Buscar

rlm edison diniz

Prévia do material em texto

1- (CESPE) A numeração das notas de papel-moeda de determinado país é constituída por duas das 26 letras do alfabeto da língua portuguesa, com ou sem repetição, seguidas de um numeral com 9 algarismos arábicos, de 0 a 9, com ou sem repetição. Julgue o próximo item, relativo a esse sistema de numeração. Considere o conjunto das notas numeradas da forma #A12345678&, em que # representa uma letra do alfabeto e &, um algarismo. Nessa situação, retirando-se, aleatoriamente, uma nota desse conjunto, a probabilidade de # ser uma vogal e de & ser um algarismo menor que 4 é inferior a 1/10.
2 - (CESPE) As figuras I e II a seguir ilustram recipientes cilíndricos retos, idênticos, que contêm suco. Em cada recipiente foram feitas marcações igualmente espaçadas, mas diferentes nos recipientes I e II. Há mais suco no recipiente I que no II.
Nessa situação, a fração do volume que o recipiente I tem mais que o II é igual a
a) 8/15.
b) 8/13.
c) 3/10.
d) 4/3.
e) 7/20.
3 - (CESPE) O piso de uma sala retangular, medindo 3,52 m × 4,16 m, será revestido com ladrilhos quadrados, de mesma dimensão, inteiros, de forma que não fique espaço vazio entre ladrilhos vizinhos. Os ladrilhos serão escolhidos de modo que tenham a maior dimensão possível.
Na situação apresentada, o lado do ladrilho deverá medir
a) mais de 30 cm.
b) menos de 15 cm.
c) mais de 15 cm e menos de 20 cm.
d) mais de 20 cm e menos de 25 cm.
e) mais de 25 cm e menos de 30 cm.
4 - (CESPE) Quantidade N de pacotes de arroz distribuídos no primeiro trimestre para as 6 escolas de determinado município é um número de três algarismos que pode ser escrito na forma N = X3Y, em que X e Y são dois algarismos entre 0 e 9. Sabe-se que cada escola recebeu a mesma quantidade de pacotes das demais e o número N é o maior possível que atende às condições descritas.
Nessa situação, a quantidade de pacotes de arroz distribuídos no primeiro trimestre para as 6 escolas do município foi
a) superior a 800 e inferior a 900.
b) superior a 900.
c) inferior a 600.
d) superior a 600 e inferior a 700.
e) superior a 700 e inferior a 800.
5 - (ICAP) Gustavo quer distribuir 280 selos, 320 figurinhas e 360 adesivos em envelopes, de modo que utilize a quantidade máxima de envelopes possíveis e que em cada envelope tenha a mesma quantidade de cada item. Quantos envelopes Gustavo vai precisar?
a)15.
b)24.
c)40.
d)42.
6 - (CESPE) - Considerando que os números x, x + 7 e x + 8 sejam as medidas, em centímetros, dos lados de um triângulo retângulo, julgue o(s) próximo(s) item(ns):
A soma das medidas dos lados desse triângulo é superior a 28 cm. 
( ) CERTO	( )ERRADO
7 - (FGV) Na delegacia de certo bairro os policiais Abel, Bento, Cleber e Danilo estão escalados para trabalhar no dia 31 de dezembro deste ano. Entretanto, dois deles serão sorteados para trabalhar na noite do Ano Novo.
A probabilidade de que Abel não seja sorteado é 
a) 25%.
b) 40%.
c) 50%.
d) 60%.
e) 75%.
.(CESPE) Considerando que, dos 100 candidatos aprovados em um concurso,30 sejam mulheres, sendo que apenas 20% delas têm idade acima de 30 anos; e, entre os homens, 40% têm idade acima de 30 anos, jugue os itens 8, 9 e 10 que se seguem.
8 - Selecionando-se, entre os referidos candidatos, somente homens com idade acima de 30 anos, é possível formar mais de 20.000 grupos, não ordenáveis, de quatro candidatos.
( ) Certo ( ) Errado
9 - Se forem separadas somente as mulheres acima de 30 anos e 10% dos homens, então será possível formar 525 grupos diferentes de 5 pessoas, compostos por 3 homens e 2 mulheres.
10 (VUNESP) Em um concurso para escrevente, 40% dos candidatos inscritos foram eliminados na prova de Língua Portuguesa, e a prova de Conhecimentos em Direito eliminou 40% dos candidatos restantes. Essas duas provas eliminaram, do total de candidatos inscritos,
a) 84%
b) 80%
c) 64%
d) 46%
e) 36%
(CESPE) Para posar para uma foto, 2 alunos 3 alunas, vão se posicionar lado a lado, na frente de uma câmera. A respeito desse posicionamento, julgue o item 11 e 12.
