Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HUGO LEONARDO SERRA DA SILVA MONTELO
	Matr.: 201902119355
	Disc.: EDUC. ALIMENT. NUTRI 
	2021.2 - F (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		De acordo com o guia alimentar, alimentos ultraprocessados possuem várias características, COM EXCEÇÃO DE:
	
	
	
	A composição nutricional dos alimentos ultraprocessados favorece a nossa defesa antioxidante pois são excelentes fontes de vitaminas e minerais antioxidantes.
	
		2.
		O padrão alimentar da população vem sofrendo rápidas mudanças, estas em sua grande maioria nos países economicamente emergentes.  Pode-se mencionar que as principais mudanças se relacionam com:
	
	
	
	a substituição de alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras) e preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo.
	 
		
	
		3.
		A Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística analisou o consumo alimentar do brasileiro com relação ao dados obtidos, marque a alternativa correta:
	
	
	
	Aumento na compra de alimentos ultraprocessados, tais como pão francês, biscoito, refrigerantes, bebidas alcoólicas, refeições prontas e misturas industrializadas;
	
		4.
		O estudo que analisou o consumo alimentar do brasileiro e demonstrou baixo consumo de frutas, verduras e legumes e excesso de calorias provenientes de açúcares livres e gorduras saturadas foi:
	
	
	
	a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
		5.
		O padrão alimentar da população brasileira vem sofrendo rápidas mudanças que se caracterizam pela:
	
	
	
	substituição de alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras), bem como preparações culinárias à base desses alimentos por produtos industrializados prontos para consumo.
	
		6.
		Redução dos índices de desnutrição e aumento do sobrepeso e obesidade, tendo como uma das causas a substituição dos alimentos in natura, ou minimamente processados, por alimentos ultraprocessados são características da:
	
	
	
	Transição nutricional.
	 
		
	
		7.
		O estudo de Claro et al. (2015) faz relação com o consumo de alimentos não saudáveis e o risco aumentado para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Levando em consideração as mudanças nas características da população, podemos citar as três transições:
	
	
	
	Transição demográfica, epidemiológica e nutricional.
	
		8.
		Devido à relevância das doenças crônicas não transmissíveis na definição do perfil epidemiológico da população brasileira, e pelo fato de que grande parte de seus determinantes são passíveis de prevenção, o Ministério da Saúde implantou, em 2006:
	
	
	
	Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL).

Mais conteúdos dessa disciplina