Buscar

AV Final

Prévia do material em texto

O termo "Cultura Popular" aponta para um "campo" de estudos com uma longa história de críticas, trocas e disputas entre pesquisadores filiados a abordagens modernas ou tradicionais pela hegemonia da área. Por tais razões, este campo não está circunscrito a uma única área de conhecimento, embora encontre grande receptividade no pensamento antropológico. Assim, pode-se pensar a cultura popular como uma "região epistemológica" privilegiada no interior das Ciências Humanas e Sociais, a qual faz fronteira com outros objetos e campos de conhecimento, ficando muita próxima das questões abordadas pelos estudos do folclore, do patrimônio cultural e da cultura nacional (ROCHA, 2009, p. 219-220). Sobre a cultura popular, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ROCHA, Gilmar. Cultura popular: do folclore ao patrimônio. Mediações-Revista de Ciências Sociais, v. 14, n. 1, p. 218-236, 2009.
	 a)
	É possível buscar uma identidade de ouro da cultura popular, um cânone a ser seguido.
	 b)
	As culturas populares conseguem ser, atualmente, prósperas e, ao mesmo tempo, puras.
	 c)
	A cultura popular destaca-se por estar sempre em transformação e ter um aspecto híbrido e colaborativo.
	 d)
	O popular é vivido pelos agentes sociais como uma manutenção melancólica das tradições.
	2.
	Baião é um ritmo popular da Região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado "baiano", cujo nome é corruptela. Nasceu sob a influência do cantochão, canto litúrgico da Igreja Católica praticado pelos missionários, e tornou-se expressiva forma modificada pela inconsciente influência de manifestações locais. Um dos grandes sucessos veio com a música homônima, Baião (1946), de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira (CASCUDO, 1998). Sobre os elementos que compõem o baião, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(   ) Popular na região nordeste do Brasil, faz parte de diversas celebrações e festas.
(   ) É uma música mais lenta, lírica e com harmonia sofisticada.
(   ) É um estilo musical onde não há destaque especial para algum elemento musical.
(   ) São utilizados principalmente o triângulo e a sanfona, também chamada acordeom ou gaita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CASCUDO, C. Dicionario do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998 (adaptado).
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	3.
	Os primeiros estudos do Folclore foram realizados a partir do século XIX e se caracterizaram por abordar uma área do conhecimento humano até então não estudada. Com estes estudos, passamos a ter um melhor entendimento e conhecimento sobre a sociedade, o que elevou o objeto folclórico a outro patamar dentro dos estudos científicos. Sobre o folclore e a cultura popular, analise as sentenças a seguir:
I- A cultura popular é a que pertence à maioria do povo e atinge a maior parte da população, é aquela que se aprende nas conversas, nas ruas ou que perpassam gerações. 
II- O termo folclore vem de "Folk", que significa povo, família. Lore é instrução, conhecimento, sabedoria, ou seja, folclore é ?a sabedoria do povo?. 
III- O progresso desordenado tende a acabar com as tradições, sendo que as manifestações folclóricas passam a ser consideradas populares.
IV- A ciência que estuda o folclore é chamada de folclorógica, é ela que dá tratamento científico aos dados coletados na pesquisa. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	4.
	A associação que se faz da Cultura Erudita, de que o acesso a ela é encontrada em universidades ou por meio de críticos de arte, pesquisadores entre outros, sendo que parte dela outrora já foi Popular e que atualmente integram espaços culturais onde a minoria da população tem acesso. Sendo assim, cientistas, arqueólogos evidenciam através da Cultura Popular a criação de uma determinada teoria. Que teoria seria essa?
	 a)
	Teoria Heliocentrista.
	 b)
	Teoria do Big Bang.
	 c)
	Teoria Criacionista.
	 d)
	Teoria da Evolucionista.
	5.
	A música folclórica possui uma relação íntima com as populações pobres e camponesas, demonstrando sua força criativa, ou seja, é feita pelas classes populares e destinada ao seu contexto, em que a própria coletividade responde pela sua autoria. Sobre a música folclórica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Todas as músicas folclóricas acompanham brincadeiras e possuem letras complexas, tratando de assuntos do dia a dia.
	 b)
	As músicas folclóricas têm origem africana e as letras das músicas não sofrem variações conforme a região.
	 c)
	A música folclórica é transmitida de geração em geração, possui funcionalidade e trata de assuntos do cotidiano, mitos e lendas.
	 d)
	A música folclórica é passada de geração em geração e possui letras complexas e repetitivas. Tem funcionalidade.
	6.
	A escravatura foi um processo importante dentro da formação cultural brasileira. A partir desta prática, negros provenientes de diversos lugares da África foram trazidos para o Brasil para trabalharem em diferentes lugares do país e nas mais variadas funções. Sobre a formação cultural do povo brasileiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Grande parte dos primeiros africanos que chegaram ao Brasil para servir de escravos vieram do Sudão, Costa do Marfim, Nigéria, Angola e Moçambique,
(    ) O Brasil importava da África não somente os escravos que trabalhavam nos canaviais, mas também técnicos para as minas, donas de casa para os colonos, criadores de gado e comerciantes de panos e sabão.
(    ) Os negros, ao desembarcarem no Brasil, eram batizados e recebiam nomes católicos.
(    ) Na senzala, aproveitavam-se das sobras de carnes, do aipim indígena e das verduras, além dos temperos africanos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	7.
