Buscar

exercicio2

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: SDE4471_EX_A2_201902051998_V2 
	13/04/2020
	Aluno(a): CRISTIANE LIMA COSTA
	2020.1 - F
	Disciplina: SDE4471 - EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL 
	201902051998
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O Guia Alimentar para a População Brasileira é um instrumento que apoia e incentiva práticas alimentares saudáveis no âmbito individual e coletivo, além de subsidiar políticas, programas e ações que objetivem o incentivo, apoio, proteção e promoção a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população. Neste contexto, relacione as quatro categorias de alimentos, definidas de acordo com o tipo de processamento empregado na sua produção e os tipos de alimentos que as compõe.
	a. Alimentos in natura ou minimamente processados
	(___) legumes em conserva, frutas em calda, queijos e pães.
	b. Óleos, gorduras, sal e açúcar
	(___) refrigerantes, biscoitos recheados, ¿salgadinhos de pacote¿ e ¿macarrão instantâneo¿.
	c. Alimentos processados
	(___) óleo de soja, manteiga, sal e açúcar demerara.
	d. Alimentos ultraprocessados
	(___) grãos secos, polidos e empacotados ou moídos na forma de farinhas, raízes e tubérculos lavados, cortes de carne resfriados ou congelados e leite pasteurizado.
 A sequência correta é:
		
	
	C - D - A - B
	
	D - C - B - A
	
	C - B - D - A
	
	A - B - D - C
	 
	C - D - B - A
	Respondido em 13/04/2020 14:41:47
	
Explicação:
Alimentos in natura ou minimamente processados: grãos secos, polidos e empacotados ou moídos na forma de farinhas, raízes e tubérculos lavados, cortes de carne resfriados ou congelados e leite pasteurizado.
Óleos, gorduras, sal e açúcar: óleo de soja, manteiga, sal e açúcar demerara.
Alimentos processados: legumes em conserva, frutas em calda, queijos e pães.
Alimentos ultraprocessados: refrigerantes, biscoitos recheados, ¿salgadinhos de pacote¿ e ¿macarrão instantâneo¿.
		EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: SDE4471_EX_A2_201902051998_V3 
	04/05/2020
	Aluno(a): CRISTIANE LIMA COSTA
	2020.1 - F
	Disciplina: SDE4471 - EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL 
	201902051998
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O padrão alimentar da população vem sofrendo rápidas mudanças, estas em sua grande maioria nos países economicamente emergentes.  Pode-se mencionar que as principais mudanças se relacionam com:
		
	
	a substituição de alimentos in natura ou ultraprocessados de origem animal e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo.
	
	a combinação de alimentos minimamente processados e processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras) e preparações culinárias à base desses alimentos com produtos industrializados prontos para consumo.
	
	a substituição de alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal (peixe, carne bovina e de aves) e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo.
	
	a substituição de alimentos integrais ou processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras) e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos ultraprocessados.
	 
	a substituição de alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras) e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo.
	Respondido em 04/05/2020 22:25:44
	
Explicação:
A substituição de alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras) e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Redução dos índices de desnutrição e aumento do sobrepeso e obesidade, tendo como uma das causas a substituição dos alimentos in natura, ou minimamente processados, por alimentos ultraprocessados são características da:
		
	
	Transição demográfica.
	
	Transição epidemiológica.
	 
	Transição nutricional.
	
	Pesquisa etnográfica.
	
	Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).
	Respondido em 04/05/2020 22:25:48
	
Explicação:
Transição demográfica: As taxas de natalidade e mortalidade foram reduzidas. Com isso, temos mais pessoas vivendo por mais tempo e menos pessoas nascendo, caracterizando o envelhecimento da população.
Transição epidemiológica: São as mudanças de morbimortalidade; neste mesmo período, o brasileiro deixou de morrer por doenças infecciosas, parasitárias e carenciais, e passou a ter como causa de óbitos as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), associadas ao sobrepeso e obesidade, dislipidemias e síndrome metabólica.
A pesquisa etnográfica fundamenta-se na inserção do pesquisador em um campo diferente, do ponto de vista cultural, de seu próprio habitat durante um longo período. A prática etnográfica consiste basicamente em estabelecer relações, selecionar informantes e tentar salvar o dito em um discurso social em formas pesquisáveis.
Segundo a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional ¿ LOSAN (Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006), por Segurança Alimentar e Nutricional ¿ SAN entende-se a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. Os compromissos assumidos pelo Governo Federal desde 2003, ao objetivar o combate à fome e à miséria no país, trilharam a construção da agenda da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) enquanto uma política de Estado, num amplo processo intersetorial e com participação da sociedade civil, definindo os marcos legais e institucionais dessa agenda ¿ como a criação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN); a recriação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA); a instalação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN); e a elaboração do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN 2012/2015).
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o guia alimentar, alimentos ultraprocessados possuem várias características, COM EXCEÇÃO DE:
		
	 
	A composição nutricional dos alimentos ultraprocessados favorece a nossa defesa antioxidante pois são excelentes fontes de vitaminas e minerais antioxidantes.
	
