Buscar

PROVA FINAL DISCURSIVA ANÁLISE DE ALIMENTOS UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Os métodos descritivos de análise sensorial descrevem qualitativa e quantitativamente as amostras e têm como objetivo caracterizar as propriedades sensoriais de determinado produto. Os métodos descritivos classificam-se em: avaliação de atributos - escalas, perfil de sabor, perfil de textura, análise descritiva quantitativa (ADQ), tempo -, intensidade e teste de amostra única (DUTCOSKY, 1996). Diante desse contexto, disserte sobre o método perfil de textura. 
FONTE: DUTCOSKY, S. D. Análise sensorial de alimentos. Curitiba: Champagnat, 1996. 123 p.
	Resposta Esperada:
*O método perfil de textura pode fornecer uma descrição completa da textura de determinado alimento, *de acordo com os parâmetros mecânicos, geométricos, de gordura e umidade, *com definição do grau em que estão presentes e da ordem com que são percebidos desde a primeira mordida até a mastigação e fases finais de deglutição. *Com base nas avaliações, são usadas classificações e definições dos termos de textura, bem como referências de intensidade descritos na literatura. *Os julgadores são treinados em definição de textura, procedimento de avaliação e nas escalas de referência, sendo então selecionados pela habilidade de discriminação em atributos de textura.
	2.
	De acordo com Rodrigues e Vairo (2015), os alimentos podem ser agrupados em alimentos construtores, energéticos ou reguladores. É muito importante incluir em cada refeição pelo menos um alimento de cada grupo, a fim de garantir o atendimento das necessidades diária de cada indivíduo. Nesse sentido, descreva o que são e quais as funções dos alimentos construtores. 
FONTE: RODRIGUES, Márcia Maria; VAIRO, Célia Maria. Manual prático para uma alimentação saudável. 3. ed. São Paulo: Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, 2015.
	Resposta Esperada:
* Esse é o grupo de alimentos fontes de proteínas, que são nutrientes presentes tanto em alimentos de origem animal como vegetal. * A função da proteína é formar, manter e promover o crescimento dos tecidos do corpo, como o tecido muscular e o tecido ósseo, por isso sua função é construtora. * Os alimentos fontes de proteínas são: leite, queijos, carnes (frango, bovina, peixe etc.), ovos e leguminosas (feijões, soja, lentilha, ervilha seca, grão de bico etc.).

Outros materiais