Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação III - Metodologia e Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Por diversas vezes em nosso dia a dia, durante o uso que fizemos da linguagem, percebemos diferenças entre a linguagem falada e a linguagem escrita. Por exemplo: quem nunca passou por uma situação na qual sabia "dizer" o que desejava, porém apresentou dificuldades em colocar suas ideias no papel? A situação inversa também acontece; muitos usuários da língua preferem escrever a oralizar suas ideias. No que se refere às características da língua falada e da língua escrita, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A expressão que se dá na língua escrita é permeada pela pontuação, a qual fraciona o escrito em trechos menores que favorecem a interpretação. Sobre a expressão falada, esta se destaca pela acentuação, entonação, pausas, entre outras.
( ) A fala se caracteriza também pela ação de planejar e proferir paralelamente frases truncadas, desvios, voltas, repetições, acelerações, hesitações, ou seja, uma cooperação mútua caracterizada pelo ajuste de comportamentos que intervêm em todos os níveis, fenômeno esse denominado pelos linguistas como turnos da fala.
( ) A língua falada faz uso de onomatopeias, bem como de repetição de termos produzindo frases com quebras na construção. A entonação que damos à frase em nossa fala pode alterar o significado de uma frase ou palavra.
a) V - V - V.
b) F - V - F.
c) V - F - V.
d) V - F - F.

A história em quadrinhos e as charges são práticas que, aliadas ou não à tecnologia, despertam o interesse do aluno, com vistas a uma aprendizagem significativa.
Sendo assim, analise as afirmativas a seguir: I- O texto associado à imagem, qual seja, as histórias em quadrinhos, constituem-se numa linguagem dinâmica marcada pela ludicidade e associação de imagens que despertam no jovem leitor prazer, o que contribui para o desenvolvimento da leitura e escritura. II- Alguns aspectos que levam o jovem leitor a adotar as revistas em quadrinhos decorrem da facilidade de aquisição e de leitura do apelo visual através das cores, quadros, balões e onomatopeias que dão uma movimentação à narrativa; histórias cheias de humor e otimismo. III- Algumas das características da charge é que esse gênero, aliado ao desenho humorístico, com ou sem legenda, tem por tema algum acontecimento antigo, que comporta elogios e focaliza, por meio de caricatura, uma ou mais personagens. Sendo assim, não pode ser entendida como um meio de protesto e crítica através de argumentos lógicos que possam convencer o leitor. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

Por meio da comunicação, os seres humanos, como também os animais, partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial à vida em sociedade. Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". Desde o princípio dos tempos, a comunicação foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento.
Sobre linguagem, língua e fala, assinale a alternativa CORRETA:
A Linguagem: de natureza heterogênea. Língua: produto individual da linguagem.
B Fala: ato individual do usuário da língua. Linguagem: de natureza homogênea.
C Língua: produto social da linguagem. Linguagem: de natureza homogênea.
D Fala: ato individual do usuário da língua. Língua: produto social da linguagem.

O leitor crítico interage com os variados tipos de texto, consegue estabelecer relações e mostra-se autônomo, na medida em que, para este, a leitura vai além da decodificação das palavras. Com base nisso, a leitura é classificada em quatro etapas: a decodificação, a compreensão, a interpretação e a retenção.
Quanto às etapas de leitura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A decodificação é a primeira etapa, cuja leitura superficial pressupõe a compreensão do argumento central e a anotação, as palavras desconhecidas. ( ) A segunda etapa é denominada de compreensão, a mesma faz alusão ao sentido do texto. O leitor faz suposições através das pistas e infere acerca da intenção do autor. ( ) A terceira etapa da leitura faz referência à interpretação dos acontecimentos e garante a atribuição de sentidos. ( ) Podemos afirmar que, na quarta e última etapa, são retidas as informações das fases anteriores, sendo que o leitor é capaz de fazer analogias e comparações, reconhece o sentido de linguagens figuradas e as entrelinhas. O leitor reflete sobre a importância do que foi lido e estabelece relações com seu cotidiano. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - F - V.
b) V - F - V - F.
c) F - F - V - V.
d) V - V - V - V.

