Buscar

ensaio critico

Prévia do material em texto

O atendimento psicológico online teve maior relevância quando a pandemia do coronavírus eclodiu o mundo, pois esse trabalho necessitou ser repensado para atender as necessidades da população a qual foram orientadas pelos órgãos a manter o distanciamento social e quarentena. O Conselho Federal de Psicologia orientou a categoria e publicou a Resolução CFP nº 04/2020, flexibilizando alguns dispositivos da Resolução CFP nº 11/2018 com o objetivo de manter o atendimento à população em isolamento.
Quando se fala em atendimento psicoterápico online, o que é trazido é a questão da presença física e virtual, pois são potências diferentes mas ambas possuem suas capacidades. Nessa modalidade o profissional deve estar registrado no Cadastro Nacional de Psicólogos. O atendimento é realizado por plataformas seguras para zelar pelo sigilo dos dados do paciente. É necessário também dispor de mecanismos eletrônicos, dispor de internet estável, estar em ambiente privado e tranquilo sem acompanhantes, mantendo assim a ética e o sigilo que é de responsabilidade do profissional.
Em várias situações o atendimento on-line pode ser útil. O atendimento por meios tecnológicos de comunicação a distância possibilita manter o vínculo entre psicólogos e pacientes que por motivos maiores precisarem interromper os encontros regulares no consultório, seja por dificuldades temporárias de locomoção, pessoas com comorbidade ou até viagem a negócios ou férias.
O atendimento a distância não é uma nova profissão que surge com o avanço da tecnologia mas sim uma nova modalidade de atuação que acompanha a realidade atual.

Continue navegando