Buscar

PROVA DISCURSIVA TRANSTORNOS NEURODESENVOLVIMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Transtornos do Neurodesenvolvimento (LEE04)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:649815) ( peso.:4,00)
	Prova:
	23794331
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Gomes et al. (2007) apontam que estudos em diversos países relatam lacunas no conhecimento de diferentes grupos sobre o TDAH. Nesse sentido, cerca de 53% dos estudantes de pedagogia e 48% dos professores concordaram com a afirmação de que o TDAH pode ser causado por açúcar ou outros aditivos alimentares. Descreva os fatores que comumente são atribuídos pelos estudos científicos à causa do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade.
FONTE: GOMES, Marcelo et al. Conhecimento sobre o transtorno do déficit de atenção/hiperatividade no Brasil. J. bras. psiquiatr., Rio de Janeiro, v. 56, n. 2, p. 94-101, 2007.
	Resposta Esperada:
Em geral, os estudos têm sinalizado que o transtorno é gerado por diferentes fatores (multifatorial) dos quais, destacam-se dois: ambientais - estresse, convívio com pessoas muito ativas, inquietas; genéticas/hereditárias - fragilidades no sistema nervoso central que são transmitidas de pais para filhos.
	2.
	Dominici, Gomes e Neves (2018, p. 17), mencionaram "o fato de a afetividade imprimir qualidade aos processos de ensino e aprendizagem, uma vez que é considerada, pelos professores investigados, como indissociável à cognição". Em geral, o desenvolvimento da afetividade gera efeitos sobre os sintomas do Transtornos do Neurodesenvolvimento. Explique a relação entre afetividade e a manifestação dos respectivos transtornos.
FONTE: DOMINICI, Isabela Costa; GOMES, Maria de Fátima Cardoso; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. "Por que aprender a ler?": afeto e cognição na Educação Infantil. Pro-Posições, Campinas, v. 29, n. 3, p. 15-40, set. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072018000300015&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 13 maio 2019.
	Resposta Esperada:
*A afetividade é um fator humano importante no que toca ao processo de ensino-aprendizagem. Por vezes a afetividade é confundida com bons sentimentos, tais como o amor. Porém, para além disso, a afetividade está associada à maneira de expressar os sentimentos e de empregar as emoções de modo favorável, que colabora para a construção social. *A afetividade consiste no conhecimento construído através da vivência, abrangendo o contato físico, e a interação que se estabelece entre as partes envolvidas. Ou seja, envolve comportamentos, intenções, crenças, valores, sentimentos e desejos. *Por isso, recomenda-se que a afetividade seja trabalhada com os alunos, afinal, contribuirá até mesmo para a melhora dos sintomas dos Transtornos do Neurodesenvolvimento.
Parte inferior do formulário

Continue navegando