Buscar

avaliando neurofuncional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,1
	
	A terapia de restrição e indução do movimento é utilizada com frequência em pacientes que apresentam a hemiparesia como sequela do acidente vascular encefálico. São princípios desta técnica:
		
	
	Utilização do membro sadio do paciente em todas as atividades funcionais
	 
	O uso de bolas suíças pode ser associado a terapia de contenção, para trabalho funcional do membro afetado.
	
	A imobilização do membro comprometido para diminuir os padrões gerados pela espasticidade.
	
	Apenas podem utilizar esta técnica, pacientes com alterações funcionais crônicas.
	 
	Restrição do membro sadio pelo uso da tipoia ou luva por no mínimo 90% do tempo.
	Respondido em 13/10/2020 13:23:08
	
Compare com a sua resposta: Físicas ; Hemiparesia, lesões de nervos cranianos Cognitivas; Afasia, apraxia, agnosias, distúrbios de memoria e atenção
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O objetivo da fisioterapia na fase inicial/aguda de um paciente que sofreu um traumatismo cranioencefálico, é:
		
	
	Prevenir contraturas e estimular a movimentação voluntária.
	
	Promover uma boa função respiratória, evitar escaras e contraturas e estimular a movimentação voluntária.
	 
	Promover uma boa função respiratória e evitar complicações respiratórias, prevenir contraturas e escaras e tratar as consequências da espasticidade.
	
	Evitar escaras e contraturas, tratar as consequências da espasticidade e estimular a movimentação voluntária.
	
	Promover uma boa função respiratória, evitar escaras, estimular a movimentação voluntária e treinar o uso de órteses.
	Respondido em 13/10/2020 13:27:14
	
Compare com a sua resposta: Sinal de Bell: pede para o paciente fechar o olho. Quando positivo, o olho fica aberto com desvio do globo ocular Sinal de cílio de Barré: pede para o paciente fechar o olho com maior força. Quando positivo, os cílios não se retraem Sinal de Tínel: percussão no nervo facial (próximo ao ouvido).
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Um paciente vítima de um acidente vascular encefálico, decorrente de uma obstrução da artéria cerebral média direita, pode apresentar a seguinte sequela:
		
	
	Hemiparesia contralateral sem perturbações visuo-espaciais
	
	Hemiparesia ipsilateral sem perturbações visuo-espaciais
	
	Hemiparesia ipsilateral e perturbações visuo-espaciais
	
	Hemiparesia bilateral sem perturbações visuo-espaciais
	 
	Hemiparesia contralateral e perturbações visuo-espaciais
	Respondido em 13/10/2020 13:28:07
	
Compare com a sua resposta: Arreflexia/Hiporreflexia pelo acometimento das musculaturas agonista e antagonista; Hipertonia Plástica/Rígida por lesão da via extrapiramidal Roda Denteada ou cano de Chumbo Tremor Bradicinesia Marcha Festinante (pequenos passos)
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A resposta motora humana é elaborada através da integração sensório-motora entre as estruturas do sistema nervoso periférico e o sistema nervoso central, o qual interpreta os impulsos sensoriais aferentes e elabora um sinal motor adequado para a atividade motora desejada. A quantidade de força e a precisão de uma contração muscular estão baseadas numa ordem de recrutamento das fibras musculares, que obedece a critérios de ativação. Com o auxílio dessas informações, é possível afirmar que cada unidade motora: ENADE 2007
		
	
	é inervada por apenas um neurônio, e a ordem de recrutamento obedece a padrões específicos de acordo com o tamanho das fibras musculares, sendo que fibras musculares maiores são ativadas em primeiro lugar.
	
	é inervada por apenas um neurônio, e o princípio de recrutamento obedece ao tipo de tarefa a ser realizada, sendo que unidades motoras maiores são recrutadas em primeiro lugar.
	 
	é inervada por apenas um neurônio, e o recrutamento das unidades motoras é determinado pelo tamanho dos motoneurônios, sendo que unidades motoras com motoneurônios menores são recrutadas em primeiro lugar.
	
	tem um número próprio de motoneurônios de acordo com as tarefas desempenhadas pelo músculo, sendo que unidades motoras com maior número de motoneurônios são ativadas em primeiro lugar.
	
	possui vários motoneurônios, e a ordem de recrutamento depende do tamanho da velocidade de condução, sendo que unidades motoras maiores são recrutadas em primeiro lugar.
	Respondido em 13/10/2020 13:28:25
	
Compare com a sua resposta: Responder a separação do sistema nervoso central e periférico.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O traumatismo cranioencefálico. especialmente o decorrente de acidentes automobilísticos, é a causa mais comum de morte e invalidez entre os jovens. A lesão pode ser contusão (fechada) ou por projetil penetrante, com o crânio podendo ser perfurado ou afundado, com ruptura dos revestimentos encefálicos e do próprio encéfalo. O deslocamento e a torção do encéfalo levam a contusão, ruptura da substancia branca e sangramento para o interior do mesmo (hematoma intracerebral), causando inconsciência. A perda de consciência de forma transitória nessa situação é denominada:
		
	
	Extereobnubilação
	 
	Concussão;
	
	Estupor;
	
	Coma;
	
	Obnubilação;
	Respondido em 13/10/2020 13:32:20
	
Compare com a sua resposta: Objetivos gerais: ¿ Manter a integridade do sistema respiratório; ¿ Gerar engrama motor no dimidio direito; ¿ Potencializar (ganhar) equilibro de tronco; ¿ Promover ortostase; ¿ Promover a marcha; ¿ Retorno as atividades de vida diária; Do 1o ao 15o dia ¿ Cinesioterapia respiratória, conscientização diafragmática, suporte máximo inspiratório em um e dois tempo, padrões ventilatórios com o auxilio do fisioterapeuta, cinesioterapia passiva (justificativa: efeitos da excitotoxidade celular, liberação de neurotransmissores excitatórios). Do 16o ao 30o dia ¿ Iniciação rítmica em pelve e escapula, padrões de pelve e escapula, iniciação rítmica para padrões de movimentos de membros superiores e inferiores (em diagonais funcionais), exercícios de irradiação, exercícios do conceito Bobath (hemiplegia do adulto), exercícios de ponte, exercícios de mobilidade ao leito, ortostatismo com estabilização. A partir do 31o dia ¿ Técnica de reversão dinâmica para os padrões de movimento para membros inferiores e superiores, exercícios de fortalecimento ( cicloergometro), técnicas para facilitação da marcha e treino de marcha

Outros materiais