	Atualmente, para se promover eventos culturais, muitos setores da cultura buscam através de projetos dentre Nacionais e Municipais auxílio para tal realização. Em 2010 foi instituído um novo programa para incentivar e buscar recursos para apoio de projetos culturais regionais, que venha a substituir a Lei Rouanet. Qual o nome do novo Programa Instituído?
	 a)
	Procultura.
	 b)
	Fundeb.
	 c)
	Minc.
	 d)
	Funarte.
	8.
	A literatura popular pode ser expressa tanto de forma oral comum a todos os povos, como os mitos, lendas, provérbios, parlendas, trava-línguas e adivinhas, quanto na forma escrita, o que é menos frequente, como a literatura de cordel, os dísticos de caminhão e o pão-por-deus. A literatura popular pode ser considerada o elemento mais verdadeiro da identidade cultural, por manifestar justamente a filosofia de quem a faz, a técnica, as crenças e os costumes. Sobre a literatura popular, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mitos.
II- Lendas.
III- Parlendas.
(    ) São associados a fatos reais ou históricos, e são justificados por fenômenos naturais, tendo origem indígena.
(    ) São populares entre as crianças por serem fáceis de decorar, podendo ao mesmo tempo trabalhar a memorização .
(    ) São personagens sobrenaturais, que não existem, podendo estar associados a fenômenos naturais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	III - II - I.
	9.
	O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN - é um órgão federal, que é vinculado ao Ministério da Cultura, respondendo pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro, sendo criado por intelectuais e artistas no governo de Getúlio Vargas. Ao IPHAN, cabe proteger e promover os bens culturais do nosso país, assegurando para que permaneça nas gerações presentes e também futuras. Os objetivos desse institutosão de: identificar, fiscalizar, proteger, revitalizar e preservar os monumentos, os sítios e bens móveis do país. Com base no IPHAN, analise as sentenças a seguir:
I- Tem como objetivo preservar os bens de valor histórico, arquitetônico, cultural, ambiental e também afetivo para a população.
II- O tombamento federal é de responsabilidade do IPHAN e se inicia pelo pedido de abertura do processo, que pode ser feita por qualquer cidadão.
III- Para a abertura do processo de tombamento, será feita uma avaliação, podendo ser através da fotografia, obras de arte, entre outras.
IV-O tombamento é realizado pelo Poder Público, através de um ato administrativo, apenas nos níveis federais e estaduais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	10.
	Em comparação a outras tendências musicais notáveis da década de 1960, como a Canção de Protesto e a Jovem Guarda, a Tropicália, ao realizar uma mistura de elementos da indústria cultural e de materiais da tradição brasileira, deslocou o debate dicotômico existente de arte engajada e arte alienada. Reformulando as discussões culturais, o Tropicalismo repensou as relações entre arte e política, em um movimento que permitia com que o Brasil fosse visto com novos olhos (FAVARETTO, 2000). O disco e a música Tropicália tornaram-se símbolos do "Tropicalismo", movimento protagonizado por artistas e intelectuais, no Brasil, em finais da década de 1960. Esse movimento destacou-se, principalmente por sua proposta. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Valorização do pluralismo cultural.
(    ) Denúncia das influências estrangeiras.
(    ) Enaltecimento da originalidade nacional.
(    ) Defesa da homogeneização de comportamentos sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FAVARETTO, C.F. Tropicália: alegoria, alegria. Ateliê Editorial, 2000.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	11.
	Cultura refere-se ao que é produzido pelo homem, ser social que aprende pela relação com outros. Para Tylor (1871, p.1), cultura ou civilização é "este todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, leis, moral, costumes, e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade". Sobre cultura, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TYLOR, Edward Burnett. Primitive Culture: Researches into the Development of Mythology, Philosophy, Religion, Art, and Custom. London: John Murray, 1871.
	 a)
	As diferenças culturais referem-se a circunstâncias que as envolvem, tais como obstáculos a serem enfrentados e tradições passadas, estabelecendo portanto, uma hierarquia entre culturas distintas.
	 b)
	A relação entre culturas humanas e condições de vida de cada agrupamento evidencia que as diferenças culturais não são quantitativas ou de níveis.
	 c)
	As culturas são sistemas de crenças, valores, costumes e normas repassadas pelo convívio social, dificilmente permitindo alterações durante tais processos de repasse social.
	 d)
	O caráter processual e dinâmico da vida social não se verifica em todas as culturas, mas apenas naquelas que, pelo acúmulo de conhecimento científico, reúnem condições para a elaboração de novas respostas a desafios e problemas igualmente novos.
	12.
	Com o intuito de promover uma educação que valorize e reconheça a diversidade cultural brasileira, foram feitas alterações no texto original da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 2003, com a promulgação da Lei Federal 10.639/03 que estabeleceu a inclusão de conteúdos relacionados à história da África e da Cultura Afro-brasileira nos currículos escolares. Em 2008, foram acrescentados à lei aspectos relativos à História e Cultura Indígena. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 15 out. 2018.
	 a)
	Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação física e de literatura e história brasileiras.
	 b)
	Participação de todos os profissionais da educação no núcleo escolar, para elaboração de projetos afro-brasileiros que, por sua vez, se tornará um projeto único no ano escolar.
	 c)
	Incluirá aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, contextualizando toda a parte histórica brasileira até a formação de uma sociedade miscigenada.
	 d)
	Incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, e a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil.

Continue navegando