Buscar

resposta av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO
AV1 – DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV
PROF. LUIS PAULO PONTES
INSTRUÇÕES DE RESOLUÇÃO:
A AV1 DEVERÁ SER POSTADA( EXCLUSIVAMENTE PELO TEAMS) ATÉ 07/10/2020, ÀS 23H59, NÃO SENDO RECEBIDA APÓS A DATA REFERIDA.
A MERA INDICAÇÃO DE ARTIGO DE LEI NÃO PONTUA, DEVENDO INDICAR A FUNDAMENTAÇÃO PERTINENTE.
1) Considerando os princípios aplicáveis ao Direito Processual do Trabalho, julgue a seguinte assertiva, entre certo e errado, justificando sua resposta (1 ponto):
O princípio da proteção aplicado ao direito do trabalho não incide no âmbito do processo do trabalho, pois o juiz não pode instituir privilégios que descaracterizem o tratamento isonômico entre as partes.
Resposta: Errado, pois o principio da proteção é um dos mais importantes no Direito processual, que prevê tratamento diferenciado entre empregado e empregador. Para o legislador entender por justo tratar desigualmente as partes , segundo o principio da isonomia.
2) Acerca do tema jurisdição e competência, julgue os seguintes itens, entre certo e errado, justificando sua resposta.
a. A jurisdição consiste na função estatal de compor litígios e de declarar e realizar o direito, sendo a competência a divisão desta função. (1 ponto)
Resposta: Correto, a jurisdição é a realização do Direito por um terceiro imparcial em caso concreto. E isso é uma das funções do Estado.
b. Nas hipóteses de incompetência absoluta e relativa. Se a parte requerida, na primeira oportunidade, não alegar a incompetência, haverá o fenômeno da prorrogação de competência. (1 ponto)
Resposta: A incompetência, seja absoluta ou relativa, deve ser alegada pelo réu em preliminar de contestação; todavia, caso não o faça no prazo legal, somente esta última se prorroga.
3) Considere o seguinte caso:
Francisco Edney apresentou reclamação trabalhista em face de Construtora S.A, tendo faltado à primeira audiência, razão pela qual o processo foi extinto sem resolução de mérito. Após um mês, Francisco Edney entra com nova reclamação trabalhista e mais uma vez se ausenta. Após 2 meses, apresenta uma nova reclamação trabalhista, com o mesmo teor das 2(duas) reclamações anteriores.
a) Na qualidade de advogado de Construtora S.A, qual argumentação poderia ser apresentada para que a ação não seja conhecida? Justifique sua resposta. (1 ponto).
Resposta: A sentença homologatória de acordo prévio ao ajuizamento de reclamação trabalhista, no qual foi conferida quitação geral do extinto contrato, sujeita-se ao corte rescisório tão somente se verificada a existência de fraude ou vício de consentimento.
b) Na hipótese de Francisco Edney ausentar-se por 3(três) vezes seguidas, com a extinção da causa e arquivamento do feito, seria aplicável o art. 485,§3º, do CPC? Justifique sua resposta. (1 ponto).
Resposta: O art. 485, VIII, CPC/73, previa a ação rescisória quando houvesse fundamento para invalidar confissão, desistência ou transação, em que se baseou a decisão. Segundo entendimento firmado no TST, o art. 485, VIII, CPC/73, ao tratar do fundamento para invalidar a confissão como hipótese de rescindibilidade da decisão judicial, refere-se à confissão real, fruto de erro, dolo ou coação, e não à confissão ficta resultante de revelia (Súm. 404).
4) Em que consiste o jus postulandi na justiça do trabalho? Defina e informe quais são as limitações a essa prerrogativa. (1 ponto)
Resposta: O Jus postulandi surgiu com o intuito de beneficiar a parte que não possui condições financeiras de arcar com honorários de advogado e para ter seus direitos garantidos de forma mais célere. No entanto, a utilização do jus postulandi também tem seus malefícios, no que concerne àqueles que carecem do entendimento técnico necessário para a satisfação da lide, fazendo com que se coloquem em posição desfavorável, consequentemente perdendo suas pretensões em virtude de falta de habilidade técnica.
5) Acerca da petição inicial trabalhista, responda:
a) A reclamação trabalhista pode ser apresentada de maneira verbal? Como deve proceder a parte e o judiciário neste caso? (1 ponto)
Resposta: Na Justiça do Trabalho, a petição inicial poderá ser formulada e elaborada de forma escrita, por um advogado, ou verbalmente. Neste caso, o funcionário da Vara a redigirá e reduzirá a termo a reclamação verbal formulada pelo trabalhador, segundo os termos estabelecidos no art. 840 § 2º da CLT. Serão necessárias 2 vias da inicial, nos termos do art.787 da CLT, visto que uma via será juntada ao processo e a outra irá para o reclamado.
b) Quais os requisitos da petição inicial escrita na seara trabalhista? Podem ser exigidos os requisitos do art. 319 do CPC na petição inicial trabalhista? (1 ponto)
Resposta: A qualificação do autor – reclamante - deve conter: nome completo, nacionalidade, estado civil, profissão, data de nascimento, nº do RG, CPF, CTPS (nº e série) e pis , endereço completo, incluído o CEP, além de outros dados pertinentes a sua identificação (art.319). Se o reclamante for beneficiário da prioridade na tramitação processual, conforme previsto no estatuto do idoso  (Lei n 10741 /2003), é importante registrar a seguinte observação logo abaixo do endereçamento: “Processo com prioridade nos termos do estatuto do idoso  (art. 71 da Lei n.10741 /2003)”.

Continue navegando