A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
29 pág.
Simulados Cultura Brasileira

Pré-visualização | Página 8 de 8

Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Para Anthony Giddens, a tradição é uma orientação para o passado de tal forma que o passado tem uma pesada influência ou, mais precisamente, é constituído para ter uma pesada influência sobre o presente.
A respeito da tradição, é incorreto afirmar:
	
 
	As tradições em nível local/regional permanece estável e inflexível, diante da globalização.
	
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Para responder à questão que se segue, leia com atenção o fragmento de texto abaixo:
¿No carnaval de 1977, vi pessoas dormindo, urinando e fazendo amor nos bancos dos pequenos jardins do centro da cidade. Também vi pessoas com suas famílias acampadas em pleno centro. Olhavam despreocupadas a passagens dos foliões e blocos carnavalescos, sentadas em cadeiras de alumínio. Por perto, tinham seu automóvel aberto, onde as crianças dormitavam. Ao lado, como num piquenique invertido, no meio do asfalto selvagem e devorador naquele momento transformado e domesticado, tinham geladeiras de onde tiravam garrafas de água e cerveja invejavelmente geladas. Era como se a Avenida Rio Branco, ponto central do mundo bancário, lojista e comercial do Rio de Janeiro, uma espécie de Wall Street nativa se tivesse transformado num conjunto de ¿casas¿, com seu característico espírito familiar, como vemos nas vilas do interior. Era a cidade repartida em mil aldeias¿ (DA MATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis. Rio de Janeiro: Rocco, 1997, p. 114-115)
O aspecto assumido pelo centro do Rio num dia de Carnaval é totalmente diferente do que este mesmo lugar ostenta durante o restante do ano. Isto se deve:
		
	 
	À inversão de valores e papéis sociais, característica do Carnaval.