11 - Se cada menino ficar entre 2 meninas, então o número máximo possível de posicionamentos distintos é igual 12
( ) Certo ( ) Errado
12 – Não havendo restrição quanto à posição relativa dos alunos, o máximo possível de posicionamentos distintos é igual a 120.
( ) Certo ( ) Errado
13 - (CESPE) A respeito do controle e manutenção dos 48 veículos de um órgão público, julgue o item seguinte.
Considere que o registro histórico mostre que a quantidade x de veículos que passam por manutenção
do motor, a cada mês, é tal que	. Então menos de 9 dos veículos. Desse órgão requerem, a cada mês, manutenção de seus motores.
( ) CERTO	( )ERRADO
14 - (FCC) Um prédio recebe correspondência todos os dias ímpares do mês e a entrega do botijão de gás é feita nos dias múltiplos de 3. No mês de agosto essas entregas coincidiram
a) 3 vezes.
b) 4 vezes.
c) 5 vezes.
d) 6 vezes.
15- (FCC) Sabe-se que, atualmente, os tempos de serviço de Acácio e Bia na empresa onde trabalham somam 42 anos. Se a diferença entre o tempo de serviço de Bia e o de Acácio é de 6 anos, há quantos anos o tempo de serviço de Acácio era a terça parte do de Bia?
a) 9.
b) 10.
c) 15.
d) 18.
e) 20.
16- (CESPE) Suponha que, até o final de determinado mês, 13 analistas de crédito compunham o quadro de analistas de crédito desse agente financeiro e que esses funcionários, em jornada de trabalho de 8 horas, conseguiam finalizar, em média, 650 propostas de crédito ao mês. Suponha, ainda, que, a partir do mês subsequente, a jornada de trabalho tenha sido reduzida para 6 horas e que 11 novos analistas tenham sido contratados. Nessa situação, se todos os analista de crédito desse agente financeiro forem igualmente eficientes, a média de propostas de crédito finalizadas mensalmente subirá para 900.
( ) Certo	( ) Errado
17- CESPE) Considere que, em uma amostra composta por 210 pessoas atendidas em unidade de atendimento do DETRAN, 105 foram ao DETRAN para resolver pendências relacionadas à documentação de veículos; 70, para resolver problemas relacionados a multas; e 70, para resolver problemas não relacionados à documentação de veículos ou a multas. A respeito dessa situação hipotética, julgue o item.
Em face dessa situação, é correto afirmar que, nessa amostra, menos de 30 pessoas procuraram a unidade de atendimento do DETRAN para resolver problemas relacionados simultaneamente à documentação de veículos e a multa.
( ) Certo	( ) Errado
18- (CESPE) Vilma, Marta e Cláudia trabalham em uma mesma agência bancária. Vilma está nesse emprego há 5 anos, Marta, há 7 anos e Cláudia, há 12 anos. Para premiar a eficiência dessas funcionárias, a direção do banco concedeu-lhes uma bonificação de R$ 12.000, que deverão ser divididos entre as três, de forma diretamente proporcional aos respectivos tempos de serviço. Nesse caso, Vilma receberá mais de R$ 3.000 de bonificação. ( )CERTO	( )ERRADO
19- (CESPE) Na central de telefonia (call center) de determinada empresa, 8 telefonistas, com jornada de trabalho de 6 horas, atendem a 400 ligações de clientes. Sabendo que os telefonistas dessa central são igualmente eficientes, julgue os itens seguintes.
Se a empresa diminuir a jornada de trabalho de cada telefonista para 4 horas, então, para manter o mesmo nível de atendimento, serão necessários mais 4 telefonistas com a mesma eficiência das demais.
( )CERTO	(	)ERRADO
20- (CESPE) O esquema a seguir mostra um observador no ponto O, que representa o cume de uma montanha, e um avião no ponto A, à altura AB do solo. O ponto C, no segmento AB, está a 6 km desse observador.
O observador enxerga o avião sob um ângulo de 60° com a horizontal OC e o ponto B, no solo, sob um ângulo de 30° com a mesma horizontal.
