Buscar

ACC 2 - Doença periodontal

Prévia do material em texto

Disciplina
	Patologia Bucal
	Semestre
	4º 
	Turma
	Turmas A e B
	Data
	
	Docente
	Gefter Correa
	No Aula
	
	Tema da Aula
	
Doenças Periodontais
	Objetivo (s) de Aprendizagem e Conteúdos
	É esperado que o aluno aprenda sobre as principais doenças da polpa e do Periápice e as suas complicações na prática odontológica
	Tarefa de introdução e desenvolvimento dos saberes
	Recursos
	Carga Horária
	Participar de vídeo conferência através do Hangout
	Internet, computador
	2 horas
	Realização de estudo dirigido em anexo
	Estudo em anexo
	2 horas
	Referências Bibliográficas Virtuais
	Livro – Patologia Oral e Maxilofacial – Neville
	Atividade de Consolidação do Conhecimento – ACC
	A atividade está em anexo.
Atividades de Consolidação do Conhecimento - Periapicopatias
1) Levante 4 diferenças importantes entre as gengivites e periodontites
Resposta: Gengivite causa inflamação da margem da gengiva, pode comprometer 1 ou mais dentes, o dano causado pode ser revertido, já na periodontite é a fase avançada da gengivite, atacando o periodonto provocando reabsorção óssea, retração da gengiva, mobilidade dentária, etc.
2) Explique o mecanismo biológico por trás da recessão gengival
Resposta: Retração ou recessão gengival é o que acontece quando o tecido da gengiva abaixa em relação ao dente, deixando parte raiz dentária exposta. Isso pode ser causado por diversos hábitos, e o tratamento ideal geralmente depende da causa do problema.
3) Conceitue e explique o que é a Gengivite Ulcerativa Necrosante e a Periodontite Ulcerativa Necrosante 
Resposta: GENGIVETE U. NECROSANTE - É uma infecção dolorosa das gengivas. Os sintomas incluem dor aguda, sangramento e hálito fétido. O diagnóstico baseia-se em achados clínicos. O tratamento inclui desbridamento cuidadoso, melhora da higiene oral, enxágues bucais, cuidados de suporte, e, se o desbridamento precisar ser adiado, antibióticos.
PERIODONTITE U. NECROSANTE - é causada por uma infecção bacteriana que inclui bactérias anaeróbicas como a P. intermedia e as do geno Fusobacterium, bem como as espiroquetas, como as Borrelias e Treponemas. A gengivite ulcerativa necrosante aguda ocorre em maior prevalência associada a outras doenças que comprometem o sistema imunológico.
4) Além da placa bacteriana, quais outros fatores podem induzir um aumento gengival? 
Reposta: pode ser causada por alguns medicamentos, entre os quais a fenitoína. Torna-se importante a prevenção, o diagnóstico precoce e o seguimento de pessoas com epilepsia por profissional da área odontológica.
5) Explique resumidamente o que é a pericoronarite. 
Resposta: Processo inflamatório em um dente que está parcialmente coberto pela gengiva. Essa condição muitas vezes é causada por má higiene bucal aliada ao dente parcialmente irrompido sendo mais comuns nos terceiros molares. Os principais sintomas são inchaço local e dor, podendo também causar mau hálito.

Continue navegando