Buscar

GESTÃO DE PROJETOS

Prévia do material em texto

Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Uma empresa de alta tecnologia desenvolveu um sistema computacional que incorpora fatores estratégicos não capturados pelo tradicional método do desconto de fluxo de caixa ou por outros métodos de análise financeira tradicionais utilizados pelas organizações. As informações contidas no texto referem-se ao método conhecido como análise de viabilidade:
	
	
	
	quantitativa
	
	
	qualitativa
	
	
	tecnológica
	
	
	computacional
	
	
	risco
	
Explicação:
qualitativa
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Segundo o PMBOK (2008), quando ocorre o esforço de planejamento do gerenciamento dos custos?
	
	
	
	Ocorre nas fases iniciais do planejamento do produto e fornece a estrutura para cada aquisição no gerenciamento dos custos para que o desempenho dos mesmos seja lucrativo e coordenado.
	
	
	Ocorre nas fases finais do projeto e fornece as informações finais para cada processo do gerenciamento dos custos, de forma que o desempenho dos mesmos seja calculado e coordenado.
	
	
	Ocorre nas fases finais do planejamento do projeto e fornece a estrutura para cada produto do gerenciamento dos custos para que o desempenho dos mesmos seja razoável e coordenado.
	
	
	Ocorre nas fases finais, no encerramento do projeto e fornece os dados para cada processo realizado no gerenciamento dos custos para que o desempenho dos mesmos seja eficaz e coordenado.
	
	
	Ocorre nas fases iniciais do planejamento do projeto e fornece a estrutura para cada processo do gerenciamento dos custos para que o desempenho dos mesmos seja eficiente e coordenado.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado. Sobre essa área de conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	Controlar os custos é o processo de monitoramento do andamento do projeto para atualização no seu orçamento e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base de custos.
	
	
	Encerrar os custos é o processo de encerramento do projeto para atualização no seu orçamento e gerenciamento das mudanças necessários para terminar as atividades do projeto.
	
	
	Determinar o orçamento é o processo de agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada.
	
	
	Planejar o gerenciamento dos custos é o processo de estabelecer as políticas, os procedimentos e a documentação para o planejamento, gestão, despesas e controle dos custos do projeto.
	
	
	Estimar os custos é o processo de desenvolvimento de uma estimativa de custos dos recursos monetários necessários para terminar as atividades do projeto.
	
Explicação:
O trabalho de gerenciar os custos do projeto envolve planejar os custos, estimar os custos das ataividades do cronograma do projeto, elaborar o orçamento e controlar o orçamento. Encerrar os custos é um termo inventado e não representa um trabalho envolvido com gerenciameto dos custos do projeto.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A Gestão de Custos do Projeto visa assegurar que o projeto seja completado atentando-se ao orçamento. Esta gestão deve ser baseada nos custos das atividades. Inclui os seguintes processos, de acordo com o PMBOK (2008): Planejar o gerenciamento dos custos do projeto, Estimar os custos, Determinar o orçamento e Controlar os custos. Na estimação dos custos das atividades são utilizadas diversas técnicas. Uma delas é a ¿Estimativa Paramétrica¿ que tem a característica de:
	
	
	
	Usar relações estatísticas para eliminar o custo e duração das atividades, apenas com base em dados contabilísticos do projeto.
	
	
	Usar relações estatísticas para estimar custo e duração das atividades com base em dados históricos e parâmetros do projeto.
	
	
	Usar relações trabalhistas para estimar custo e duração da mão de obra com base em dados sindicais e parâmetros do projeto.
	
	
	Usar relações holísticas para estimar custo e duração das atividades com base em dados externos e novos valores do projeto.
	
