Buscar

tecnicas e genero dissertativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A aquarela é mais uma das tantas técnicas de pintura existentes. Por mais antiga que ela seja, tendo seu nascimento por volta de 2000 anos atrás, é um método bem menos ortodoxo de pintura e se for comparada com acrílica e óleo, é muito impressionante. Descreva o processo da técnica da pintura em aquarela.
Resposta Esperada:A técnica da pintura a aquarela é baseada no sistema de pigmentação transparente ou veladuras. Utiliza o branco brilhante do papel para seus tons brancos e pálidos, e os pigmentos que normalmente não são transparentes são aplicados em consistência tão diluída, que seus efeitos se tornam quase tão brilhantes quanto aqueles naturalmente transparentes.
A principal característica da aquarela é sua pigmentação transparente. Usa-se o branco do papel para seus tons claros, e os pigmentos diluídos são empregados no suporte conforme o desejado através do sistema de pigmentação transparente ou veladuras. Os pigmentos podem apresentar mais consistências ou maior transparência conforme a quantidade de água no qual é diluído e se é aplicado no suporte seco ou já molhado. 
2. A questão dos gêneros da pintura está relacionada com o estabelecimento da pintura como arte e de sua importância como atividade intelectual. A valorização de um determinado estilo não acontece ao acaso, está relacionada a vários fatores. Descrevaos fatores que contribuíram para a supervalorização de um determinado estilo de pintura e aponte um exemplo na história da arte.
Resposta Esperada:O empenho e o consequente desenvolvimento de certos gêneros, em respectivos territórios, também perpassam por questões sociais, econômicas, religiosas e políticas.
 Afinal, há os governantes que quiseram imortalizar seus feitos, patrocinando retratos, conflitos ou guerras vencidas. Começa a ocorrer uma certa hierarquia, sendo preferidas às pinturas religiosas e históricas aos retratos, paisagens, naturezas-mortas e temas cotidianos. Esses patamares de importância começam a se dissipar levemente no s éculo XVIII. No século XIX, progressivamente, acontece seu nivelamento, quando há o auge das pinturas de paisagem e quando os próprios pintores começam a se questionar sobre a necessidade de categorias.
A valorização de um gênero é diretamente influenciada por questões socias, econômicas e políticas. Os Governantes que desejaram eternizar suas conquistas e ações patrocinaram obras que atendiam seus desejos, sendo estes: retratos ou sobre guerras vencidas. A hierarquia dos gêneros vigora do Renascimento ao século XIX, quando é superada. Havia até então uma preferência maior às pinturas religiosas e históricas do que aos retratos, paisagens, naturezas-mortas e temas cotidianos .A partir do séc XX com a modernidade os pintores cessam a hierarquia de gêneros, pois cada qual tem seu valor.