	Alimentos ultraprocessados possuem um alto teor de sódio, devido à adição de grandes quantidades de sal, necessárias para aumentar a duração dos produtos e intensificar o sabor, ou mesmo para encobrir sabores indesejáveis oriundos de aditivos ou de substâncias geradas pelas técnicas envolvidas no ultraprocessamento.
	
	Os alimentos ultraprocessados, geralmente, são muito pobres em fibras, componente essencial para a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e alguns cânceres. 
	
	A composição nutricional dos alimentos ultraprocessados faz com que, em sua grande maioria, eles sejam ricos em gorduras ou açúcares e, muitas vezes, simultaneamente ricos em gorduras e açúcares.
	
	Alimentos ultraprocessados são formulações industriais feitas inteiramente ou majoritariamente de substâncias extraídas de alimentos (óleos, gorduras, açúcar, amido, proteínas), derivadas de constituintes de alimentos (gorduras hidrogenadas, amido modificado) ou sintetizadas em laboratório com base em matérias orgânicas como petróleo e carvão (corantes, aromatizantes, realçadores de sabor e vários tipos de aditivos usados para dotar os produtos de propriedades sensoriais atraentes).
	Respondido em 04/05/2020 22:26:08
	
Explicação:
Alimentos in natura comos frutas, legumes e verduras são excelentes fontes de vitaminas e minerais antioxidantes.4a Questão
	
	
	
	
	Devido à relevância das doenças crônicas não transmissíveis na definição do perfil epidemiológico da população brasileira, e pelo fato de que grande parte de seus determinantes são passíveis de prevenção, o Ministério da Saúde implantou, em 2006:
		
	
	Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF).
	
	Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).
	
	Estudo Nacional de Despesa Familiar (ENDEF).
	 
	Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL).
	
	Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
	Respondido em 04/05/2020 22:26:01
	
Explicação:
O Vigitel compõe o sistema de Vigilância de Fatores de Risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) do Ministério da Saúde, juntamente com outros inquéritos, como os domiciliares e os voltados para a população escolar. Conhecer a situação de saúde da população é o primeiro passo para planejar ações e programas que reduzam a ocorrência e a gravidade destas doenças, melhorando assim a saúde da população. A pesquisa Vigitel é realizada pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde.
		Exercício: SDE4471_EX_A2_201902051998_V4 
	04/05/2020
	Aluno(a): CRISTIANE LIMA COSTA
	2020.1 - F
	Disciplina: SDE4471 - EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL 
	201902051998
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Redução dos índices de desnutrição e aumento do sobrepeso e obesidade, tendo como uma das causas a substituição dos alimentos in natura, ou minimamente processados, por alimentos ultraprocessados são características da:
		
	
	Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).
	
	Transição demográfica.
	 
	Transição nutricional.
	
	Pesquisa etnográfica.
	
	Transição epidemiológica.
	Respondido em 04/05/2020 22:26:33
	
Explicação:
Transição demográfica: As taxas de natalidade e mortalidade foram reduzidas. Com isso, temos mais pessoas vivendo por mais tempo e menos pessoas nascendo, caracterizando o envelhecimento da população.
Transição epidemiológica: São as mudanças de morbimortalidade; neste mesmo período, o brasileiro deixou de morrer por doenças infecciosas, parasitárias e carenciais, e passou a ter como causa de óbitos as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), associadas ao sobrepeso e obesidade, dislipidemias e síndrome metabólica.
A pesquisa etnográfica fundamenta-se na inserção do pesquisador em um campo diferente, do ponto de vista cultural, de seu próprio habitat durante um longo período. A prática etnográfica consiste basicamente em estabelecer relações, selecionar informantes e tentar salvar o dito em um discurso social em formas pesquisáveis.
Segundo a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional ¿ LOSAN (Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006), por Segurança Alimentar e Nutricional ¿ SAN entende-se a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. Os compromissos assumidos pelo Governo Federal desde 2003, ao objetivar o combate à fome e à miséria no país, trilharam a construção da agenda da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) enquanto uma política de Estado, num amplo processo intersetorial e com participação da sociedade civil, definindo os marcos legais e institucionais dessa agenda ¿ como a criação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN); a recriação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA); a instalação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN); e a elaboração do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN 2012/2015).
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O padrão alimentar da população vem sofrendo rápidas mudanças, estas em sua grande maioria nos países economicamente emergentes.  Pode-se mencionar que as principais mudanças se relacionam com:
		
	
	a combinação de alimentos minimamente processados e processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras) e preparações culinárias à base desses alimentos com produtos industrializados prontos para consumo.
	
