Buscar

Características da Escrita e Gêneros Textuais

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Janaina Maurita Fernandes (587579)
	
	Disciplina:
	Comunicação e Linguagem (ADG08)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta ( Cod.:321897) ( peso.:4,80)
	Prova:
	4254504
	Nota da Prova:
	8,77
	1.
	Na elaboração de um texto escrito, muita coisa não é possível de ser reproduzida igual à fala. Ao escrever, o emissor o faz de modo que se estabeleça uma relação, ou seja, de maneira que entre os interlocutores (emissor e receptor) se estabeleça um debate, a postura de um frente àquilo que o outro expõe, concordando ou discordando. A escrita (de texto) envolve escolhas por parte do emissor, já que é algo puramente particular, pessoal. A seu turno, a escritura requer planejamento, a revisão do que foi colocado no papel, além da reescritura após a revisão. Mais do que isso, certos tipos de expressões, muitas vezes comuns nos atos de fala, têm de ser evitados, a exemplo das ambiguidades e dos estrangeirismos. Tomando essas duas ocorrências por base, explique-as.
	Resposta Esperada:
Na produção textual escrita, certos itens devem ser evitados, a exemplo das ambiguidades e dos estrangeirismos.
AMBIGUIDADE: Caracteriza-se pela duplicidade de sentido de certos termos, o que decorre da má construção de certas expressões. Pode ser vista como defeituosa em virtude de concorrer para o prejuízo da clareza do enunciado.
ESTRANGEIRISMO: Caracteriza-se pelo uso de palavras estrangeiras no falar corrente da língua portuguesa. O uso de termos estrangeiros no texto de língua portuguesa pode contribuir para a escassa compreensão do texto. Assim, havendo a palavra em língua portuguesa, é desnecessário o uso do termo estrangeiro.
	2.
	Sabemos que existem algumas particularidades entre a língua falada e a língua escrita. Enquanto a língua falada se vale de expressão fisionômica e tom de voz, a língua escrita é mais rígida. Sendo assim, elenque três características da língua escrita.
	Resposta Esperada:
A língua escrita requer mais formalidade e planejamento.
Ela representa um estágio posterior de uma língua.
A língua escrita adquire maior importância nas teorias gramaticais.
Na língua escrita, há uma maior preocupação com a coerência da mensagem.
Na língua escrita, o texto torna-se coeso através do uso de conectivos.
	3.
	Os gêneros textuais são os textos que circulam na sociedade e que desempenham diferentes papéis comunicativos. Quando se classifica um texto como narrativo, descritivo ou dissertativo, não se está determinando o gênero, mas uma tipologia textual predominante. Disserte sobre os três gêneros textuais mencionados.
	Resposta Esperada:
* A Narrativa apresenta uma sucessão de eventos, uma unidade temática, um processo, uma intriga e uma avaliação final. O esquema da sequência narrativa pode ser descrito a partir de cinco elementos, que são: situação inicial, complicação (ou conflito), desenvolvimento (ações e reações), clímax e situação final (ou desfecho). O agente é o narrador, o objetivo é relatar. 
* Os textos descritivos são uma exposição de diversos aspectos que configuram o objeto sobre o qual incide a descrição. O agente é o observador, o objetivo é o identificar. 
* Dissertar é debater, expressar ponto de vista. É desenvolver argumentos que fundamentem posições. É dar exemplos, é tirar conclusões, é apresentar um texto com organização lógica das ideias. Basicamente um texto em que o autor mostra as suas ideias. O agente é o argumentador, o objetivo é discutir, informar ou expor.

Continue navegando