Buscar

prova final ciencias e educação ambiental

Prévia do material em texto

Lupa
	 
	Calc.
	 
	Notas
	
	
	 
	 
	 
	 
		VERIFICAR E ENCAMINHAR
		Disciplina: CEL0361 - CONT MET PRAT CIE ED 
	Período Acad.: 2020.3 EAD (G) / AV
	Aluno: LILIANE FERNANDA RAMOS
	Matrícula: 201902551281
	
	Turma: 9001
	
Prezado(a) Aluno(a),
Responda a todas as questões com atenção. Somente clique no botão FINALIZAR PROVA ao ter certeza de que respondeu a todas as questões e que não precisará mais alterá-las. 
A prova será SEM consulta. O aluno poderá fazer uso, durante a prova, de uma folha em branco, para rascunho. Nesta folha não será permitido qualquer tipo de anotação prévia, cabendo ao aplicador, nestes casos, recolher a folha de rascunho do aluno.
Valor da prova: 10 pontos.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		1.
		A alfabetização científica e a eco alfabetização são abordagens necessárias para preparar o terreno para os futuros cidadãos desse mundo. Sendo assim, assinale a alternativa FALSA: (Ref.: 201902867354)
	
	
	
	
	Reportagens, propagandas, letras de músicas, embalagens e histórias em quadrinhos são alguns exemplos de ensino e aprendizagem diferenciada em sala de aula na Educação Infantil.
	
	
	As histórias em quadrinhos podem ser utilizadas como estratégia didática de ensino e aprendizagem para os estudantes da Educação Infantil.
	
	
	O erro é parte indissociável da aprendizagem, por isso não devemos torná-lo como algo proibido que não pode acontecer em nenhuma circunstância.
	
	
	Os objetivos do ensino e aprendizagem da Educação Ambiental são: desenvolvimento de hábitos, atitudes e conhecimentos que levem a uma mudança de posicionamento dos cidadãos.
	
	
	As aulas práticas de Ciências devem ser construídas pensando no conhecimento prévio e nas hipóteses dos estudantes e realizadas somente dentro de sala de aula.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		2.
		Borges (1993) afirma que na Concepção Construtivista, o conhecimento é uma construção do sujeito e não algo que ele possa receber passivamente. O seu ideal de cientificidade exige:
I- Modelos construídos com base na observação e na experimentação
II- Resultados que possam alterar os princípios da teoria, corrigindo-a quando for necessário
III- Prova da verdade dos enunciados sem deixar dúvidas
É correto afirmar:
 (Ref.: 201902725553)
	
	
	
	
	Os itens I e III estão corretos
	
	
	Apenas o item I está correto
	
	
	Os itens II e III estão corretos
	
	
	Os itens I e II estão corretos
	
	
	Apenas o item III está correto
	
	 
	 
		1 ponto
	
		3.
		Durante o período do regime militar de 1964, pretendia-se modernizar e desenvolver o país. O ensino de ciências passou a fazer parte da formação profissional, com a aprovação da lei 5692, de 1971. Houve grande expansão da rede privada do ensino superior, devido a movimentos estudantis. Quais foram os fatos que marcaram o período das décadas de 1970 e 1980 e que implicações eles tiveram para o ensino de Ciências?
 (Ref.: 201902728479)
	
	
	
	
	Nessas décadas a industrialização e o desenvolvimento tecnológico e científico estavam em alta e no ensino de ciências prevalecia a lógica sobre o senso comum, separando-se teoria e prática. Era a superação do modelo tradicional devido à guerra fria e ao início da guerra do Iraque.
	
	
	A época foi marcada pelo reflexo da segunda guerra mundial e o desenvolvimento tecnológico e o ensino de ciências estava voltado para verdades clássicas, privilegiando métodos estatísticos.
	
	
	Nessas décadas havia grandes empreendimentos científicos no mundo todo e com a construção da bomba atômica, o ensino de ciências foi estimulado. O professor foi incentivado a refletir sobre a sua prática em uma ciência moderna, relacionada às ciências sociais e humanas.
	
