Buscar

Modelos biomédicos e processo saúde-doença

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cabide 2
Processo saúde-doença
Doença: não é só um processo fisiopatológico quem estabelece o que é doença, mas sim o sofrimento, a dor e as expressões que o corpo manifesta quando adoece.
Saúde: Segundo a OMS, saúde é um completo estado de bem-estar físico, mental e social. Mas também é vista como a soma de três planos:
Plano subindividual: corresponde ao nível orgânico e biológico, fisiológico ou patológico. Nesse plano a saúde será definida pelo equilíbrio dinâmico entre normalidade e anormalidade.
Plano individual: entende que as disfunções e anormalidades ocorrem em indivíduos que são seres biológicos e sociais ao mesmo tempo. Portanto, as alterações no processo saúde-adoecimento resultam não apenas de aspectos biológicos, mas também das condições gerais das existências dos indivíduos, grupos e classes sociais.
Plano coletivo: O plano coletivo expande ainda mais o entendimento sobre o processo saúde-adoecimento, que é encarado não como a simples soma das condições orgânicas e sociais de cada indivíduo isoladamente, senão a expressão de um processo social mais amplo, que resulta de uma complexa trama de fatores e relações, representados por determinantes em vários níveis: família, domicílio, microárea, bairro e etc.
O processo representa o conjunto de relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença de uma população, que se modifica nos diversos momentos históricos do desenvolvimento científico da humanidade
Cabide 2
Modelos coleivos em saúde
Modelo Biomédico
Patologia: Infecciosa ou não-infecciosa.
Clínica médica: Crônica ou aguda.
Liberdade da dor, doença ou mal estar.
Modelo Hipocrático
Saúde, na concepção hipocrática, é fruto do equilíbrio dos humores; 
Modelo Sistêmico
“um conjunto de elementos, de tal forma relacionados, que uma mudança no estado de qualquer elemento provoca mudança no estado dos demais elementos” 
Modelo Processual:
visa ao acompanhamento do processo saúde-doença em sua regularidade, compreendendo as inter-relações do agente causador da doença, do hospedeiro da doença e do meio ambiente e o processo de desenvolvimento de uma doença.
Modelo Holistico:
A saúde era entendida como o equilíbrio entre os elementos e humores que compõem o organismo humano. Um desequilíbrio desses elementos permitiria o aparecimento da doença.

Outros materiais