Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA 3 - CORPO MOVIMENTO E ARTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA 3 – CORPO MOVIMENTO E ARTE NA EDUCAÇÃO
Pergunta 1
Requer avaliação
	
	
	
	Para as teorias com base na cognição artística da criança, os seus desenhos são considerados resultantes da compreensão que têm do mundo e das expressões de seu desenvolvimento intelectual. Daí a idéia de que a criança, como sujeito ativo, desenha o que sabe, o que ela conhece de si própria e do mundo ao seu redor, e não apenas o que ela vê. De acordo com o pensamento cognitivista, a criança vai desenvolvendo conceitos à medida que vai crescendo e adquirindo novas experiências (FERRAZ; FUSARI, 1999, p. 67).
 
Os desenhos infantis são, portanto, palavras. Ao desenhar, a criança expressa coisas diferentes de sua inteligência ou nível de desenvolvimento mental: uma espécie de projeção da sua própria existência e da dos outros, ou melhor, da maneira pela qual se sente existir e sente os outros existirem (PORCHER, 1982, p. 108).
 
 
A prática do desenho é muito importante para a criança na Educação Infantil e tem, como objetivo, a construção mental, o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo-emocional do ser humano. A falta dessa prática pode ser prejudicial para a criança em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem (BORGES; CLAUSS, s/d. p.1).
 
Considerando as citações apresentadas e os conteúdos abordados ao longo da disciplina sobre artes visuais: expressão, comunicação e formas de pensar o desenho, no ensino fundamental, disserte sobre a importância do desenho para a expressão e o desenvolvimento da criança.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	A IMPORTANCIA DO DESENHO PARA A EXPRESSSÃO E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Como sabemos, para as crianças que estão no estágio da Educação Infantil, na maioria das  vezes o desenho pode servir como uma linguagem da expressão dos sentimentos, os quais ela ainda não consegue expor por meio da fala, ou mesmo pela linguagem escrita.
 O desenho faz parte do desenvolvimento de qualquer ser humano, independentemente de sua idade e, portanto, não deixa de ser mais ou menos importante no desenvolvimento psicofísico de uma criança
 As crianças, desde pequenas iniciam o processo de produção gráfica. São riscos simples que começam a despertar o interesse da criança quando esta passa a identificar as diferentes formas produzidas com materiais plásticos como papel, canetas, lápis de cera ou tinta, entretanto, muitas vezes produz grafismos a partir de materiais inusitados como alimentos, pedrinhas, brinquedos quebrados e objetos de cozinha, enquanto brinca.
O desenho, por fazer parte do desenvolvimento físico, cognitivo e emocional do ser humano pode apresentar em qualquer esboço, tanto os aspectos positivos, quanto as dificuldades enfrentadas naquele momento.
Uma experiência pessoal...
“Um certo dia, estava eu conversando uma criança, que era considerada pela família, uma criança imperativa. Ela não parava, estava o tempo todo correndo, mexendo nas coisas, fazendo birra, etc.
Então, chamei a criança em minha sala e pedi que ela desenhasse a família. Essa criança tinha uns 6 anos de idade.
A família dela era composta por: Pai, Mae e ele (era um garoto).
Assim ficou o desenho dessa criança... Ele (o garoto) era o maior no desenho, tomava conta da folha, quase toda. O pai era uma bolinha pequena, e a mãe uma bolinha com asas, ela estava voando.
Perguntei a ele o que significava cada personagem naquele desenho... então ele me explicou que no caso do desenho maior, era ele mesmo, porque ele dizia eu mando na minha casa. O pai a bolinha pequena, tipo não faz muita diferença (era real isso) o pai era indiferente à tudo o que ele fazia em casa e com a mãe, e a mãe a bolinha asas, vivia voando... era porque a mãe já não aguentava mais tudo o que ele fazia, e vivia no mundo da lua... Já estava tão cansada de brigar, correr atrás do filho que também ficou indiferente.”
Ele contou a história de vida numa folha de papel a qual ele mesmo desenhou, e aquela era a realidade da vida dele no momento.
Então, mais importante que o desenho em si, é sabermos a história que aquele desenho representa, pois no ajudará a dar um norte ao ensino aprendizagem da criança e o seu desenvolvimento poderá ser mais eficaz.

Continue navegando