	
	Usar relações químicas para estimar a reação das atividades com base em dados históricos e físico-químicos do projeto.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A Gestão de Custos do Projeto visa assegurar que o projeto seja completado atentando-se ao orçamento. Esta gestão deve ser baseada nos custos das atividades. Inclui os seguintes processos, de acordo com o PMBOK (2008): Planejar o gerenciamento dos custos do projeto, Estimar os custos, Determinar o orçamento e Controlar os custos. Na estimação dos custos das atividades são utilizadas diversas técnicas. Uma delas é a ¿Opinião Especializada¿, da qual se pode dizer que:
	
	
	
	Ela pode ser obtida por meio de consultas coletivas a diversos concorrentes ou em formato de consulta pública. É a ferramenta e técnica preferida por 25% dos gestores de processos do Guia PMBOK®.
	
	
	Ela dificilmente pode ser obtida por meio de consultas individuais a especialistas ou em formato de painel. É a ferramenta e técnica menos usada pelos processos do Guia PMBOK®.
	
	
	Ela é utilizada apenas por empresas de grande porte que podem pagar por especialistas ou experts internacionais de projeto, conforme anotado e enfatizado no Guia PMBOK®.
	
	
	Ela pode ser obtida por meio de consultas individuais a especialistas ou em formato de painel. É a ferramenta e técnica mais usada pelos processos do Guia PMBOK®.
	
	
	Ela pode ser obtida por meio de consultas na internet (Wikipédia) ou em formato de papel (livros). É a ferramenta e técnica mais usada pelos processos do Guia PMBOK®.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O planejamento do tempo e o planejamento dos custos do projeto são interdependentes. Como ocorre essa interdependência?
	
	
	
	Na definição dos recursos.
	
	
	Na definição do tipo do projeto.
	
	
	Na definição das reservas de contingências.
	
	
	Na definição das atividades.
	
	
	Na definição dos layouts. 
	
Explicação:
Esta interdependência ocorre na definição dos tipos e quantidades de recursos para a execução das atividades do projeto, pois determina suas durações e custos. Ao definir os tipos e quantidades de recursos previstos para executar as atividades do cronograma, são criados parâmetros tanto para a definição do prazo de execução das atividades, bem como dos custos envolvidos para executá-las. As reservas de contingência tanto de prazo como de custos estão associados aos riscos envolvidos com o desenvolvimento do projeto.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Relacionado às áreas de conhecimento, especificamente no gerenciamento de projetos, descreve os processos necessários para assegurar que o projeto será concluído dentro do orçamento aprovado.
	
	
	
	Gerencia de integração
	
	
	Gerencia de qualidade
	
	
	Gerencia de custos
	
	
	Gerencia de escopo
	
	
	Gerencia de tempo
	
Explicação:
Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado.
Esta etapa inclui processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de modo que o projeto, possa ser terminado dentro do orçamento aprovado.
Os custos estão entre as restrições dos projetos:Custos/Orçamento; Recursos; Riscos; Escopo; Cronograma; Qualidade;
Os projetos sofrem com problemas de custos excessivos, atrasos e/ou entregues com menosrecursos e funções das quais foram solicitadas. Sendo assim, é importante que o planejamento dos custos seja feito da melhor forma possível para evitar estes problemas.
 Planejar o Gerenciamento dos Custos ¿ é o processo de estabelecer as políticas, os procedimentos e a documentação para o planejamento, gestão, despesas, e controle dos custos do projeto.
Estimar os Custos ¿ é o processo de desenvolvimento de uma estimativa de custos dos recursos monetários necessários para terminar as atividades do projeto.
Determinar o Orçamento ¿ é o processo de agregação  dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos autorizada.
Controlar os Custos ¿ é o processo de monitoramento do andamento do projeto para atualização do seu orçamento e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base de custos.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		As seguintes técnicas e ferramentas podem ser utilizadas para estimar os custos das atividades, EXCETO:
	
	
	
	Estimativa de três pontos
	
	
	Valor agregado
	
	
	Opinião especializada
	
	
	Estimativas por analogia
	
	
	Estimativa paramétrica
	
Explicação:
Todas alternativas são técnicas para estimar os custos das atividades do projeto, exceto o gerenciamento do valor agregado, que uma técnica para acompanhamento do desempenho dos custos e prazos do projeto.

Continue navegando