Buscar

AV 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais e Saúde Infantil (PED79)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:648656) ( peso.:1,50)
	Prova:
	23628469
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	O currículo escolar é um tema que está presente nas mais diversas reuniões. A escola dedica boa parte de suas atividades para discutir quais são os conteúdos mais adequados para serem contemplados nos processos educativos. Segundo Moreira (1995, p. 11), o currículo "constitui significativo instrumento utilizado por diferentes sociedades tanto para desenvolver os processos de conservação, transformação e renovação dos conhecimentos historicamente acumulados como para socializar crianças e jovens segundo valores tido como desejáveis". O currículo associa-se às diferentes concepções no qual a educação está inserida historicamente. Ele não está presente somente nos planejamentos, mas em atividades que são realizadas no dia a dia. Diante disso, qual o significado do currículo oculto para a escola?
FONTE: MOREIRA, Antônio Flávio. O currículo como política cultural e a formação docente. In: SILVA, Tomaz Tadeu; MOREIRA, Antônio Flávio. Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1995.
	 b)
	É um processo contínuo e dinâmico que ocorre em ações não intencionais, em que seus resultados se refletem em situações presentes no ambiente escolar.
	
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - são documentos elaborados para melhorar a qualidade da educação e auxiliar os professores durante suas práticas pedagógicas, dando-lhes liberdade para desenvolver atividades que se aproximem do cotidiano do aluno. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Os Parâmetros Curriculares Nacionais são documentos elaborados apenas para atender às séries finais do Ensino Fundamental.
II- Esses documentos apresentam temáticas engessadas, impedindo que o professor tenha a liberdade de elaborar novas didáticas.
III- Os PCN são elaborados com o objetivo de ampliar os conhecimentos do professor, dando a ele a possibilidade de desenvolver atividades significativas.
IV- Os PCN contribuem, por meio de um trabalho interdisciplinar e dinâmico, para que os profissionais da educação consigam desenvolver nos alunos o estímulo para a pesquisa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número 2 foi Cancelada.
	3.
	O trabalho em equipe na escola possibilita mudanças significativas na forma de ensinar. No entanto, os Parâmetros Curriculares Nacionais demonstram uma preocupação quanto à forma de o professor desenvolver seus trabalhos. Quanto aos objetivos possíveis de serem atingidos pelo professor durante seu trabalho, analise as sentenças a seguir:
I- Produzir novos materiais, proporcionando atividades mais significativas.
II- Preparar o planejamento de forma tradicional para que o aluno participe da construção do saber.
III- Refletir se os objetivos propostos estão em consonância com a prática pedagógica adotada.
IV- Elaborar atividades que possibilitam os alunos a participarem ativamente das atividades escolares.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	4.
	O Livro Didático para o ensino de Ciências ainda é muito utilizado pelo professor em sala de aula. Como trabalhar as aulas de Ciências sem ficar tão dependente do livro didático? Precisamos estabelecer uma relação entre a teoria e a prática, tornando as aulas mais atrativas para uma aprendizagem mais significativa. Quanto ao planejamento elaborado para o ensino de ciências, analise as sentenças a seguir:
I- O planejamento deve ser elaborado no inicio do ano, antes da chegada do aluno na escola, para que o professor consiga estabelecer as metas e realizar um bom trabalho.
II- Planejar significa pensar a melhor forma para realizar uma tarefa. Para isso, é necessário elaborar e traçar metas.
III- O planejamento curricular apenas deve promover uma aprendizagem motivadora, não necessitando ser funcional.
IV- Planejar as atividades a serem aplicadas durante o ano letivo é uma tarefa individual, pois cada professor tem um conteúdo a ser ensinado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	5.
	Os conhecimentos ensinados aos alunos devem auxiliar na formação de valores e atitudes dos educandos. Para isso, é necessário que os educandos compreendam quais as implicações desses saberes para sua vida. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O conhecimento sobre o funcionamento do próprio corpo permite ao aluno desenvolver atitudes de respeito e de cuidados com a saúde.
(    ) O conhecimento sobre o meio ambiente possibilita que o aluno reconheça a natureza como um elemento que auxilia na manutenção da vida, tanto do ser humano como dos demais seres vivos.
(    ) A escola deve retrabalhar algumas concepções trazidas pelos alunos, pois os conhecimentos aprendidos na família não devem ser considerados.
(    ) Por meio dos alunos, a escola tem acesso a muitas heranças culturais, que devem ser ouvidas, analisadas e respeitadas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	6.
	Ensinar ciências abordando conteúdos relacionados ao corpo humano e à saúde contribuem para que o aluno adquira hábitos saudáveis de higiene, pois muitos alunos ainda chegam à escola em condições precárias. Sobre o papel da escola com relação aos cuidados que a criança necessita ter com o corpo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É necessário que os professores realizem na escola trabalhos coletivos envolvendo os pais, os órgãos da saúde, da infância e da adolescência e a sociedade em geral.
(    ) A escola tem acesso às várias formas de comunicação do conhecimento, por isso ela precisa divulgá-las para conscientizar a população.
(    ) A escola não tem a obrigação de tornar os saberes transmissíveis e assimiláveis, pois é ela a detentora do conhecimento.
(    ) A escola é a única instituição responsável por erradicar as doenças causadas pela falta de higiene da população.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 c) V – V – F - F
	