Admitindo-se 0,57 e 1,73 como valores aproximados para tg 30° e tg 60°, respectivamente, é correto afirmar que a altura AB do avião é
a) inferior a 8 km.
b) superior a 8 km e inferior a 10 km.
c) superior a 10 km e inferior a 12 km.
d) superior a 12 km e inferior a 14 km.
e) superior a 14 km22- (CESPE) O triângulo ABC mostrado a seguir está inscrito no retângulo incompleto, de lados pontilhados. As medidas dos lados do retângulo podem ser observadas na figura seguinte.
O valor da área do triângulo ABC apresentado anteriormente é igual a:
a) 6 cm2.
b) 7 cm2.
c) 8 cm2.
d) 12 cm2.
e) 16 cm2.
6 – (CESPE) Alberto, Bruno, Sérgio, Janete e Regina assistirão a uma peça de teatro sentados em uma mesma fila, lado a lado. Nessa situação, julgue o item subsequente.
Considere que Sérgio e Janete sentem um ao lado do outro. Nesse caso, a quantidade de maneiras distintas de como as 5 pessoas poderão ocupar os assentos é igual a 48.
( ) Certo ( ) Errado
(CESPE) Para formar-se um anagrama, permutam-se as letras de uma palavra, obtendo-se ou não uma outra palavra conhecida. Por exemplo, VROAL é um anagrama da palavra VALOR. Com base nessas informações, julgue os próximos itens 7 ,8 e 9 , relacionados aos anagramas que podem ser obtidos a partir da palavra VALOR.
7 - O número de anagramas distintos é inferior a 100. ( ) Certo ( ) Errado
8 - O número de anagramas distintos que começam com VL é igual a 6. ( ) Certo ( ) Errado
9 - O número de anagramas distintos que começam e terminam com vogal é superior a 15.
 ( ) Certo ( ) Errado
10 – (CESPE) Considerando que o anagrama da palavra ALARME seja uma permutação de letras dessa palavra, tendo ou não significado na linguagem comum, a quantidade de anagramas distintos dessa palavra que começam por vogal é 360.
( ) Certo ( ) Errado
11 – (CESPE) Uma mesa circular tem seus 6 lugares que serão ocupados pelos 6 participantes de uma reunião. Nessa situação, o número de formas diferentes para se ocupar esses lugares com os participantes da reunião é superior a 102 .
( ) Certo ( ) Errado
Central de Ve
ndas (WhatsApp) → 45 9 9856-2827 | 45 9 946Sede em Cascavel/PR → 45 3037-8890 | WhatsApp 45 9 9136-9764
12 – (CESPE) Com relação a contagem e combinatória, julgue o item seguinte. Considere que, para a final de determinada maratona, tenham sido classificados 25 atletas que disputarão uma medalha de ouro, para o primeiro colocado, uma de prata, para o segundo colocado, e uma de bronze, para o terceiro colocado. Dessa forma, não havendo empate em nenhuma dessas colocações, a quantidade de maneiras diferentes de premiação com essas medalhas será inferior a 10.000.
( ) Certo ( ) Errado
Sede em São Paulo/
13 – (CESPE) Os 8 assistentes administrativos de uma instituição serão designados para realizar as seguintes tarefas: organizar os 4 armários da instituição, que são numerados de 1 a 4; redigir documentos; e inventariar os bens materiais da instituição.
O número de maneiras distintas de se escolherem 4 assistentes para organizar os armários, sendo um para cada armário, é igual a 1.680.
( ) Certo ( ) Errado
14 – (CESPE) Para o policiamento ostensivo e ininterrupto de uma cidade, o comando local estabeleceu a escala de 24 horas de plantão por 48 horas de folga para cada policial local e, em cada plantão, por razões de segurança, determinou que nenhum policial poderá trabalhar sozinho.
Com base nas informações da situação hipotética acima apresentada, julgue o item.
Caso o comando local disponha de 12 policiais e 4 deles devam estar de plantão a cada dia, então, nesse caso, haverá mais de 500 maneiras distintas de se escolher a equipe que trabalhará no primeiro dia. ( ) Certo ( ) Errado
SP → 11 3905-2900 | WhatsApp 11 9 6352
15 – (CESPE) Considerando as sete instituições financeiras que já implantaram o serviço de cartão de crédito pré-pago, se um cliente desejar contratar esse serviço com três delas, ele poderá escolhê- las de mais de 40 maneiras distintas.
( ) Certo ( ) Errado
Central de Vendas (WhatsApp) → 45 9 9856-2827 | 45 9 946-2194
Sede em Cascavel/PR → 45 3037-8890 | WhatsApp 45 9 9136-9764
Sede em São Paulo/SP → 11 3905-2900 | WhatsApp 11 9 6352-

Continue navegando