	a substituição de alimentos in natura ou ultraprocessados de origem animal e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo.
	 
	a substituição de alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras) e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo.
	
	a substituição de alimentos integrais ou processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras) e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos ultraprocessados.
	
	a substituição de alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal (peixe, carne bovina e de aves) e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo.
	Respondido em 04/05/2020 22:26:57
	
Explicação:
A substituição de alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras) e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Devido à relevância das doenças crônicas não transmissíveis na definição do perfil epidemiológico da população brasileira, e pelo fato de que grande parte de seus determinantes são passíveis de prevenção, o Ministério da Saúde implantou, em 2006:
		
	
	Estudo Nacional de Despesa Familiar (ENDEF).
	
	Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF).
	
	Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
	 
	Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL).
	
	Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).
	Respondido em 04/05/2020 22:26:48
	
Explicação:
O Vigitel compõe o sistema de Vigilância de Fatores de Risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) do Ministério da Saúde, juntamente com outros inquéritos, como os domiciliares e os voltados para a população escolar. Conhecer a situação de saúde da população é o primeiro passo para planejar ações e programas que reduzam a ocorrência e a gravidade destas doenças, melhorando assim a saúde da população. A pesquisa Vigitel é realizada pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o guia alimentar, alimentos ultraprocessados possuem várias características, COM EXCEÇÃO DE:
		
	
	Alimentos ultraprocessados são formulações industriais feitas inteiramente ou majoritariamente de substâncias extraídas de alimentos (óleos, gorduras, açúcar, amido, proteínas), derivadas de constituintes de alimentos (gorduras hidrogenadas, amido modificado) ou sintetizadas em laboratório com base em matérias orgânicas como petróleo e carvão (corantes, aromatizantes, realçadores de sabor e vários tipos de aditivos usados para dotar os produtos de propriedades sensoriais atraentes).
	 
	A composição nutricional dos alimentos ultraprocessados favorece a nossa defesa antioxidante pois são excelentes fontes de vitaminas e minerais antioxidantes.
	
	Alimentos ultraprocessados possuem um alto teor de sódio, devido à adição de grandes quantidades de sal, necessárias para aumentar a duração dos produtos e intensificar o sabor, ou mesmo para encobrir sabores indesejáveis oriundos de aditivos ou de substâncias geradas pelas técnicas envolvidas no ultraprocessamento.
	
	A composição nutricional dos alimentos ultraprocessados faz com que, em sua grande maioria, eles sejam ricos em gorduras ou açúcares e, muitas vezes, simultaneamente ricos em gorduras e açúcares.
	
	Os alimentos ultraprocessados,geralmente, são muito pobres em fibras, componente essencial para a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e alguns cânceres. 
	Respondido em 04/05/2020 22:27:09
	
Explicação:
Alimentos in natura comos frutas, legumes e verduras são excelentes fontes de vitaminas e minerais antioxidantes.
		
	EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: SDE4471_EX_A2_201902051998_V5 
	04/05/2020
	Aluno(a): CRISTIANE LIMA COSTA
	2020.1 - F
	Disciplina: SDE4471 - EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL 
	201902051998
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O padrão alimentar da população vem sofrendo rápidas mudanças, estas em sua grande maioria nos países economicamente emergentes.  Pode-se mencionar que as principais mudanças se relacionam com:
		
	
	a substituição de alimentos in natura ou ultraprocessados de origem animal e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo.
	
	a substituição de alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal (peixe, carne bovina e de aves) e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo.
	
	a combinação de alimentos minimamente processados e processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras) e preparações culinárias à base desses alimentos com produtos industrializados prontos para consumo.
	
	a substituição de alimentos integrais ou processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras) e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos ultraprocessados.
	 
	a substituição de alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras) e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo.
	Respondido em 04/05/2020 22:32:30
	
Explicação:
A substituição de alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras) e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Redução dos índices de desnutrição e aumento do sobrepeso e obesidade, tendo como uma das causas a substituição dos alimentos in natura, ou minimamente processados, por alimentos ultraprocessados são características da:
		
	
	Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).
	
	Pesquisa etnográfica.
	
