Buscar

Teste de Conhecimento - Aula 9 - HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO-DESCENDENTES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		O ano de 1910 foi marcado pela luta dos marinheiros brasileiros pelo fim dos castigos corporais. Embora o uso da chibata como castigo na Armada brasileira já houvesse sido abolido em um dos primeiros atos do regime republicano, na prática, os marinheiros, cuja grande maioria era formada por homens negros e mestiços, continuavam a receber as punições. Era um claro resquício da escravidão. O líder dessa rebelião foi:
	
	
	
	João Pedro;
	
	
	João Cândido;
	
	
	José Pedro;
	
	
	José Cândido;
	
	
	Pedro Cândido.
	
Explicação:
O líder da Revolta da Chibata foi o marinheiro João Cândido,  descendente de escravos, que denunciou os castigos corporais na Marinha. 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Segundo a Lei do Ventre Livre:
	
	
	
	Todos os senhores deveriam ficar com os recém-nascidos até eles completarem oito anos de idade;
	
	
	Todos os senhores deveriam escolher se queriam ou não ficar com os recém-nascidos até eles completarem dezoito anos de idade;
	
	
	Todos os senhores deveriam ficar com os recém-nascidos até eles completarem vinte e um anos de idade;
	
	
	Todos os senhores deveriam escolher se queriam ou não ficar com os recém-nascidos até eles completarem oito anos de idade;
	
	
	Todos os senhores deveriam ficar com os recém-nascidos até eles completarem dezoito anos de idade;
	
Explicação:
Para garantir que receberiam bons cuidados e que não seriam separados das mães, todos os senhores deveriam 􀂡car
com os recém-nascidos até eles completarem oito anos de idade. Depois disso, o senhor de sua mãe poderia escolher
receber 600 mil réis do governo e dar a liberdade total para a criança ou então utilizar os serviços dessa criança até ela
completar vinte e um anos.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Sobre a Frente Negra Brasileira é incorreto afirmar que:
	
	
	
	A Frente Negra trata-se de um movimento impactado pela estética e ideologia do movimento negro norte-americano e que sofria influência da luta pela independência de países africanos e das pesquisas sociológicas brasileiras que traziam à tona as desigualdades raciais do país. Apontando o negro como vítima da discriminação no trabalho, na abordagem policial e em outros âmbitos da sociedade.
	
	
	A Frente Negra, ao mesmo tempo em que denunciava o preconceito racial, estipulava como modelo as formas de comportamento próprias da classe média branca que deveriam ser adotadas pelos negros, como forma de garantir respeito social.
	
	
	Para Frente Negra Brasileira a cultura era concebida a par¬tir de um modelo teórico que pressupunha a ideia de progresso e tinha como modelo a civilização ocidental.
	
	
	A Frente Negra apoiava a integração do negro por meio da aquisição de comportamentos tidos como civilizados da classe média, apontando o trabalho como meio de combater o preconceito.
	
	
	A Frente Negra Brasileira defendia a ideia, de que deveria se fomentar a raça brasileira a partir da miscigenação e, muitas vezes, considerava ser o próprio grupo atrasado culturalmente.
	
Explicação:
Em julho de 1978, fundou-se em São Paulo o Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial (MNUCDR) que, no ano seguinte, em seu Primeiro Encontro Nacional, passa a ser denominado de Movimento Negro Unificado (MNU), sendo o segundo grande movimen¬to negro no país que estabeleceria suas atividades em vários estados da Federação. Trata-se de um movimento impactado pela estética e ideologia do movimento negro norte-americano e que sofria influência da luta pela independência de países africanos. É importante notar que este movimento também sofreu influência das pesquisas sociológicas brasileiras que traziam à tona as desigualdades raciais do país. Apontando o negro como vítima da discriminação no trabalho, na abordagem policial e em outros âmbitos da sociedade. 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Analise as assertivas abaixo tendo como referência o movimento Abolicionista do Brasil:
I - O movimento abolicionista foi obra de intelectuais, jornalistas, políticos e escritores, restringindo-se aos teatros e salões elegantes, ou seja, não atingiu as camadas mais populares da sociedade.
II - A Abolição, apesar de obtido a liberdade dos escravos, foi limitada. Não houve mudança de estruturas e não trabalhou para a eliinação do racismo.
III - Após a Abolição da escravidão, a maioria dos ex escravos passou a desempenhar inferiores.
	
	
	
	Apenas II está correta.
	
	
	Todas estão corretas.
	
	
	Apenas I e  II estão corretas.
	
	
	Apenas III está correta.
	
	
	Apenas II e III estão corretas.
	
