Buscar

Linguagem Piaget


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A REVOLUÇÃO DAS PALAVRAS
Ações? O que eu vi, sempre, é que toda ação principia mesmo é por uma palavra pensada. Palavra pegante, dada ou guardada, que vai rompendo rumo.
Guimarães Rosa
A interação da criança com o entorno social- pessoas e objetos- cresce qualitativamente com o desenvolvimento da linguagem, de sua capacidade de simbolização, que permite se apropriar e internalizar o mundo, nomeá-lo e interpretá-lo de diferentes formas. As Crianças intensificam sua expressão pela linguagem oral, desenho, modelagem, dramatização, faz de conta, escrita, de maneira a ampliar suas possibilidades de se colocar, seu intercambio social. Com o domínio da linguagem, a criança organiza e estrutura seu pensamento ingressa no universo simbólico da cultura, transformando qualitativamente a sua relação com o outro com os objetivos, com a cultura e consigo mesma, participando ativamente deste processo e constituindo uma forma social e peculiar de desenvolvimento psicológico. 
Boa parte do que acontece, desde os 2 anos ate aproximadamente os 7 anos gira em torno da linguagem, tais como as primeiras experiencias de socialização, envolvendo a interação com outras crianças, principalmente através do brinquedo, além de um maior desenvolvimento do pensamento, o desenvolvimento afetivo, a apreensão das regras e valores morais importantes para a convivência. Daí a importância de estabelecer uma continua e qualitativa comunicação com a criança de maneira a promover a apropriação da linguagem, e isso envolve não esperar que ela esteja “pronta, apta” para falar. É fundamental falar com a criança, nomear os objetos ao seu redor, os que ela toca, observa, os que estão próximos, distantes, nomear as ações que a criança realiza, as que realizam com ela e etc. Em suma, inscrevê-la no mundo da linguagem, ajudá-la a compreender a importância em ouvir o que diz, em ouvir o outro; dar-lhe oportunidade para expressar-se, para dizer o que pensa, o que sente, como sujeito que é ativo na aquisição da linguagem.
A linguagem acompanha a criança em sua linguagem pratica cotidiana e desempenha papel importante ao auxiliá-la nessa prática, pois, enquanto age, ela também fala, de maneira nortear sua ação, ajudando-a a atingir seu objetivo. Assim, a fala é tão importante e necessário quanto as mãos, os olhos, em sua apropriação do mundo de objetos. 
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE PIAGET: Estágio Pré-Operacional (2 a 7 anos)
O grande avanço e diferencial desse estágio em relação ao período sensório-motor (0 a 2 anos) é o desenvolvimento da capacidade simbólica. Já o sensório-motor se destacava pela dependência da criança de suas sensações, de seus movimentos, de suas relações perspectivas com o mundo ao seu redor, com a realização de imitação de respostas de inicio mais simples, para chegar ao final do período com outras mais complexas, repetindo intencionalmente as ações que produzem resultados específicos ( puxar faz o brinquedo se mexer), com o desenvolvimento do que Piaget denomina de inteligência sensório-motora.
Na concepção de Piaget (2007), com a aquisição da linguagem, a criança tem a possibilidade de modificar suas ações, reconstruindo-as, expressando-as através de suas narrativas, inclusive antecipando-as por via verbal. Além disso, enquanto a criança brinca e faz outras atividades, fala sozinha em voz alta, utiliza-se de monólogos como auxiliares da ação imediata.
A criança desse período é capaz de explorar melhor seu ambiente, de maneira a tornar seus movimentos e percepções intuitivas e sofisticadas e ampliadas.