Buscar

Apresentação da disciplina e I aula de aval diagn nacional 2020

Prévia do material em texto

Plano de ensino 2020
Disciplina: Avaliação diagnóstica
EMENTA: Discussão de bases físicas dos exames complementares por imagem. Observação de imagens diagnósticas. Reconhecimento de exames laboratoriais complementares.
 Profa. Dra. Andréa B. Bonsi
anascimbeni71@gmail.com
Objetivos: 
Obter conhecimentos sobre os fundamentos teóricos e práticos do diagnóstico por imagem. Obter conhecimentos sobre os fundamentos teóricos e práticos de exames laboratoriais.
Estudar a anatomia radiológica; Identificar a anatomia radiológica normal e possíveis alterações; Conhecer as principais indicações da radiografia, ressonância magnética, ultrassonografia, tomografia computadoriza e densitometria óssea; Conhecer os principais exames laboratoriais para diagnóstico e reconhecer os padrões de normalidade.
1. Introdução à radiologia 
a. História da radiologia
b. Formação da imagem radiográfica e tomográfica 
c. Distorções geométricas 
d. Nomenclatura utilizada em radiologia 
e. Posições anatômicas utilizadas em radiografias convencionais: decúbitos e incidências.
2. Sistema ósseo a. Anatomia radiológica b. Fraturas 
3. Estudo das articulações: doenças congênitas, traumáticas e inflamatórias
4. Estudo do esqueleto axial: doenças congênitas e adquiridas
5. Sistema respiratório a. Caixa torácica b. Estudo do mediastino c. Traumas na caixa torácica d. Estudo da traqueia e. Estudos dos pulmões.
6. Sistema Circulatório a. Estudo anatômico do coração sob o ponto de vista radiográfico: localização das câmaras cardíacas e grandes vasos.
7. Estudo da tomografia computadorizada
 8. Estudo do ultrassom 
a. Física do ultrassom 
b. Principais alterações nos vários sistemas encontradas com a utilização deste método de imagem 
9. Estudo da Ressonância Magnética Nuclear
Principais usos da RMN em humanos
10.Bases do eletrocardiograma 
11.Princípios dos exames laboratoriais 
a. Hemograma;
b. Urinálise (doping)
I aula Avaliação diagnóstica
Radiação
Radiação é um processo físico de emissão e propagação de energia, que vai de um ponto a outro no espaço ou no meio material.
Técnicas disponíveis: raio-x, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
 Definição de radiologia: ramo da medicina que se dedica ao estudo e ao emprego dos raio-x e de outras energias radiantes, com fins diagnósticos e terapêuticos. Ela é a parte da ciência que estuda a visualização de ossos, órgãos ou estruturas por uso de radiações (sonoras, eletromagnéticas ou corpusculares), gerando uma imagem. 
Radiologia é a parte da ciência que estuda órgãos e/ou estruturas através da utilização dos raios-x, envolvendo um processo de revelação.
Descoberta dos Raios X: Os raios X foram descobertos pelo físico Wilhelm Conrad Roentgen (1845-1923), no laboratório da Universidade de Wurzlburg (Alemanha), em 08 de Novembro de 1895.
Através de estudos sobre os raios X, Rontgen verificou que os mesmos têm a propriedade de atravessar materiais de baixa densidade, como os músculos, por exemplo, e são absorvidos por materiais com densidades mais elevadas como, por exemplo, os ossos. Foi em razão dessa descoberta que esses raios passaram a ser largamente utilizados para realização de radiografias. Hoje o raio X possui vasto campo de aplicação, além da aplicação nas radiografias. 
São utilizados, por exemplo, no tratamento de câncer, na pesquisa de estrutura cristalina dos sólidos, na indústria e em muitos outros campos da ciência e da tecnologia.
A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, em um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor, buscando erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas, à custa das quais se fará a regeneração da área irradiada.
As radiações ionizantes são eletromagnéticas ou corpusculares e carregam energia. Ao interagirem com os tecidos, dão origem a elétrons rápidos que ionizam o meio e criam efeitos químicos como a hidrólise da água e a ruptura das cadeias de ADN(ácido desoxirribonucleico). A morte celular pode ocorrer então por variados mecanismos, desde a inativação de sistemas vitais para a célula até sua incapacidade de reprodução.
A resposta dos tecidos às radiações depende de diversos fatores, tais como a sensibilidade do tumor à radiação, sua localização e oxigenação, assim como a qualidade e a quantidade da radiação e o tempo total em que ela é administrada. 
Embora diferentes, todos os métodos de imagem seguem o mesmo roteiro:
Alguma forma de energia é lançada contra o corpo humano, interage com ele, e essa energia modificada pela interação vai ser captada por um filme ou ecran ou um meio sensível à radiação e depois de captada ela vai ser transformada numa imagem, ou seja, em luz, que é a única radiação que o nosso olho pode perceber. Sempre o objetivo final da imagem é o olho humano.
A imagem vai mostrar basicamente a anatomia de uma parte ou do corpo inteiro, ou seja, os métodos de imagem servem para mostrar alteração anatômicas causadas pelas doenças. Não são muito bons para mostrar alterações funcionais, existem técnicas melhores para alterações funcionais.
RADIAÇÃO - CARACTERÍSTICAS
DOIS GRANDES GRUPOS:
RADIAÇÃO IONIZANTE
X
RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE
DIFERENÇA:
ENERGIA
RADIAÇÃO - CARACTERÍSTICAS
 Não possui energia suficiente para arrancar elétrons de um átomo 
 Pode quebrar moléculas e ligações químicas 
 Ultravioleta, Infravermelho, Radiofreqüência, Laser, Microondas, Luz visível.
RADIAÇÃO NÃO IONIZANTE
RADIAÇÃO - CARACTERÍSTICAS
 Energia suficiente para arrancar elétrons de um átomo - produção de pares de íons – modificação celular!!
RADIAÇÃO IONIZANTE
Tipos de fontes radioativas:
Fonte radioativa não selada (aberta): iodo em exames de cintilografia por exemplo (contrastes). Podem causar contaminação radioativa ou porque se volatizam, ou porque foi derramada ou espalhada. Aparece uma imagem brilhante e então vamos saber como está o órgão...
Fonte radioativa fechada (encapsulada), material radioativo está dentro de um invólucro inviolável e não será liberado no meio ambiente.
Equipamentos que geram radiação a partir de energia elétrica: Raios X, tomografia, mamografia...etc 
Estes equipamentos você liga na tomada e desliga e acabou...
	Densidade radiográfica	Absorção do corpo	Imagem Radiográfica
	Metal 	Total 	Branco
	Cálcio (osso)	Grande	Menos branco
	Água	Média	Cinza
	Gordura 	Pouca	Quase Negro
	Ar	Nenhuma	Negro
Quando a radiação atravessa parcialmente o corpo e parte chega ao filme, determinarás nessas áreas tons de cinza após a revelação. Assim dependendo do peso atômico das diversas regiões radiografadas, e da capacidade de penetração dos raios (energia) maior ou menor radiação atravessará o corpo, e sensibilizará o filme com maior ou menor intensidade. Determinará cores nestas imagens que varia entre tons de branco a negro, passando pelo cinza, e isso chamamos de densidade radiográfica.
POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO
 Técnicas Básicas
Radiologia Convencional ou Raio X

Continue navegando