Buscar

PCC fundamentos da educação

Prévia do material em texto

Observar atentamente no entorno geográfico, sociopolítico cultural onde você vive, convive, faz está
 As desigualdades socioec onômicas e educacionais d o bairro onde você mora 
 O modo de vida das pess oas qu e moram no bairro: os modelos de referência que as pessoas tê m no bairro…
Observar atentamente no entorno geográfico, sociopolítico cultural onde você vive, convive, faz estágio e ou As desigualdades socioec onômicas e educacionais d o bairro onde você mora 
 O modo de vida das pess oas qu e moram no bairro: os modelos de referência que as pessoas tê m no bairro…
 
 Universidade Estácio de Sá 
Observar, pesquisar
E
Construir o Conhecimento
Desigualdade Socioeconômicas e Educacionais 
As desigualdades sociais são as diferenças econômicas entre as classes sociais onde alguns se encontram em melhores condições do que outros. Ela está presente em todos os países que não possuem um equilíbrio no padrão de vida dos seus habitantes, seja por questões econômicas, grupos sociais, escolares, de gênero, entre outros. Ocorre principalmente através da má distribuição de renda, de recursos, da falta de investimento nas áreas de educação, saúde, culturais e sociais.
A educação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade. Determinados grupos de cidadãos que sejam mais favorecidos, desfrutam do acesso a boas escolas e consequentemente terão bons empregos e maiores oportunidades, já as menos favorecidas, possuem menores instruções necessárias para melhorar o seu próprio desenvolvimento. Ela deveria ser a portadora da redução das desigualdades e essencial para a formação dos cidadãos.
A educação brasileira é inferior a outros país se comparado graficamente, possui um baixo desempenho tanto na rede pública quando na rede privada e isso leva a aspectos negativos na economia, aumentando assim as desigualdades.
Desigualdade Socioeconômica e Educacional no DF
O DF foi dividido em quatro grupos, baseados na renda mensal de seus moradores. O primeiro com renda alta, inclui Plano Piloto, Jardim Botânico, Lago Norte e SUL, Park Way e Sudoeste. O segundo com média-alta renda, engloba Águas Claras, Candangolândia, Cruzeiro, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Sobradinho, Taguatinga e Vicente Pires. No grupo 3 de média renda, estão Brazlândia, Ceilândia, Planaltina, Riacho Fundo, SAI, Samambaia, Santa Maria e São Sebastião. O último grupo, considerado de baixa renda é formado por Fercal, Itapoã, Recanto das Emas, Estrutural e Varjão.
Segundo os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio foram avaliados em provas de matemática e língua portuguesa.
Os resultados negativos apontados nos testes do Saeb mostram que os alunos de ensino médio mais ricos do DF são os que mais dominam as matérias de português e matemática, e os mais pobres ocupam uma posição abaixo da média nacional.
Observo em minha família a desigualdade educacional entre crianças da mesma idade que estudam em escolas opostas. Uma estuda em escola privada, com 5 anos de idade e já sabe falar inglês, escrever, contar os números em ordem crescente, as cores e muito mais, já a outra da mesma idade e matriculada em escola pública não sabe um terço do que a outra sabe.
Conclusão
Conclui-se que há grandes diferenças de eficiência entre escolas privadas e públicas. A educação é uma peça fundamental no processo de formação cidadã que pode resultar em grandes mudanças sociais, a mesma deve ser reconhecida como a redutora da desigualdade socioeconômica que possa nos trazer bons resultados futuros.
Ao olhar ao meu redor percebo nitidamente a diferença do modo de vida de vários indivíduos, como aqueles que desfrutam do melhor, de casas e bens materiais de grandes valores, já outros que lutam para colocar comida na mesa e alguns mais carentes que precisam da ajuda de outras pessoas para que possam se alimentar. É notável que a desigualdade assume feições distintas.
Referencias 
 
https://www.metropoles.com/distrito-federal/economia-df/mesmo-com-queda-df-registra-desigualdade-maior-que-media-do-pais
https://flaviaarrudadf.com.br/noticias/educacao/a-desigualdade-educacional-no-distrito-federal/

Continue navegando