Buscar

orientações memória ketsucia

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FAED
CURSO DE PEDAGOGIA – L
DISCIPLINA: TÓPICOS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
PROFESSORA: LUCIANE SPANHOL BORDIGNON
Orientações sobre a Memória Reflexiva 
“O registro, a memória da ação possibilita o distanciamento indispensável para a observação, processo este da escrita que é uma forma de objetivar as relações conscientes”. ( BENINCÁ, 2004, p. 24).
1.	A produção da memória reflexiva (em forma de texto com no mínimo 2 página e no máximo 4 páginas) deve abordar as principais categorias escolhidas no desenvolvimento da disciplina.
2 . A memória contempla escritas de sua autoria , bem como citações de autores que corroboram com as categorias levantadas. 
4.	A memória deve ser escrita em espaço 1,5 entre linhas e conter as referências bibliográficas (inserir somente os autores citados no texto). 
Desejamos que essa produção possa refletir as aprendizagens constituídas na disciplina.
	
	UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FAED
CURSO DE PEDAGOGIA – L
MEMÓRIA REFLEXIVA 
TÍTULO
Acadêmico(a).......[footnoteRef:1]	 [1: ] 
A partir da construção do conhecimento na disciplina de Tópicos sobre a Formação Docente foi possível capturar as seguintes categorias: Pedagogia Hospitalar Pedagogia empresarial, formação e atuação do pedagogo. A pedagogia é a base de tudo, e está sempre em nosso cotidiano. Atrás das aulas pude perceber como somos importante no desenvolvimento dos educandos, valorizando cada desempenho e cada conquista de cada aluno.
Experiência Profissional
A importância da atuação dos professores na educação infantil.
O período escolar, ainda mais o ensino infantil, é uma das fases mais importantes na vida de uma pessoa. Afinal, é nela em que alguns traços de personalidade são construídos, e o ambiente escolar desempenha um papel socializador em que a criança começa a ampliar sua rede de relações. Especialmente o professor nessa fase, tem forte contribuição para que ela consiga desenvolver conhecimentos expressivos.
Por isso, o papel do professor é fundamental no andamento das atividades na Educação Infantil, pois ele é o mediador entre a criança e o conhecimento. Assim sendo, é extremamente necessário que esse profissional esteja em uma constante busca por aprender sobre o desenvolvimento de crianças e a forma como elas veem e sentem o mundo, criando oportunidades para elas manifestarem seus pensamentos, linguagem, criatividade, reações, imaginação, ideias e relações sociais.
Já as habilidades desse educador é saber a tênue diferença entre brincar e ensinar, já que é brincando que as crianças amadurecem, exploram o ambiente e refletem sobre as formas culturais onde vivem. Em contrapartida, o professor deve utilizar seus conhecimentos para elaborar comentários, formular perguntas, provocar desafios e incentivar a verbalização. Portanto, além das rotinas de sala de aula, o professor em educação infantil tem o compromisso em manter um zelo pelas crianças que as acompanham em todos os ambientes, desde os pátios da escola até na convivência em casa com seus pais.
Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis. (BRASIL, 1998)
Professor
Escrever com sua autoria articulando com citações de autores que retratam a temática.
Inserir um parágrafo conclusivo.
Referências 
 
ireitodeprimeira.com.br/index.php/2014/05/14/a-importancia-da-atuacao-dos-professores-na-educacao-infantil/

Continue navegando