Explicação:
I.O abolicionismo organizou-se  como conjunto de ideias entre grupos intelectualizados da sociedade. Não permaneceu, contudo, restrito a estes segmentos. IIIObtive vitórias significativas como a definitiva liberdade de escravos, entretanto, não mudou as estruturas que mantinham excluídos os ex-cativos. A inserção destes na sociedade e no mercado de trabalho não foi bem sucedida, o que manteve seu papel de subalternos na República nascente.    
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Em 1978 as escadarias do Teatrro Municipal de São Paulo foi palco de ato público que convocava homens e mulheres negras a reagir à violência racial, a qual eram submetidos. Naquele momento a sociedade brasileira era apresentada:
	
	
	
	ao Movimento Negro contra a Discriminação Racial (MNU) . Foi um marco para a esperança de negros e negras brasileiras na luta contra o racismo e o preconceito.
	
	
	ao primeiro órgão público voltado para o apoio dos movimentos sociais brasileiros, o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.
	
	
	a mudanças nas estruturas curriculares das escolas brasileiras com a obrigatoriedade da Disciplina Cultura Negra no Brasil.
	
	
	a uma legislação anti-racista, como por exemplo a Lei Caó , a tipificação do racismo como crime.
	
	
	a inúmeros projetos que beneficiaram a população negra, como por exemplo cotas para negros nas universidades públicas.
	
Explicação:
O MNU aparece trazendo propostas . Criado em 07 de julho de 78 , em ato público com cerca de duas mil pessoas, em frente ao Teatro Municipal de São Paulo, se propunha a "ser uma organização de lutas e denúncias em todos os campos onde haja opressão e perseguição do negro, ou seja, um órgão de forte representatividade da população negra em sua luta pela liberdade".
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Analise as afirmativas abaixo: I - Em 1871, o Senado Brasileiro promulgou a lei do ventre livre, que libertou as crianças nascidas à partir daquela data II - Os descendentes diretos de escravos eram proibidos de fazer parte dos movimentos abolicionistas. III - Em 1885 foi promulgada a lei dos sexagenários. Esta lei pouco alterou a estrutura da escravidão, pois libertava apenas as mulheres com mais de 60 anos. IV - A abolição da escravidão, ocorrida em 1888, extinguiu o cativeiro mas não significou a inclusão social dos escravos libertos. Estão corretas as afirmativas:
	
	
	
	I e IV
	
	
	I e II
	
	
	II e IV
	
	
	III e IV
	
	
	II e III
	
Explicação:
Por pressões sociais e dos próprios escravos e seus descendentes, podemos afirmar que a abolição da escravatura foi um processo gradual, marcado por algumas leis. Dentre elas, destacamos a do Vente Livre (1871) , dos sexagenários (1885), que libertava todos os escravos com mais de 60 anos de idade e, finalmente, a Lei do Ventre Livre (1888), que libertava todos os escravos. Apesar, a abolição irrestrita, essa lei não garantiu a igualdade de direitos e oportunidades aos negros e seus descendentes.  
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Antes da abolição, intelectuais se engajaram na luta pela liberdade, e o número de associações abolicionistas crescia. Estas associações buscaram formas diferenciadas de lutar contra a escravidão tais como:
	
	
	
	A Revolta da Chibata
	
	
	A Publicação de periódicos como A gazeta da Tarde
	
	
	As sucessivas greves trabalhistas
	
	
	A destruição dospelourinhos
	
	
	O estimulo a vinda de africanos, revogando a lei Eusébio de Queiros
	
Explicação:
No pós abolição, o Brasil vivenciou o surgimento de movimentos que defendiam o fim das práticas racistas, as melhores condições de vida e de trabalho para a população negra e de lazer. Um desses movimentos pode ser visto na formação de uma imprensa negra, que buscava defender um padrão de beleza negro, contra a cultura branca e europeia. 
 
 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Abdias do nascimento, um dos principais ativistas negros da história do Brasil, fundou, em 1948. O Jornal O quilombo. Nele, jornalistas tanto negros quanto brancos, debatiam importantes questões para a valorização de uma identidade negra. A influência norte-americana era notável neste e em outras publicações do mesmo gênero, que pode ser percebida:
	
	
	
	No estimulo a atos de violência para a obtenção de direitos raciais.
	
	
	Nas propostas de criações de cargos de trabalho ocupados exclusivamente por negros
	
	
	Na defesa do direito de voto aos negros, negado desde a constituição de 1891
	
	
	Na busca pela extinção das leis segregacionistas brasileiras.
	
	
	Na defesa de uma estética negra, recusando os padrões estabelecidos pela cultura branca e europeia.
	
Explicação:
Abdias do Nascimento foi um importante líder negro no Brasil, que fundo o Jornal O Quilombo, em 1948. Este funcionou entre 1948 e 1950. Nesse periódico, exaltava-se a cultura negra e estética, recusando os padrões da cultura branca.

Outros materiais