	Transição demográfica.
	
	Transição epidemiológica.
	 
	Transição nutricional.
	Respondido em 04/05/2020 22:32:56
	
Explicação:
Transição demográfica: As taxas de natalidade e mortalidade foram reduzidas. Com isso, temos mais pessoas vivendo por mais tempo e menos pessoas nascendo, caracterizando o envelhecimento da população.
Transição epidemiológica: São as mudanças de morbimortalidade; neste mesmo período, o brasileiro deixou de morrer por doenças infecciosas, parasitárias e carenciais, e passou a ter como causa de óbitos as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), associadas ao sobrepeso e obesidade, dislipidemias e síndrome metabólica.
A pesquisa etnográfica fundamenta-se na inserção do pesquisador em um campo diferente, do ponto de vista cultural, de seu próprio habitat durante um longo período. A prática etnográfica consiste basicamente em estabelecer relações, selecionar informantes e tentar salvar o dito em um discurso social em formas pesquisáveis.
Segundo a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional ¿ LOSAN (Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006), por Segurança Alimentar e Nutricional ¿ SAN entende-se a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. Os compromissos assumidos pelo Governo Federal desde 2003, ao objetivar o combate à fome e à miséria no país, trilharam a construção da agenda da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) enquanto uma política de Estado, num amplo processo intersetorial e com participação da sociedade civil, definindo os marcos legais e institucionais dessa agenda ¿ como a criação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN); a recriação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA); a instalação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN); e a elaboração do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN 2012/2015).
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o guia alimentar, alimentos ultraprocessados possuem várias características, COM EXCEÇÃO DE:
		
	
	Os alimentos ultraprocessados, geralmente, são muito pobres em fibras, componente essencial para a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e alguns cânceres. 
	
	Alimentos ultraprocessados são formulações industriais feitas inteiramente ou majoritariamente de substâncias extraídas de alimentos (óleos, gorduras, açúcar, amido, proteínas), derivadas de constituintes de alimentos (gorduras hidrogenadas, amido modificado) ou sintetizadas em laboratório com base em matérias orgânicas como petróleo e carvão (corantes, aromatizantes, realçadores de sabor e vários tipos de aditivos usados para dotar os produtos de propriedades sensoriais atraentes).
	 
	A composição nutricional dos alimentos ultraprocessados favorece a nossa defesa antioxidante pois são excelentes fontes de vitaminas e minerais antioxidantes.
	
	Alimentos ultraprocessados possuem um alto teor de sódio, devido à adição de grandes quantidades de sal, necessárias para aumentar a duração dos produtos e intensificar o sabor, ou mesmo para encobrir sabores indesejáveis oriundos de aditivos ou de substâncias geradas pelas técnicas envolvidas no ultraprocessamento.
	
	A composição nutricional dos alimentos ultraprocessados faz com que, em sua grande maioria, eles sejam ricos em gorduras ou açúcares e, muitas vezes, simultaneamente ricos em gorduras e açúcares.
	Respondido em 04/05/2020 22:33:37
	
Explicação:
Alimentos in natura comos frutas, legumes e verduras são excelentes fontes de vitaminas e minerais antioxidantes.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Devido à relevância das doenças crônicas não transmissíveis na definição do perfil epidemiológico da população brasileira, e pelo fato de que grande parte de seus determinantes são passíveis de prevenção, o Ministério da Saúde implantou, em 2006:
		
	
	Estudo Nacional de Despesa Familiar (ENDEF).
	
	Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
	 
	Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL).
	
	Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).
	
	Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF).
	Respondido em 04/05/2020 22:34:57
	
Explicação:
O Vigitel compõe o sistema de Vigilância de Fatores de Risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) do Ministério da Saúde, juntamente com outros inquéritos, como os domiciliares e os voltados para a população escolar. Conhecer a situação de saúde da população é o primeiro passo para planejar ações e programas que reduzam a ocorrência e a gravidade destas doenças, melhorando assim a saúde da população. A pesquisa Vigitel é realizada pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde.
	
	
	
		
	EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: SDE4471_EX_A2_201902051998_V6 
	05/05/2020
	Aluno(a): CRISTIANE LIMA COSTA
	2020.1 - F
	Disciplina: SDE4471 - EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL 
	201902051998
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Redução dos índices de desnutrição e aumento do sobrepeso e obesidade, tendo como uma das causas a substituição dos alimentos in natura, ou minimamenteprocessados, por alimentos ultraprocessados são características da:
		
	
	Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).
	
	Transição demográfica.
	
	Transição epidemiológica.
	 
	Transição nutricional.
	