	
	Antes das guerras mundiais havia uma forte influência francesa e alemã e o ensino era voltado para as verdades clássicas. No pós-guerra mundial a influência maior no ensino de ciências era dos americanos e dos russos, que influenciaram a elaboração dos conteúdos dos livros de ciências dessa época.
	
	
	O período foi de muitas crises sociais e econômicas e também marcado por uma crise energética que atingia todo o mundo. Agressões ao meio ambiente, devido ao desenvolvimento industrial, também marcaram essa época, levando o ensino de ciências a repensar seus objetivos e a considerar implicações sociais do desenvolvimento científico.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		4.
		A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento ECO92 trouxe Chefes de Estado de mais de 130 países para o Rio de Janeiro. Dentre os vários documentos produzidos na ECO92, destacam-se a Carta da Terra e a Agenda 21. São características marcantes da Agenda 21:
I - a reorientação da educação na direção do desenvolvimento sustentável
II - a ampliação da conscientização pública, compreendendo ações destinadas às comunidades urbanas e rurais
III - documento sem força de lei e sem detalhamento de medidas concretas a serem adotadas
Assinale a alternativa correta:
 (Ref.: 201902725571)
	
	
	
	
	I e II estão corretas
	
	
	II e III estão corretas
	
	
	Apenas I está correta
	
	
	Apenas III está correta
	
	
	I e III estão corretas
	
	 
	 
		1 ponto
	
		5.
		Quando compramos alimentos enlatados, devemos sempre verificar se a lata está estufada. O estufamento dos enlatados pode indicar contaminação do produto pela bactéria Clostridium botullinum, causadora do botulismo. Ela libera uma toxina que afeta o sistema responsável pelo controle e integração de todos os sistemas que formam o corpo humano, assim como a relação deste com o ambiente externo. O sistema descrito acima e que é afetado pela toxina liberada pela bactéria do botulismo é o:
 (Ref.: 201902842151)
	
	
	
	
	reprodutor.
	
	
	locomotor.
	
	
	nervoso.
	
	
	digestivo.
	
	
	muscular.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		6.
		Numa determinada aula de ciências, certo experimento é trabalhado como uma atividade acompanhada de um protocolo, onde se espera demonstrar um fenômeno já previsto. Após a realização do experimento os resultados diferiram do estabelecido no protocolo. Neste caso, o mais pedagogicamente correto a fazer é: (ENADE 2006) (Ref.: 201903467242)
	
	
	
	
	( )Levantar junto à turma a ideia de que, quando o experimento dá errado o mais correto a fazer é repeti-lo até se chegar ao resultado esperado, pois assim poupa-se tempo e energia com discussões irrelevantes.
	
	
	( )Investigar com a turma a atuação de alguma variável, de algum aspecto ou fator que não foi considerado em princípio ou que surgiu aleatoriamente.
	
	
	( )Levantar junto à turma a ideia de que isso normalmente ocorre no fazer científico, e nestes Casos o experimento que deu errado deve ser descartado.
	
	
	( ) Desprezar o experimento realizado e repeti-lo. Observando o protocolo com mais cuidado.
	
	
	( )Considerar o experimento que deu errado como se tivesse ¿dado certo¿, levando em frente suas considerações previamente preparadas independente desse contratempo.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		7.
		A interdisciplinaridade e transversalidade alimentam-se mutuamente, facilitando o acesso às novas aprendizagens e estratégias intelectuais que serão úteis para aprendizagens futuras. Nessa direção, quanto ao conceito de transversalidade, ele diz respeito  (Ref.: 201903630100)
	
	
	
	
	a uma visão ampla e consistente da realidade brasileira e sua inserção no mundo.
	
	
	a uma forma de relação entre as disciplinas.
	
	
	a possibilidade de se estabelecer uma relação entre aprender na realidade e da realidade de conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real.
	
	
	ao sentido social e aos conceitos próprios das áreas convencionais, superando o aprender apenas pela necessidade escolar.
	
	
	ao questionamento de uma visão compartimentada da realidade sobre a qual a escola, tal como é conhecida, historicamente se constituiu.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		8.
		O livro didático pode ser considerado um bom recurso para auxiliar o professor em suas aulas de ciências.Por meio do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD são avaliadas obras que poderão ser adotadas nas escolas públicas brasileiras. Segundo os critérios estabelecidos para esta avaliação, pode ser considerado, um bom livro didático de ciências do 2º ao 5º ano aquele que possui as seguintes características:
I- Propõe o uso de uma diversidade de recursos para o ensino e a aprendizagem, como computadores e recursos da informática, incluindo objetos educacionais digitais (softwares, animações, audiovisuais etc.), vídeos e documentários científicos.
II- Apresenta experiências que possam ser realizadas apenas de forma autônoma pelos alunos.
III- Contribui para desenvolver uma atitude de respeito ao meio ambiente.
 Logo, pode-se afirmar que:
 (Ref.: 201903249030)
	
	
	
	
	Apenas a afirmativa I está correta
	
	
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	
	Apenas a afirmativa II está correta
	
	
	As afirmativas II e III estão corretas
	
	 
	 
		1 ponto
	
		9.
		Leia o fragmento a seguir sobre Ética Ambiental: "Quando o ecossistema não é entendido, ou mesmo reconhecido ou apreciado como um sistema, quando a terra e seus rios foram considerados muito vastos para serem danificados pelas escolhas humana voluntárias, não existia nenhuma ética ambiental, mas agora, em nosso próprio tempo, temos que reavaliar o mito da Gênese, pois com o conhecimento vem o poder, e com ambos nós perdemos a inocência. [...] Nossa responsabilidade moral para com a natureza e para com o futuro é de uma urgência sem precedente, é uma responsabilidade da qual não podemos escapar. Em nossas mãos, antes descuidadas, repousa o destino de nosso meio ambiente natural, das espécies que partilham o planeta conosco e das gerações que estão por vir". (SILVA, 2000, p. 26).  Refletindo sobre o texto apresentado, qual alternativa demonstra como o professor deve trabalhar para "formar sujeitos ecológicos" ?
 (Ref.: 201902728501)
	
	
	
	
	Plantando árvores e ensinando os alunos a separarem o lixo, fazendo palestras para os alunos, que não envolvam a comunidade local e confeccionando cartazes para exposições na escola.
	
	
	Realizando projetos apenas nas datas comemorativas, como o dia da árvore, dia do meio ambiente e dia do índio, envolvendo somente professores de ciências, estaremos estimulando as crianças a serem sujeitos ecológicos.
	
	
	Abordando em sala de aula temas da atualidade, de forma transdisciplinar, em projetos duradouros que mexam com a comunidade. Estimulando o envolvimento de professores, comunidade e outros órgãos da sociedade e governo nas questões do meio ambiente.
	
	
	Separando o lixo da escola junto com os estudantes e fazendo pesquisa nos livros didáticos sobre o conteúdo do meio ambiente, sem o envolvimento de membros da sociedade e comunidade nessas atividades.
	
	
	No ambiente escolar deve haver ênfase nos comportamentos individuais de defesa da natureza. Apenas fazendo a reciclagem de lixo e economizando água em suas residências, os alunos já estarão fazendo a sua parte. Não é necessária a participação de governos e comunidade nessas ações.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		10.
		Se a avaliação é parte indissociável do ensino que se realiza de forma contínua ao longo do processo de aprendizagem possibilitando o ajuste das metodologias e estratégias de ensino às características dos alunos e determinando em que medida os objetivos do planejamento de ensino foram alcançados, se faz necessário avaliar tanto a aprendizagem do aluno quanto a adequação das estratégias de ensino utilizadas PORQUE, hoje em dia, em Ciências aceita-se a aprendizagem dos conteúdos construindo, reconstruindo ou desconstruindo requerendo então a implementação de: (Ref.: 201903240911)
	
	
	
	
	( )um amplo repertório de metodologias e estratégias.
	
	
	( )avaliação somativa.
	
	
	( ) um novo repertório de assuntos.
	
	
	( ) uma nova aprendizagem.
	
	
	( )ampliação do tempo escolar.
	
	VERIFICAR E ENCAMINHAR

Continue navegando