A nossa linguagem está relacionada a tudo que vivemos, lemos e somos. Cada indivíduo faz uso diferenciado da língua quando se comunica e essas diferenças se efetivam por diversos motivos, seja pela idade, região, grau de instrução, sexo ou escolaridade, a língua vai sofrer variações. Ao analisarmos a fala, percebemos que existem variações no seu emprego e uso e que estas são decorrentes de diversos fatores. Acerca das variações regionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As variações linguísticas recorrentes nas diferentes regiões podem ser manifestadas através do ritmo, do uso de expressões e vocábulos. Estas variações regionais constituem os dialetos.
( ) A variação regional ou geográfica advém do fato de uma mesma pessoa empregar linguagens diferentes, dependendo da situação na qual se encontra.
( ) A variação geográfica se caracteriza por considerar que a língua portuguesa empregada por pessoas que tiveram acesso à escola e aos meios de comunicação se difere daquela empregada por pessoas privadas de escolaridade.
( ) A variação geográfica ocorre somente no nível sintático.
a) F - F - F - V.
b) V - V - V - F.
c) V - F - F - F.
d) V - V - F - F.

Ler é fundamental para cada um de nós, pois é por intermédio de uma boa leitura que ampliamos os nossos conhecimentos. A leitura auxilia na formação do sujeito, colabora para que este amplie sua visão de mundo e se constitua um leitor crítico. É esse o leitor que a escola precisa vislumbrar, o leitor capaz de ler, refletir e interagir com o autor e a obra, aprovando-a ou questionando-a.
Sobre a leitura e as suas etapas, assinale a alternativa CORRETA:
a) O leitor primeiro retém as informações, na etapa de leitura.
b) O leitor primeiro interpreta as informações, na etapa de leitura.
c) O leitor primeiro compreende as informações, na etapa de leitura.
d) O leitor primeiro decodifica as informações, na etapa de leitura.

O leitor crítico é aquele que vai além do título e da capa de um livro. Sempre lê a sinopse, porém é uma ou duas palavras que contém nela que lhe chama atenção. Ao folhear o livro, ele encontra trechos que o fazem pensar naquela leitura como um desafio que tem que superar. Quase sempre o leitor crítico não se prende ao nome do autor, é verdade que o título sempre vai dizer algo mais a ele. Sobre o leitor crítico, assinale a alternativa CORRETA:
a) O leitor crítico infere acerca das intenções do autor.
b) O leitor crítico objetiva emocionar-se com a leitura.
c) O leitor crítico apenas decodifica o que lê.
d) O leitor crítico lê por mero deleite.

Os gêneros textuais se estruturam em situações comunicativas. Eles se apresentam em distintas formas, podendo ser: romance, crônica, conto, bilhete, bulas de remédio, entre outros. Os falantes da língua se utilizam de suportes diferentes dependendo do efeito que desejam provocar em seus interlocutores. Sendo assim, destacamos o texto literário, que se caracteriza por transformar a realidade e construir uma ponte entre o leitor e a obra. Sobre as características do texto literário, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Possui função estética e é capaz de auxiliar na construção do sujeito leitor.
II- Utiliza-se do jogo de palavras, oximoros e outros recursos que ampliam as formas de visão do mundo.
III- Sensibiliza e desperta no leitor a ampliação dos horizontes, novas relações de sentido e formas de se construir como sujeito leitor.
IV- Segue a norma culta e passa apenas informações de cunho científico.
a) Somente a sentença III está correta.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) As sentenças I, II e III estão corretos.

Desde o final da década de 1970, começou um forte questionamento sobre a validade do ensino da redação como um mero exercício escolar, cujos objetivos principais seriam observar e apontar, através de uma correção quase estritamente gramatical, os "erros" cometidos pelos alunos. (...) Os alunos exercitariam uma forma escrita que raramente dialoga com outros textos e com vários leitores.
Considerando o texto apresentado e a prática de redação em ambiente escolar, assinale a opção CORRETA:
a) É salutar que a produção de textos na escola abranja outras esferas da comunicação humana.
b) A redação escolar tem mantido identidade com outros gêneros textuais divulgados na escola.
c) A moderna pedagogia linguística recomenda a prática da redação como estratégia de avaliação.
d) Nas produções de textos escolares, a função referencial da linguagem deve sempre ser priorizada como propósito comunicativo.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Por diversas vezes em nosso dia a dia, durante o uso que fizemos da linguagem, percebemos diferenças entre a linguagem falada e a linguagem escrita. Por exemplo: quem nunca passou por uma situação na qual sabia "dizer" o que desejava, porém apresentou dificuldades em colocar suas ideias no papel? A situação inversa também acontece; muitos usuários da língua preferem escrever a oralizar suas ideias. No que se refere às características da língua falada e da língua escrita, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A expressão que se dá na língua escrita é permeada pela pontuação, a qual fraciona o escrito em trechos menores que favorecem a interpretação. Sobre a expressão falada, esta se destaca pela acentuação, entonação, pausas, entre outras.
( ) A fala se caracteriza também pela ação de planejar e proferir paralelamente frases truncadas, desvios, voltas, repetições, acelerações, hesitações, ou seja, uma cooperação mútua caracterizada pelo ajuste de comportamentos que intervêm em todos os níveis, fenômeno esse denominado pelos linguistas como turnos da fala.
( ) A língua falada faz uso de onomatopeias, bem como de repetição de termos produzindo frases com quebras na construção. A entonação que damos à frase em nossa fala pode alterar o significado de uma frase ou palavra.
a) V - V - V.
b) F - V - F.
c) V - F - V.
d) V - F - F.

A história em quadrinhos e as charges são práticas que, aliadas ou não à tecnologia, despertam o interesse do aluno, com vistas a uma aprendizagem significativa.
Sendo assim, analise as afirmativas a seguir: I- O texto associado à imagem, qual seja, as histórias em quadrinhos, constituem-se numa linguagem dinâmica marcada pela ludicidade e associação de imagens que despertam no jovem leitor prazer, o que contribui para o desenvolvimento da leitura e escritura. II- Alguns aspectos que levam o jovem leitor a adotar as revistas em quadrinhos decorrem da facilidade de aquisição e de leitura do apelo visual através das cores, quadros, balões e onomatopeias que dão uma movimentação à narrativa; histórias cheias de humor e otimismo. III- Algumas das características da charge é que esse gênero, aliado ao desenho humorístico, com ou sem legenda, tem por tema algum acontecimento antigo, que comporta elogios e focaliza, por meio de caricatura, uma ou mais personagens. Sendo assim, não pode ser entendida como um meio de protesto e crítica através de argumentos lógicos que possam convencer o leitor. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

Por meio da comunicação, os seres humanos, como também os animais, partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial à vida em sociedade. Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum". Desde o princípio dos tempos, a comunicação foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento.
Sobre linguagem, língua e fala, assinale a alternativa CORRETA:
A Linguagem: de natureza heterogênea. Língua: produto individual da linguagem.
B Fala: ato individual do usuário da língua. Linguagem: de natureza homogênea.
C Língua: produto social da linguagem. Linguagem: de natureza homogênea.
D Fala: ato individual do usuário da língua. Língua: produto social da linguagem.

O leitor crítico interage com os variados tipos de texto, consegue estabelecer relações e mostra-se autônomo, na medida em que, para este, a leitura vai além da decodificação das palavras. Com base nisso, a leitura é classificada em quatro etapas: a decodificação, a compreensão, a interpretação e a retenção.
Quanto às etapas de leitura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A decodificação é a primeira etapa, cuja leitura superficial pressupõe a compreensão do argumento central e a anotação, as palavras desconhecidas. ( ) A segunda etapa é denominada de compreensão, a mesma faz alusão ao sentido do texto. O leitor faz suposições através das pistas e infere acerca da intenção do autor. ( ) A terceira etapa da leitura faz referência à interpretação dos acontecimentos e garante a atribuição de sentidos. ( ) Podemos afirmar que, na quarta e última etapa, são retidas as informações das fases anteriores, sendo que o leitor é capaz de fazer analogias e comparações, reconhece o sentido de linguagens figuradas e as entrelinhas. O leitor reflete sobre a importância do que foi lido e estabelece relações com seu cotidiano. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - F - V.
b) V - F - V - F.
c) F - F - V - V.
d) V - V - V - V.