	Pesquisa etnográfica.
	Respondido em 05/05/2020 22:25:57
	
Explicação:
Transição demográfica: As taxas de natalidade e mortalidade foram reduzidas. Com isso, temos mais pessoas vivendo por mais tempo e menos pessoas nascendo, caracterizando o envelhecimento da população.
Transição epidemiológica: São as mudanças de morbimortalidade; neste mesmo período, o brasileiro deixou de morrer por doenças infecciosas, parasitárias e carenciais, e passou a ter como causa de óbitos as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), associadas ao sobrepeso e obesidade, dislipidemias e síndrome metabólica.
A pesquisa etnográfica fundamenta-se na inserção do pesquisador em um campo diferente, do ponto de vista cultural, de seu próprio habitat durante um longo período. A prática etnográfica consiste basicamente em estabelecer relações, selecionar informantes e tentar salvar o dito em um discurso social em formas pesquisáveis.
Segundo a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional ¿ LOSAN (Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006), por Segurança Alimentar e Nutricional ¿ SAN entende-se a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. Os compromissos assumidos pelo Governo Federal desde 2003, ao objetivar o combate à fome e à miséria no país, trilharam a construção da agenda da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) enquanto uma política de Estado, num amplo processo intersetorial e com participação da sociedade civil, definindo os marcos legais e institucionais dessa agenda ¿ como a criação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN); a recriação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA); a instalação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN); e a elaboração do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN 2012/2015).
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o guia alimentar, alimentos ultraprocessados possuem várias características, COM EXCEÇÃO DE:
		
	
	Alimentos ultraprocessados possuem um alto teor de sódio, devido à adição de grandes quantidades de sal, necessárias para aumentar a duração dos produtos e intensificar o sabor, ou mesmo para encobrir sabores indesejáveis oriundos de aditivos ou de substâncias geradas pelas técnicas envolvidas no ultraprocessamento.
	 
	A composição nutricional dos alimentos ultraprocessados favorece a nossa defesa antioxidante pois são excelentes fontes de vitaminas e minerais antioxidantes.
	
	Alimentos ultraprocessados são formulações industriais feitas inteiramente ou majoritariamente de substâncias extraídas de alimentos (óleos, gorduras, açúcar, amido, proteínas), derivadas de constituintes de alimentos (gorduras hidrogenadas, amido modificado) ou sintetizadas em laboratório com base em matérias orgânicas como petróleo e carvão (corantes, aromatizantes, realçadores de sabor e vários tipos de aditivos usados para dotar os produtos de propriedades sensoriais atraentes).
	
	A composição nutricional dos alimentos ultraprocessados faz com que, em sua grande maioria, eles sejam ricos em gorduras ou açúcares e, muitas vezes, simultaneamente ricos em gorduras e açúcares.
	
	Os alimentos ultraprocessados, geralmente, são muito pobres em fibras, componente essencial para a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e alguns cânceres. 
	Respondido em 05/05/2020 22:25:35
	
Explicação:
Alimentos in natura comos frutas, legumes e verduras são excelentes fontes de vitaminas e minerais antioxidantes.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O padrão alimentar da população brasileira vem sofrendo rápidas mudanças que se caracterizam pela:
		
	
	ingestão excessiva de alimentos ricos em fibras.
	
	adoção de uma alimentação baseada em plantas.
	 
	substituição de alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras), bem como preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo.
	
	diminuição no consumo de alimentos hipercalóricos.
	
	substituição de alimentos industrializados prontos para o consumo por alimentos minimamente processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras).
	Respondido em 05/05/2020 22:25:27
	
Explicação:
As principais mudanças se relacionam com a substituição de alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras), bem como preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo. Estas determinam, entre outras consequências, o desequilíbrio na oferta de nutrientes e a ingestão excessiva de calorias.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O padrão alimentar da população vem sofrendo rápidas mudanças, estas em sua grande maioria nos países economicamente emergentes.  Pode-se mencionar que as principais mudanças se relacionam com:
		
	
	a combinação de alimentos minimamente processados e processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras) e preparações culinárias à base desses alimentos com produtos industrializados prontos para consumo.
	
	a substituição de alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal (peixe, carne bovina e de aves) e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo.
	
	a substituição de alimentos in natura ou ultraprocessados de origem animal e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo.
	
	a substituição de alimentos integrais ou processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras) e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos ultraprocessados.
	 
	a substituição de alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras) e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo.
	Respondido em 05/05/2020 22:25:35
	
Explicação:
A substituição de alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras) e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Devido à relevância das doenças crônicas não transmissíveis na definição do perfil epidemiológico da população brasileira, e pelo fato de que grande parte de seus determinantes são passíveis de prevenção, o Ministério da Saúde implantou, em 2006:
		
	
	Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
	 
	Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL).
	
	Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).
	
	Estudo Nacional de Despesa Familiar (ENDEF).
	
	Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF).
	Respondido em 05/05/2020 22:25:15
	
Explicação:
O Vigitel compõe o sistema de Vigilância de Fatores de Risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) do Ministério da Saúde, juntamente com outros inquéritos, como os domiciliares e os voltados para a população escolar. Conhecer a situação de saúde da população é o primeiro passo para planejar ações e programas que reduzam a ocorrência e a gravidade destas doenças, melhorando assim a saúde da população. A pesquisa Vigitel é realizada pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde.
	
	
	 
	
	 6a QuestãoO estudo de Claro et al. (2015) faz relação com o consumo de alimentos não saudáveis e o risco aumentado para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Levando em consideração as mudanças nas características da população, podemos citar as três transições:
		
	
	Transição coletiva, epidemiológica e nutricional
	 
	Transição demográfica, epidemiológica e nutricional.
	
	Transição epidemiológica, fisiológica, nutricional
	
	Transição demográfica, nutricional e coletiva
	
	Transição nutricional, alimentar e fisiológica
	Respondido em 05/05/2020 22:25:12
	
Explicação:
Transição demográfica: As taxas de natalidade e mortalidade foram reduzidas. Com isso, temos mais pessoas vivendo por mais tempo e menos pessoas nascendo, caracterizando o envelhecimento da população.
Transição epidemiológica: São as mudanças de morbimortalidade; neste mesmo período, o brasileiro deixou de morrer por doenças infecciosas, parasitárias e carenciais, e passou a ter como causa de óbitos as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), associadas ao sobrepeso e obesidade, dislipidemias e síndrome metabólica.
Transição nutricional: Redução dos índices de desnutrição e aumento do sobrepeso e obesidade, tendo como uma das causas a substituição dos alimentos in natura, ou minimamente processados, por alimentos ultraprocessados.
 
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística analisou o consumo alimentar do brasileiro com relação ao dados obtidos, marque a alternativa correta:
		
	
	Mais de 30% do orçamento com alimentação foi consumido com refeições dentro do domícilio
	
	Houve diminuição na compra de alimentos prontos.
	 
	Aumento na compra de alimentos ultraprocessados, tais como pão francês, biscoito, refrigerantes, bebidas alcoólicas, refeições prontas e misturas industrializadas;
	
	Aumento no consumo de frutas, verduras e legumes.
	
	Aumento na compra de arroz, feijão, leite, farinha de trigo e de mandioca, óleo de soja e açúcar;
	Respondido em 05/05/2020 22:25:14
	
Explicação:
A Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística analisou o consumo alimentar pessoal do brasileiro e demonstrou que o teor de proteínas das dietas foi adequado; a presença de frutas, verduras e legumes foi insuficiente e o excesso de calorias foi proveniente de açúcares livres e gorduras saturadas.
Além disso, contatou que:
· houve aumento na compra de alimentos ultraprocessados, tais como pão francês, biscoito, refrigerantes, bebidas alcoólicas, refeições prontas e misturas industrializadas;
· houve diminuição na compra de arroz, feijão, leite, farinha de trigo e de mandioca, óleo de soja e açúcar;
· e pouco mais de 30% do orçamento com alimentação foi consumido com refeições fora do domicílio. (BRASIL, 2011)
	· 
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O estudo que analisou o consumo alimentar do brasileiro e demonstrou baixo consumo de frutas, verduras e legumes e excesso de calorias provenientes de açúcares livres e gorduras saturadas foi:
		
	
	a PNAN (Política Nacional de Alimentação e Nutrição).
	
	o Guia Alimentar para População Brasileira.
	
	a VIGITEL (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito telefônico).
	 
	a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
	
	o Estudo Nacional de Despesa Familiar (ENDEF).
	Respondido em 05/05/2020 22:24:53
	
Explicação:
A Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística analisou o consumo alimentar pessoal do brasileiro e demonstrou que o teor de proteínas das dietas foi adequado; a presença de frutas, verduras e legumes foi insuficiente e o excesso de calorias foi proveniente de açúcares livres e gorduras saturadas.
	
	
	
	 
	EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: SDE4471_EX_A2_201902051998_V7 
	05/05/2020
	Aluno(a): CRISTIANE LIMA COSTA
	2020.1 - F
	Disciplina: SDE4471 - EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL 
	201902051998
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Redução dos índices de desnutrição e aumento do sobrepeso e obesidade, tendo como uma das causas a substituição dos alimentos in natura, ou minimamente processados, por alimentos ultraprocessados são características da:
		
	
	Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).
	
