Buscar

Tecnologia na Educação ATV 04

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Usuário
	JAILTON MANOEL DOS REIS
	Curso
	GRA1038 TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO GR3204202 - 202020.ead-11033.01
	Teste
	ATIVIDADE 4 (A4)
	Iniciado
	19/10/20 08:24
	Enviado
	19/10/20 08:34
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	9 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	9 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	A falta de motivação para os estudos é um dos principais motivos de desinteresse dos alunos no cotidiano escolar, o que interfere negativamente no processo de ensino-aprendizagem, nesse caso,assinale a alternativa referente à uma das soluções possíveis:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Desenvolver o lúdico e despertar a curiosidade dos alunos.
	Resposta Correta:
	 
Desenvolver o lúdico e despertar a curiosidade dos alunos.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Uma das soluções é desenvolver o lúdico, para motivar os estudantes e despertar a curiosidade, favorecendo aspectos que contribuem para a aprendizagem, pois os brinquedos estimulam o pensamento de forma divertida.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	A atividade de campo pode conectar o aluno a outros espaços, além da sala de aula. Esse contato permite aos alunos o desenvolvimento de senso crítico, principalmente, quando a prática mostra aspectos do que se aprende na teoria, o que motiva o aprendizado. A prática de atividades de campo auxilia no processo de desenvolvimento de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Raciocínio lógico.
	Resposta Correta:
	 
Raciocínio lógico.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Raciocínio lógico. A prática de atividades de campo auxilia no processo de desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno, assim como em todo seu desempenho escolar.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	A tecnologia pode ser utilizada para favorecer o acesso à informação e estimular o interesse nos estudos, de forma independente, mas, atualmente nas transformações que a sociedade vem acompanhando, alguns hábitos que rapidamente se modificam, como:
I. Assistir filmes deixou de ser uma atividade que exige a ida ao cinema, ou a locação de um DVD.
II. É necessário que se modifique radicalmente o método de ensino nas salas de aulas, de modo que tudo seja feito à distância.
III. Influencia no interesse dos alunos com relação aos estudos, que percebem que podem também aprender pela internet.
IV. Encontrar uma forma de mediar e equilibrar o aprendizado virtual e o presencial, considerando que o computador e a internet podem substituir o professor.
Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e III.
	Resposta Correta:
	 
I e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. I e III. Segundo material referencial, estes são os hábitos que se modificam rapidamente na sociedade. Ou seja, assistir filmes, que representa uma atividade anteriormente externa e que, atualmente, é realizada dentro do lar, assim como o interesse dos alunos, que têm facilidade para a utilização de ferramentas tecnológicas.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	A observação, nada mais é, que uma forma de investigação de novas técnicas, para a introdução das ferramentas tecnológicas. A observação pode ser elaborada a partir da necessidade específica de um determinado conteúdo e utilizada para o trabalho docente intencional, ou, quando ocorre durante todo o processo de ensino, podendo ser utilizada a qualquer momento, como uma possibilidade de avaliação da prática docente.
Assinale a alternativa correta a que se refere às informações em destaque, com relação à observação participativa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Estruturada e Não estruturada.
	Resposta Correta:
	 
Estruturada e Não estruturada.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Estruturada e Não estruturada. As demais características não correspondem à observação participativa.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Para fazer um bom uso de jogos educativos, o professor precisa conhecer as opções que existem, se interessar em aprender como eles funcionam e quais suas possibilidades de interação com o conteúdo e conhecer os níveis de dificuldade, para que sejam coerentes com a faixa etária e os interesses da classe. Existem vários tipos de jogos educativos que podem ser utilizados.
Um exemplo são os jogos de treinamento, que tem como característica:
I.  Utilização para se introduzir algum tema, uma explicação, ou um exemplo de algo.
II.  Estímulo à memorização, já que contribuem para o desenvolvimento de agilidade e raciocínio.
III. São mais estratégicos, ajudam a pensar melhor, achar soluções e tomar decisões.
IV. São cada vez mais populares, podem ser jogados em qualquer lugar e estimulam o desenvolvimento do raciocínio, memorização, leitura dinâmica e rapidez.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Apenas II.
	Resposta Correta:
	 