A nossa linguagem está relacionada a tudo que vivemos, lemos e somos. Cada indivíduo faz uso diferenciado da língua quando se comunica e essas diferenças se efetivam por diversos motivos, seja pela idade, região, grau de instrução, sexo ou escolaridade, a língua vai sofrer variações. Ao analisarmos a fala, percebemos que existem variações no seu emprego e uso e que estas são decorrentes de diversos fatores. Acerca das variações regionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As variações linguísticas recorrentes nas diferentes regiões podem ser manifestadas através do ritmo, do uso de expressões e vocábulos. Estas variações regionais constituem os dialetos.
( ) A variação regional ou geográfica advém do fato de uma mesma pessoa empregar linguagens diferentes, dependendo da situação na qual se encontra.
( ) A variação geográfica se caracteriza por considerar que a língua portuguesa empregada por pessoas que tiveram acesso à escola e aos meios de comunicação se difere daquela empregada por pessoas privadas de escolaridade.
( ) A variação geográfica ocorre somente no nível sintático.
a) F - F - F - V.
b) V - V - V - F.
c) V - F - F - F.
d) V - V - F - F.

Ler é fundamental para cada um de nós, pois é por intermédio de uma boa leitura que ampliamos os nossos conhecimentos. A leitura auxilia na formação do sujeito, colabora para que este amplie sua visão de mundo e se constitua um leitor crítico. É esse o leitor que a escola precisa vislumbrar, o leitor capaz de ler, refletir e interagir com o autor e a obra, aprovando-a ou questionando-a.
Sobre a leitura e as suas etapas, assinale a alternativa CORRETA:
a) O leitor primeiro retém as informações, na etapa de leitura.
b) O leitor primeiro interpreta as informações, na etapa de leitura.
c) O leitor primeiro compreende as informações, na etapa de leitura.
d) O leitor primeiro decodifica as informações, na etapa de leitura.

O leitor crítico é aquele que vai além do título e da capa de um livro. Sempre lê a sinopse, porém é uma ou duas palavras que contém nela que lhe chama atenção. Ao folhear o livro, ele encontra trechos que o fazem pensar naquela leitura como um desafio que tem que superar. Quase sempre o leitor crítico não se prende ao nome do autor, é verdade que o título sempre vai dizer algo mais a ele. Sobre o leitor crítico, assinale a alternativa CORRETA:
a) O leitor crítico infere acerca das intenções do autor.
b) O leitor crítico objetiva emocionar-se com a leitura.
c) O leitor crítico apenas decodifica o que lê.
d) O leitor crítico lê por mero deleite.

Os gêneros textuais se estruturam em situações comunicativas. Eles se apresentam em distintas formas, podendo ser: romance, crônica, conto, bilhete, bulas de remédio, entre outros. Os falantes da língua se utilizam de suportes diferentes dependendo do efeito que desejam provocar em seus interlocutores. Sendo assim, destacamos o texto literário, que se caracteriza por transformar a realidade e construir uma ponte entre o leitor e a obra. Sobre as características do texto literário, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Possui função estética e é capaz de auxiliar na construção do sujeito leitor.
II- Utiliza-se do jogo de palavras, oximoros e outros recursos que ampliam as formas de visão do mundo.
III- Sensibiliza e desperta no leitor a ampliação dos horizontes, novas relações de sentido e formas de se construir como sujeito leitor.
IV- Segue a norma culta e passa apenas informações de cunho científico.
a) Somente a sentença III está correta.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) As sentenças I, II e III estão corretos.

Desde o final da década de 1970, começou um forte questionamento sobre a validade do ensino da redação como um mero exercício escolar, cujos objetivos principais seriam observar e apontar, através de uma correção quase estritamente gramatical, os "erros" cometidos pelos alunos. (...) Os alunos exercitariam uma forma escrita que raramente dialoga com outros textos e com vários leitores.
Considerando o texto apresentado e a prática de redação em ambiente escolar, assinale a opção CORRETA:
a) É salutar que a produção de textos na escola abranja outras esferas da comunicação humana.
b) A redação escolar tem mantido identidade com outros gêneros textuais divulgados na escola.
c) A moderna pedagogia linguística recomenda a prática da redação como estratégia de avaliação.
d) Nas produções de textos escolares, a função referencial da linguagem deve sempre ser priorizada como propósito comunicativo.

Prévia do material em texto

13/10/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 1/5
Acadêmico: Mirian do Nascimento Medeiros Nonato (1039379)
Disciplina: Metodologia e Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa (LET21)
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639232) (peso.:3,00)
Prova: 20108270
Nota da Prova: 10,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. Por diversas vezes em nosso dia a dia, durante o uso que fizemos da linguagem,
percebemos diferenças entre a linguagem falada e a linguagem escrita. Por exemplo: quem
nunca passou por uma situação na qual sabia "dizer" o que desejava, porém apresentou
dificuldades em colocar suas ideias no papel? A situação inversa também acontece; muitos
usuários da língua preferem escrever a oralizar suas ideias. No que se refere às
características da língua falada e da língua escrita, classifique V para as sentenças
verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A expressão que se dá na língua escrita é permeada pela pontuação, a qual fraciona o
escrito em trechos menores que favorecem a interpretação. Sobre a expressão falada, esta
se destaca pela acentuação, entonação, pausas, entre outras.
( ) A fala se caracteriza também pela ação de planejar e proferir paralelamente frases
truncadas, desvios, voltas, repetições, acelerações, hesitações, ou seja, uma cooperação
mútua caracterizada pelo ajuste de comportamentos que intervêm em todos os níveis,
fenômeno esse denominado pelos linguistas como turnos da fala. 
( ) A língua falada faz uso de onomatopeias, bem como de repetição de termos produzindo
frases com quebras na construção. A entonação que damos à frase em nossa fala pode
alterar o significado de uma frase ou palavra. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - F.
 b) V - F - F.
 c) V - V - V.
 d) V - F - V.
2. A história em quadrinhos e as charges são práticas que, aliadas ou não à tecnologia,
despertam o interesse do aluno, com vistas a uma aprendizagem significativa. Sendo assim,
analise as afirmativas a seguir: 
I- O texto associado à imagem, qual seja, as histórias em quadrinhos, constituem-se numa
linguagem dinâmica marcada pela ludicidade e associação de imagens que despertam no
jovem leitor prazer, o que contribui para o desenvolvimento da leitura e escritura. 
II- Alguns aspectos que levam o jovem leitor a adotar as revistas em quadrinhos decorrem da
facilidade de aquisição e de leitura do apelo visual através das cores, quadros, balões e
onomatopeias que dão uma movimentação à narrativa; histórias cheias de humor e otimismo.
III- Algumas das características da charge é que esse gênero, aliado ao desenho
humorístico, com ou sem legenda, tem por tema algum acontecimento antigo, que comporta
elogios e focaliza, por meio de caricatura, uma ou mais personagens. Sendo assim, não pode
ser entendida como um meio de protesto e crítica através de argumentos lógicos que possam
convencer o leitor.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Miria
Texto digitado
hygtfrdfghjkjhgfdfghjklkjhgfdvbnm,kjhgfcvbnmjhghll
Miria
Texto digitado
kjhghjklkjk
Miria
Texto digitado
jhgfghjklkjhgfdcvbnm,.kjhgfvbnmjhgfvbnmnhgvfcvb
Miria
Texto digitado
jhghjkjuhg
Miria
Texto digitado
Miria
Texto digitado
Miria
Texto digitado
13/10/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 2/5
 a) As sentenças II e III estão corretas.
 b) Somente a sentença II está correta.
 c) As sentenças I e II estão corretas.
 d) As sentenças I e III estão corretas.
3. Por meio da comunicação, os seres humanos, como também os animais, partilham diferentes
informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial à vida em
sociedade. Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que
significa "partilhar, participar algo, tornar comum". Desde o princípio dos tempos, a
comunicação foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de
troca mútua e desenvolvimento. Sobre linguagem, língua e fala, assinale a alternativa
CORRETA:
 a) Fala: ato individual do usuário da língua. Linguagem: de natureza homogênea.
 b) Língua: produto social da linguagem. Linguagem: de natureza homogênea.
 c) Fala: ato individual do usuário da língua. Língua: produto social da linguagem.
 d) Linguagem: de natureza heterogênea. Língua: produto individual da linguagem.
4. O leitor crítico interage com os variados tipos de texto, consegue estabelecer relações e
mostra-se autônomo, na medida em que, para este, a leitura vai além da decodificação das
palavras. Com base nisso, a leitura é classificada em quatro etapas: a decodificação, a
compreensão, a interpretação e a retenção. Quanto às etapas de leitura, classifique V para
as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A decodificação é a primeira etapa, cuja leitura superficial pressupõe a compreensão do
argumento central e a anotação, as palavras desconhecidas. 
( ) A segunda etapa é denominada de compreensão, a mesma faz alusão ao sentido do
texto. O leitor faz suposições através das pistas e infere acerca da intenção do autor. 
( ) A terceira etapa da leitura faz referência à interpretação dos acontecimentos e garante a
atribuição de sentidos. 
( ) Podemos afirmar que, na quarta e última etapa, são retidas as informações das fases
anteriores, sendo que o leitor é capaz de fazer analogias e comparações, reconhece o
sentido de linguagens figuradas e as entrelinhas. O leitor reflete sobre a importância do que
foi lido e estabelece relações com seu cotidiano.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - F - F - V.
 b) V - F - V - F.
 c) F - F - V - V.
 d) V - V - V - V.
13/10/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 3/5
5. A nossa linguagem está relacionada a tudo que vivemos, lemos e somos. Cada indivíduo faz
uso diferenciado da língua quando se comunica e essas diferenças se efetivam por diversos
motivos, seja pela idade, região, grau de instrução, sexo ou escolaridade, a língua vai sofrer
variações. Ao analisarmos a fala, percebemos que existem variações no seu emprego e uso
e que estas são decorrentes de diversos fatores. Acerca das variações regionais, classifique
V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) As variações linguísticas recorrentes nas diferentes regiões podem ser manifestadas
através do ritmo, do uso de expressões e vocábulos. Estas variações regionais constituem os
dialetos.
( ) A variação regional ou geográfica advém do fato de uma mesma pessoa empregar
linguagens diferentes, dependendo da situação na qual se encontra.
( ) A variação geográfica se caracteriza por considerar que a língua portuguesa empregada
por pessoas que tiveram acesso à escola e aos meios de comunicação se difere daquela
empregada por pessoas privadas de escolaridade.
( ) A variação geográfica ocorre somente no nível sintático.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - F - F.
 b) F - F - F - V.
 c) V - F - F - F.
 d) V - V - V - F.
6. Ler é fundamental para cada um de nós, pois é por intermédio de uma boa leitura que
ampliamos os nossos conhecimentos. A leitura auxilia na formação do sujeito, colabora para
que este amplie sua visão de mundo e se constitua um leitor crítico. É esse o leitor que a
escola precisa vislumbrar, o leitor capaz de ler, refletir e interagir com o autor e a obra,
aprovando-a ou questionando-a. Sobre a leitura e as suas etapas, assinale a alternativa
CORRETA:
 a) O leitor primeiro retém as informações, na etapa de leitura.
 b) O leitor primeiro decodifica as informações, na etapa de leitura.
 c) O leitor primeiro compreendeas informações, na etapa de leitura.
 d) O leitor primeiro interpreta as informações, na etapa de leitura.
7. O leitor crítico é aquele que vai além do título e da capa de um livro. Sempre lê a sinopse,
porém é uma ou duas palavras que contém nela que lhe chama atenção. Ao folhear o livro,
ele encontra trechos que o fazem pensar naquela leitura como um desafio que tem que
superar. Quase sempre o leitor crítico não se prende ao nome do autor, é verdade que o título
sempre vai dizer algo mais a ele. Sobre o leitor crítico, assinale a alternativa CORRETA:
 a) O leitor crítico lê por mero deleite.
 b) O leitor crítico apenas decodifica o que lê.
 c) O leitor crítico objetiva emocionar-se com a leitura.
 d) O leitor crítico infere acerca das intenções do autor.
8. A linguagem é o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas.