	Pesquisa etnográfica.
	
	Transição epidemiológica.
	 
	Transição nutricional.
	
	Transição demográfica.
	Respondido em 05/05/2020 22:26:37
	
Explicação:
Transição demográfica: As taxas de natalidade e mortalidade foram reduzidas. Com isso, temos mais pessoas vivendo por mais tempo e menos pessoas nascendo, caracterizando o envelhecimento da população.
Transição epidemiológica: São as mudanças de morbimortalidade; neste mesmo período, o brasileiro deixou de morrer por doenças infecciosas, parasitárias e carenciais, e passou a ter como causa de óbitos as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), associadas ao sobrepeso e obesidade, dislipidemias e síndrome metabólica.
A pesquisa etnográfica fundamenta-se na inserção do pesquisador em um campo diferente, do ponto de vista cultural, de seu próprio habitat durante um longo período. A prática etnográfica consiste basicamente em estabelecer relações, selecionar informantes e tentar salvar o dito em um discurso social em formas pesquisáveis.
Segundo a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional ¿ LOSAN (Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006), por Segurança Alimentar e Nutricional ¿ SAN entende-se a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. Os compromissos assumidos pelo Governo Federal desde 2003, ao objetivar o combate à fome e à miséria no país, trilharam a construção da agenda da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) enquanto uma política de Estado, num amplo processo intersetorial e com participação da sociedade civil, definindo os marcos legais e institucionais dessa agenda ¿ como a criação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN); a recriação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA); a instalação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN); e a elaboração do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN 2012/2015).
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o guia alimentar, alimentos ultraprocessados possuem várias características, COM EXCEÇÃO DE:
		
	
	Alimentos ultraprocessados possuem um alto teor de sódio, devido à adição de grandes quantidades de sal, necessárias para aumentar a duração dos produtos e intensificar o sabor, ou mesmo para encobrir sabores indesejáveis oriundos de aditivos ou de substâncias geradas pelas técnicas envolvidas no ultraprocessamento.
	
	Alimentos ultraprocessados são formulações industriais feitas inteiramente ou majoritariamente de substâncias extraídas de alimentos (óleos, gorduras, açúcar, amido, proteínas), derivadas de constituintes de alimentos (gorduras hidrogenadas, amido modificado) ou sintetizadas em laboratório com base em matérias orgânicas como petróleo e carvão (corantes, aromatizantes, realçadores de sabor e vários tipos de aditivos usados para dotar os produtos de propriedades sensoriais atraentes).
	 
	A composição nutricional dos alimentos ultraprocessados favorece a nossa defesa antioxidante pois são excelentes fontes de vitaminas e minerais antioxidantes.
	
	Os alimentos ultraprocessados, geralmente, são muito pobres em fibras, componente essencial para a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e alguns cânceres. 
	
	A composição nutricional dos alimentos ultraprocessados faz com que,em sua grande maioria, eles sejam ricos em gorduras ou açúcares e, muitas vezes, simultaneamente ricos em gorduras e açúcares.
	Respondido em 05/05/2020 22:26:44
	
Explicação:
Alimentos in natura comos frutas, legumes e verduras são excelentes fontes de vitaminas e minerais antioxidantes.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O padrão alimentar da população brasileira vem sofrendo rápidas mudanças que se caracterizam pela:
		
	
	ingestão excessiva de alimentos ricos em fibras.
	
	substituição de alimentos industrializados prontos para o consumo por alimentos minimamente processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras).
	
	diminuição no consumo de alimentos hipercalóricos.
	
	adoção de uma alimentação baseada em plantas.
	 
	substituição de alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras), bem como preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo.
	Respondido em 05/05/2020 22:26:49
	
Explicação:
As principais mudanças se relacionam com a substituição de alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras), bem como preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo. Estas determinam, entre outras consequências, o desequilíbrio na oferta de nutrientes e a ingestão excessiva de calorias.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O padrão alimentar da população vem sofrendo rápidas mudanças, estas em sua grande maioria nos países economicamente emergentes.  Pode-se mencionar que as principais mudanças se relacionam com:
		
	
	a substituição de alimentos integrais ou processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras) e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos ultraprocessados.
	
	a substituição de alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal (peixe, carne bovina e de aves) e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo.
	
	a combinação de alimentos minimamente processados e processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras) e preparações culinárias à base desses alimentos com produtos industrializados prontos para consumo.
	
	a substituição de alimentos in natura ou ultraprocessados de origem animal e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo.
	 
	a substituição de alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras) e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo.
	Respondido em 05/05/2020 22:27:12
	
Explicação:
A substituição de alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras) e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Devido à relevância das doenças crônicas não transmissíveis na definição do perfil epidemiológico da população brasileira, e pelo fato de que grande parte de seus determinantes são passíveis de prevenção, o Ministério da Saúde implantou, em 2006:
		
	 
	Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL).
	
	Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
	
	Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF).
	
	Estudo Nacional de Despesa Familiar (ENDEF).
	
	Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).
	Respondido em 05/05/2020 22:27:08
	
Explicação:
O Vigitel compõe o sistema de Vigilância de Fatores de Risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) do Ministério da Saúde, juntamente com outros inquéritos, como os domiciliares e os voltados para a população escolar. Conhecer a situação de saúde da população é o primeiro passo para planejar ações e programas que reduzam a ocorrência e a gravidade destas doenças, melhorando assim a saúde da população. A pesquisa Vigitel é realizada pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O estudo de Claro et al. (2015) faz relação com o consumo de alimentos não saudáveis e o risco aumentado para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Levando em consideração as mudanças nas características da população, podemos citar as três transições:
		
	
	Transição coletiva, epidemiológica e nutricional
	
	Transição nutricional, alimentar e fisiológica
	 
	Transição epidemiológica, fisiológica, nutricional
	
	Transição demográfica, nutricional e coletiva
	 
	Transição demográfica, epidemiológica e nutricional.
	Respondido em 05/05/2020 22:27:11
	
Explicação:
Transição demográfica: As taxas de natalidade e mortalidade foram reduzidas. Com isso, temos mais pessoas vivendo por mais tempo e menos pessoas nascendo, caracterizando o envelhecimento da população.
Transição epidemiológica: São as mudanças de morbimortalidade; neste mesmo período, o brasileiro deixou de morrer por doenças infecciosas, parasitárias e carenciais, e passou a ter como causa de óbitos as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), associadas ao sobrepeso e obesidade, dislipidemias e síndrome metabólica.
Transição nutricional: Redução dos índices de desnutrição e aumento do sobrepeso e obesidade, tendo como uma das causas a substituição dos alimentos in natura, ou minimamente processados, por alimentos ultraprocessados.
 
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística analisou o consumo alimentar do brasileiro com relação ao dados obtidos, marque a alternativa correta:
		
	
	Mais de 30% do orçamento com alimentação foi consumido com refeições dentro do domícilio
	
	Houve diminuição na compra de alimentos prontos.
	 
	Aumento na compra de alimentos ultraprocessados, tais como pão francês, biscoito, refrigerantes, bebidas alcoólicas, refeições prontas e misturas industrializadas;
	
	Aumento na compra de arroz, feijão, leite, farinha de trigo e de mandioca, óleo de soja e açúcar;
	
	Aumento no consumo de frutas, verduras e legumes.
	Respondido em 06/05/2020 22:42:21
	
Explicação:
A Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística analisou o consumo alimentar pessoal do brasileiro e demonstrou que o teor de proteínas das dietas foi adequado; a presença de frutas, verduras e legumes foi insuficiente e o excesso de calorias foi proveniente de açúcares livres e gorduras saturadas.
Além disso, contatou que:
· houve aumento na compra de alimentos ultraprocessados, tais como pão francês, biscoito, refrigerantes, bebidas alcoólicas, refeições prontas e misturas industrializadas;
· houve diminuição na compra de arroz, feijão, leite, farinha de trigo e de mandioca, óleo de soja e açúcar;
· e pouco mais de 30% do orçamento com alimentação foi consumido com refeições fora do domicílio. (BRASIL, 2011)
	· 
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O estudo que analisou o consumo alimentar do brasileiro e demonstrou baixo consumo de frutas, verduras e legumes e excesso de calorias provenientes de açúcares livres e gorduras saturadas foi:
		
	
	o Guia Alimentar para População Brasileira.
	 
	a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
	
	o Estudo Nacional de Despesa Familiar (ENDEF).
	
	a PNAN (Política Nacional de Alimentação e Nutrição).
	
	a VIGITEL (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito telefônico).
	Respondido em 06/05/2020 22:42:28
	
Explicação:
A Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística analisou o consumo alimentar pessoal do brasileiro e demonstrou que o teor deproteínas das dietas foi adequado; a presença de frutas, verduras e legumes foi insuficiente e o excesso de calorias foi proveniente de açúcares livres e gorduras saturadas.

Continue navegando