	
	
	7.
	A palavra currículo está associada a diferentes concepções. Ele é construído de diversas formas e de acordo com a educação é concebido historicamente. No entanto, percebemos um distanciamento existente entre o currículo trabalhado em sala de aula pelos professores e as reais necessidades apresentadas pelos alunos. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- Podemos entender o currículo como as experiências vividas no ambiente escolar e nas relações sociais de nossos alunos.
II- O currículo pode ser visto como um conjunto de atividades pedagógicas desenvolvidas com uma função educativa.
III- O currículo deve se referir apenas às atividades organizadas na instituição escolar e não nas ações consideradas implícitas.
IV- O currículo oculto é construído por meio das relações sociais e pela rotina do cotidiano escolar.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	8.
	O currículo de ciências deve ser elaborado de acordo com a realidade dos alunos e da comunidade. São várias as temáticas que o professor poderá utilizar para elaborar aulas motivadoras e dinâmicas. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Não há tantas possibilidades de trabalho para o professor, pois os temas são rígidos e as atividades já predeterminadas.
(    ) Os temas a serem trabalhados devem ser escolhidos de forma que atendam ao contexto da realidade da comunidade em geral, como, por exemplo, a cultura dos alunos.(    ) O professor deve conhecer qual é o papel fundamental das ciências para elaborar práticas pedagógicas que sejam eficientes na resolução de problemas ambientais.
(    ) Trabalhar de forma interdisciplinar possibilita que as demais disciplinas possam contribuir com uma melhor aplicabilidade da ciência.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 d) F - V – V - V
	
	9.
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais são documentos que têm por objetivo facilitar as atividades realizadas pelo professor. Eles também norteiam o trabalho da escola na elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP). Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os PCN orientam quais os conteúdos devem ser abordados com os alunos, para que o ensino seja de qualidade.
(    ) Uma das principais abordagens dos PCN é a elaboração de um currículo mais voltado para a transmissão e memorização dos conteúdos.
(    ) Os conteúdos contemplados pelos PCN não proporcionam espaço para a escola em seu planejamento, promover momentos de reflexão entre professores e alunos.
(    ) As atividades práticas desenvolvidas pelos professores devem contemplar conteúdos propostos pelos PCN, como os temas transversais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 b)
	V - F - F - V.
	10.
	A educação tem primeiramente como documento a Constituição Nacional, seguida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Diversas pesquisas apontavam que a educação brasileira necessitava de mudanças e reestruturação nos currículos apresentado nas escolas. Frente a esta necessidade, o Ministério da Educação - MEC -, a Secretaria de Educação Básica e o Conselho Nacional da Educação estabelecerem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, a articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras. Sobre os objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, analise as sentenças a seguir:
I- Estabelecer e regulamentar as diretrizes gerais para a educação, para assegurar a formação básica comum nacional.
II- Estimular uma organização burocrática e centralizada dos sistemas de ensino, envolvendo todas as esferas do país.
III- Orientar que os sistemas de ensino estabeleçam as suas normas e desenvolvam uma gestão autoritária para atender aos cursos de formação inicial e continuada de professores.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 c)
	Somente a sentença I está correta.

Outros materiais