Entretanto, a linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas
também de gestos e imagens. Sendo assim, podemos dizer que a linguagem se subdivide
em linguagem verbal e linguagem não verbal. Sobre características que se relacionam
exclusivamente com a linguagem verbal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F
para as falsas:
( ) Não utiliza o vocábulo das palavras para se comunicar.
( ) O objetivo é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando.
( ) São alguns exemplos: o semáforo, o apito do juiz e o cartão vermelho.
( ) Utiliza meios comunicativos, como placas, figuras, gestos e objetos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
13/10/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 4/5
 a) F - V - V - F.
 b) F - F - F - V.
 c) F - V - F - F.
 d) V - V - F - F.
9. Leia os textos a seguir:
Texto 1 - "Uma palavra, outra mais, e eis um verso/ Doze sílabas a dizer coisa nenhuma./
Esforço, limo, devaneio e não impeço/ Que este quarteto seja inútil como a espuma."
(Antonio Carlos Secchin) 
FONTE: http://static.publico.pt/poema/default.asp?data=2000-09-11. Acesso em: 20 jul. 2018.
Texto 2 - "Gastei uma hora pensando em um verso/ que a pena não quer escrever./ No
entanto ele está cá dentro/ inquieto, vivo./ Ele está cá dentro/ e não quer sair./ Mas a poesia
deste momento/ inunda minha vida inteira." (Carlos Drummond de Andrade) 
FONTE: http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/m00010.htm. Acesso em: 20
jul. 2018.
Sobre as funções da linguagem que podem ser identificadas em ambos os textos, assinale a
alternativa CORRETA:
 a) Fática e conativa.
 b) Conativa e referencial.
 c) Emotiva e fática.
 d) Metalinguística e poética.
10.Os gêneros textuais se estruturam em situações comunicativas. Eles se apresentam em
distintas formas, podendo ser: romance, crônica, conto, bilhete, bulas de remédio, entre
outros. Os falantes da língua se utilizam de suportes diferentes dependendo do efeito que
desejam provocar em seus interlocutores. Sendo assim, destacamos o texto literário, que se
caracteriza por transformar a realidade e construir uma ponte entre o leitor e a obra. Sobre
as características do texto literário, analise as sentenças a seguir:
I- Possui função estética e é capaz de auxiliar na construção do sujeito leitor. 
II- Utiliza-se do jogo de palavras, oximoros e outros recursos que ampliam as formas de
visão do mundo. 
III- Sensibiliza e desperta no leitor a ampliação dos horizontes, novas relações de sentido e
formas de se construir como sujeito leitor. 
IV- Segue a norma culta e passa apenas informações de cunho científico.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 b) Somente a sentença IV está correta.
 c) As sentenças I, II e III estão corretos.
 d) Somente a sentença III está correta.
13/10/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 5/5
11.(ENADE, 2011) Desde o final da década de 1970, começou um forte questionamento sobre a
validade do ensino da redação como um mero exercício escolar, cujos objetivos principais
seriam observar e apontar, através de uma correção quase estritamente gramatical, os
"erros" cometidos pelos alunos. (...) Os alunos exercitariam uma forma escrita que raramente
dialoga com outros textos e com vários leitores. 
FONTE: BUNZEN, C. Da era da composição à era dos gêneros: reflexões sobre o ensino de
produção de texto no ensino médio. In: BUNZEN, C., MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no
ensino médio e a formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 147. 
Considerando o texto apresentado e a prática de redação em ambiente escolar, assinale a
opção CORRETA:
 a) A redação escolar tem mantido identidade com outros gêneros textuais divulgados na
escola.
 b) Nas produções de textos escolares, a função referencial da linguagem deve sempre ser
priorizada como propósito comunicativo.
 c) A moderna pedagogia linguística recomenda a prática da redação como estratégia de
avaliação.
 d) É salutar que a produção de textos na escola abranja outras esferas da comunicação
humana.
Prova finalizada com 11 acertos e 0 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina