Buscar

ALMOXARIFADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

titulo
Após minha promoção, assim que assumi meu novo cargo, dentre outras atividades, tive que supervisionar o almoxarifado com seus inúmeros materiais em estoque. Comecei pela parte dos materiais que continham formulários utilizados em diversos setores da OM. Observei que alguns estavam obsoletos, outros já não eram utilizados pois foram substituídos pela nova tecnologia implantada nos setores; outros estavam corroídos pela ação do tempo, má estocagem e até pelas traças, tendo que nesses casos, ser utilizado o descarte dos mesmos. Percorri outros conjuntos de materiais, bem como de descartáveis, insumos de limpeza e etc. Pude perceber que a data de validade de alguns produtos estavam vencidas, por isso foi necessário o descarte também.
Ao percorrer o setor e observar cada compartimento com bastante precaução pois alguns lugares estavam inclusive insalubres, pude observar o desperdício que estava ocorrendo ao se obter um mau funcionamento deste setor. Percebi que era necessário um ajuste para que determinadas compras fossem realizadas. Sendo que em momentos de crise financeira e contenção de despesas que o Brasil enfrenta, é necessário que se unam forças para que o desperdício seja evitado e haja um melhor aproveitamento de compras de insumos e material operacional. Continuei a explorar o local, e percebi que haviam lugares, onde eram depositados restos de equipamentos em desuso, tais como computadores, impressoras, e até máquinas de datilografia antigas foram encontradas! Ordenei que se fizesse um checkup para separar o que ainda funcionava, do que deveria ser descartado. O que ainda funcionava, direcionei para que fosse doado caso não tivesse mais condições de uso na OM. Quando questionei sobre o funcionamento de entrada e saída de matérias, pude perceber que estava totalmente descontrolado e havia uma necessidade grande de que fizesse esse controle, pois muitas aquisições eram feitas e ao chegar no almoxarifado ficavam guardadas sem utilidade alguma, pois nem sabiam para qual setor havia sido feito o pedido.
Dados esses problemas encontrados, foi elaborado um planejamento para que se diminuísse ou até mesmo finalizassem esses desperdícios subsequentes da má administração do dinheiro público empregado nesse setor.
- Foram confeccionados formulários onde o solicitante assina um documento se responsabilizando pela quantidade, destino e utilização do produto solicitado. Onde existe uma nota abaixo do documento, sugerindo uma possível punição caso não seja cumprido o que foi assinado.
- Também foi feito um documento para ser respondido mensalmente por um funcionário encarregado, à respeito das datas de validade dos produtos adquiridos, para que seja evitado o descarte dos mesmos.
- A limpeza semanal foi implantada para que se evite a presença de animais e insetos que tenham a possibilidade de destruir os materiais estocados. 
- Evitar o acúmulo de materiais é o ponto forte do planejamento. Foi solicitado aos setores um controle rigoroso em seus pedidos, todos devidamente assinados por seus superiores
- Uma palestra de conscientização, tipo um treinamento para os militares servindo no setor de almoxarifado foi efetuada por um profissional da área, onde foi passado a melhor forma de gerir materiais sendo consciente e cuidadoso com o patrimônio público e com a verba destinada para o bom funcionamento da OM.
Espero que o trabalho que efetuei juntamente com minha equipe, tenha sido para a melhoria e ajuda para o Exército Brasileiro.

Outros materiais