Apenas II.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Apenas II. São excelentes para memorização, contribuem para desenvolver agilidade e raciocínio, essas são características dos jogos de treinamento.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Ter um planejamento claro, com objetivos bem definidos, faz parte de uma metodologia que aproxima alunos e professores e melhora o desempenho de ambos. Percebemos o envolvimento de alunos e professores, em uma dinâmica de reconstrução constante do conhecimento, na qual, o aprender e o ensinar são a chave da qualidade da educação, isso nos ajuda a pensar a educação como um processo:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Reflexivo.
	Resposta Correta:
	 
Reflexivo.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Reflexivo. A partir do processo reflexivo, é possível constatar o envolvimento por parte de professores e alunos, garantindo a qualidade da educação e suas vivências se tornam ainda melhores, porque o ambiente facilitará a interação de todos com o conteúdo estudado.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Um plano de aula é a organização do conteúdo a ser trabalhado e funciona como um roteiro e é diferente, de acordo com a disciplina, a etapa da educação básica, série, ou ano, em que o aluno está matriculado, e o professor deve estar sempre com seu plano em mãos, para conduzir suas tarefas corretamente.
Quais são os critérios obrigatórios para montar um plano de aula, incluindo as novas tecnologias em sala de aula?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Conteúdo, objetivo, metodologia, recursos e avaliação.
	Resposta Correta:
	 
Conteúdo, objetivo, metodologia, recursos e avaliação.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Conteúdo, objetivo, metodologia, recursos e avaliação. Estes são os critérios para montar um plano de aula, pois o plano de aula é uma necessidade da educação, como uma extensão do planejamento docente.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	O trabalho coletivo e integrado entre as disciplinas e áreas do conhecimento, auxiliam na execução e montagem de materiais, considerando a sala de aula como um espaço de construção do saber científico e, portanto, um campo de atividades a serem desenvolvidas que favorecem a emancipação dos sujeitos.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
Segundo Libâneo, existe um método que é peça-chave para se colocar em prática todos os conhecimentos, pois na integração entre as disciplinas, o currículo escolar se torna mais dinâmico e capaz de proporcionar, ao aluno, um conhecimento abrangente e holístico, que é o método de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Interdisciplinaridade.
	Resposta Correta:
	 
Interdisciplinaridade.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Interdisciplinaridade. Conforme material referencial, a interdisciplinaridade é um método peça chave para colocar em prática os conhecimentos, promovendo a interação, onde há construção do saber neste espaço de sala de aula, onde se estabelece as relações entre si.
	
	
	
· Pergunta 9
0 em 1 pontos
	
	
	
	O professor tem papel de facilitador da construção do conhecimento e não só o de transmitir
informações, pois, existem várias ferramentas que podem ser utilizadas no processo de aprendizagem, e para que o professor consiga introduzir essas ferramentas, ele precisa investigar e observar práticas, com o uso de ferramentas tecnológicas, que o auxiliem na transmissão do conhecimento.
Mas por que os professores devem usar essas ferramentas?
I. Melhorar a interação nas atividades em sala de aula.
II. Tem o potencial de ampliar a participação dos alunos.
III. Facilitam a aprendizagem.
IV. Promovem a conscientização das tecnologias.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta. A alternativa correta é: I, II e III. A alternativa IV está incorreta, pois segundo o material referencial disponibilizado na unidade 4, essas ferramentas têm o potencial de ampliar a participação dos alunos, melhorar a interação nas atividades em sala de aula, facilitar a aprendizagem e facilitar a familiarização com as tecnologias.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	As novas tecnologias modificam significativamente o papel do professor no processo de aprendizagem e as pesquisas disponíveis não indicam caminhos claros para enfrentar o desafio da formação e do desempenho docente nesse novo contexto, por esses motivos os recursos tecnológicos, na educação básica:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Têm sido pouco explorados pedagogicamente, mesmo quando a escola fornece essa estrutura.
	Resposta Correta:
	 
Têm sido pouco explorados pedagogicamente, mesmo quando a escola fornece essa estrutura.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Conforme material referencial, a falta, a inconstância de processos de capacitação e a resistência que muitos professores têm ao novo, os faz preferir as práticas tradicionais de ensino, por isso, têm sido pouco explorados pedagogicamente, mesmo quando a escola fornece essa estrutura.
	
	
	
Segunda-feira, 19 de Outubro de 2020 08h34min11s BRT

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando