silva 
Atividade contextualizada
O papel do professor frente à aprendizagem e o processo de avaliação escolar têm sido atualmente muito debatidos.
Os alunos precisam ser tratados como o centro da ação avaliativa, muito comum em nosso meio perceber que o processo avaliativo tem como o resultado de testes, provas, trabalhos ou pesquisas que são dados ao aluno e aos quais se atribui uma nota ou conceito. Este aprova ou reprova. Temos, então, um julgamento.
Na verdade, a avaliação acompanha todo o processo de aprendizagem, pois é um instrumento de realimentação contínuo para o educando e para todos os participantes. O professor mostra-se como uma preocupação muito ampla em manter a disciplina e cumprir o conteúdo, não se interessa em saber se o aluno aprendeu ou não, se despertou o interesse real ou não do conteúdo desenvolvido para a realidade do discente em meio a esta atitude julga que quem não aprendeu é porque é desinteressado, carente, indisciplinado.
O processo de aprendizagem precisasse olhar o educando como ser social, sujeito do seu próprio desenvolvimento onde a reconstrução da avaliação não acontecerá por experiências isoladas ou fragmentadas, mas por uma avaliação continuada e que ultrapasse o espaço da escola.
Nós professores, temos um compromisso de ir além do senso comum e não confundir avaliar com medir.
A educação escolar é cheia de intenções, visa atingir determinados objetivos educacionais, sejam estes relativos a valores, atitudes ou aos conteúdos escolares. A avaliação é uma das atividades que ocorrem dentro de um processo pedagógico.
A avaliação tem como foco fornecer informações acerca das ações de aprendizagem e, portanto, não pode ser realizada apenas ao final do processo, sob pena de perder seu propósito.

Continue navegando