A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Neuroma de morton

Pré-visualização | Página 1 de 1

Neuroma de morton
É uma tumoração( tumor benigno) dolorosa da região intermetatarsica distal e interdigital(entre os dedos), no local correspondente a bifurcação dos ramos digitais dos nervos plantares sob oligamento intermetatarsal transverso.
Representa uma neuropatia compressiva ( mais que um neuroma verdadeiro ) de um nervo interdigital, tipicamente entre a 3a e 4a( mais comum) ou 2a e 3a cabeças metatarsais, e raramente na 1a ou 4a.
Resulta frequentemente de pressão crônica no pé ou de trauma repetitivo causado por calçados inapropriados ou por problemas mecânicos no pé.
Uma metatarsalgia da segunda cabeça metatarsica, que em função de o primeiro osso metatarsico ser curto demais e o segundo mais longo, passa a sustentar o peso, provocando espessamento do osso e consequentemente dor.
É uma dor aguda que piora com a marcha ou quando se fica na ponta dos pés.
Mecanismo de lesão: Microtrauma recorrente vai formar fibrose fazendo o espessamento da região, formando o cisto que vai levar a compressão.
Quadro clinico
 Pode ser assintomático.
Os sintomas típicos: Dor lancinante, queimação ou neuropática na
fenda interdigital afetada. Pode ser continua ou em cãibras.
Duração: semanas a anos.
A dor aumenta: Com a marcha, principalmente em superfícies duras,saltos altos, sapatos apertados
Alivia: com o repouso, remoção do sapato ou massagem no ante-pe.
	Tratamento pode usar: uso de órteses para a planta do pé elevando o arco plantar, quando essas medidas não funcionam deve-se fazer a remoção cirúrgica. 
Fisioterapia: LASER, ultrassom