Buscar

CapÃ-tulo 3

Prévia do material em texto

Bibliografia:
Capítulo 03 Emerson
Capítulo 10, itens 10.2 e 10.6
GLOBALIZAÇÃO
A globalização, por seu dinamismo, obriga organizações a terem níveis altos de produtividade e eficácia e de operar um sistema de informação eficiente.
7
As três fases básicas de um sistema de informação
Entrada de dados: lançamento de todos os dados gerados na organização.
Processamento: transformação de milhares de dados em informações úteis para o processo de tomada de decisão.
Saída de dados: exteriorização de tudo aquilo que foi processado e será o alicerce para as decisões gerenciais e estratégicas.
O computador é apenas a ferramenta mais eficiente para manipular todos os dados gerados na organização.
Cada uma das funções básicas congrega níveis de responsabilidade diferentes, mas todos precisam tanto de uma interação para que a organização funcione quando de uma ênfase diferente no conceito de sistemas de informação.
NO CONTEXTO DE PROCESSOS GERENCIAIS, OS SISTEMAS PODEM SER CLASSIFICADOS DE ACORDO COM O PROBLEMA ORGANIZACIONAL QUE AJUDAM A RESOLVER
É O USUÁRIO QUEM DEVE DEFINIR A INFORMAÇÃO QUE IRÁ USAR.
Forma: diz respeito ao conteúdo, à forma de apresentação da informação e à confiabilidade necessária.
Idade: é a determinação do tempo de existência da informação em relação aos fatos relatados.
Frequência: é a determinação da periodicidade com que a informação é produzida.
Exemplo
O responsável pela unidade de programação da produção define como necessidade de informação que “todos os dias, até as 08h30, precisa saber as quantidades produzidas por ordens de fabricação, por produto e por cliente, concluídas até as 24 horas do dia anterior.”
FORMA: quantidades produzidas por ordens de fabricação por produto e por cliente, concluídas até as 24 h do dia anterior.
IDADE: definida como 8h30, o que indica que a informação possui apenas 8 horas e 30 minutos.
FREQUÊNCIA: diária.
O conceito de Peopleware
Peopleware são pessoas que trabalham diretamente, ou indiretamente, com a área de tecnologia da informação, ou mesmo com Sistema de Informação.
É também a parte humana que se utiliza das diversas funcionalidades dos sistemas computacionais, seja este usuário um Analista de sistema ou, até mesmo, um simples cliente que faz uma consulta em um caixa eletrônico da Rede Bancária, como também uma atendente de um Supermercado.
Os profissionais de TI e seus relacionamentos
Entre as décadas de 1960 e 1980. existiam dois profissionais envolvidos na mecanização de atividades desenvolvidas pelas empresas. Eles não tinham bom relacionamento entre si:
Gerente de O&M (Organização e Método): responsável por normas e métodos administrativos
Gerente de desenvolvimento de sistemas: encarregava-se do que supostamente o O&M criasse ou organizasse.
O analista de O&M achava que o analista de sistemas só se preocupava em mecanizar todo e qualquer fluxo de informações sem se importar com o fluxo propriamente dito.
O analista de sistemas dizia que o analista de O&M só sabia modelar formulários e mudas as mesas do setor ou departamento de lugar.
Defeitos das duas funções estarem separadas: 
O analista de O&M não se preocupava em racionalizar, melhorar ou criar um processo, sua preocupação era limitada à abrangência da solução adotada para o problema entregue a ele no curto prazo.
O surgimento de computadores pessoais e dos programas mais fáceis de serem utilizados gerou uma mudança de paradigma, baseada em duas lições
Os dados e o produto oriundos dos sistemas de informação são propriedade dos usuários, jamais do analista de sistemas ou do Centro de Processamento de Dados.
O poder da informação está em saber usá-la, não em possuí-la.
O que é um CIO?
O “Chief Information Officer” é o executivo mais experiente responsável pela tecnologia da informação e pelo funcionamento dos sistemas informáticos. Ele pode ser o diretor de informática, o gerente de informática ou o vice-presidente de informática, dependendo da nomenclatura utilizada pela companhia.
O CIO faz a ponte entre a direção da empresa e a equipe de funcionários que atua na área da informática. 
O que é um CIO?
POR ESSE MOTIVO, ALÉM DE FORMAÇÃO EM TI, O DETENTOR DO CARGO PRECISA TER TAMBÉM BONS CONHECIMENTOS DE ESTRATÉGIA, LIDERANÇA E GESTÃO.
O CIO não pode estar subordinado a qualquer diretoria. Ele deve fazer parte dela para participar das decisões estratégicas, dando seu parecer com relação à capacidade tecnológica da organização para resolver problemas.
O CIO é um profissional que tem a tarefa de procurar novas tecnologias ainda desconhecidas que provoquem o surgimento de novas formas de operar, produtos diferentes, avanços e quebras de paradigmas, colocando a empresa para qual trabalha à frente de seus concorrentes.
O QUE É TECNOLOGIA VERDE?
TI VERDE
A tendência mundial de preocupação com o impacto ambiental de recursos tecnológicos estimulou o surgimento do conceito de TI VERDE, que compreende as iniciativas, preocupações e concepções que os responsáveis pela tecnologia podem definir para desenvolver cada vez mais práticas de baixo impacto ambiental.
Tripé da Sustentabilidade
Podemos definir o Tripé da Sustentabilidade como uma maneira em que as empresas conduzem seus negócios de forma lucrativa, trazendo benefícios para as pessoas envolvidas e para a sociedade e, logicamente, causando o mínimo possível de impacto ao meio ambiente.
A partir de então, para o Tripé da Sustentabilidade funcionar, os três lados devem sair ganhando. Ou seja, os negócios devem gerar a receita aos seus investidores, esse lucro também deve gerar benefícios à sociedade e, por fim, impactar o mínimo possível ao ambiente.

Continue navegando