Buscar

AD2 transportees turísticos 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prezados, meu nome é Ingrid dos Santos, membra do Conselho Municipal de Turismo e meu objetivo aqui hoje é compartilhar minha análise sobre o potencial para o desenvolvimento do turismo ferroviário que há na região. É perceptível que os demais conselheiros carecem de informações técnicas sobre o transporte ferroviário para fins turísticos e, por virtude disso, não há projetos para a ampliação do mesmo. 
Em primeiro lugar, o transporte ferroviário para turismo tem um importante papel social, econômico e ambiental. Os trens e metrôs contam com muito mais segurança para o passageiro que o transporte rodoviário, por exemplo, com baixos índices de roubos e acidentes, além de gerar empregos nas ferrovias para a população. Em se tratando de economia, o sistema de transporte ferroviário tem um baixo custeamento em manutenção e tem a capacidade de transportar mais pessoas em um espaço menor de tempo, comparado a outras modalidades. Por fim, é importante salientar que o modal em questão polui menos, pode utilizar de combustíveis que trazem menos impacto ambiental – biodiesel, por exemplo – e possuem um gasto de energia menor que os demais.
Em 2015, a Rail Europe, empresa de distribuições de bilhetes e passes dos trens europeus, realizou uma pesquisa sobre a preferência de transportes dos viajantes no continente, e 73% dos entrevistados preferiam viajar de trem pela Europa por conta do conforto a bordo, conveniência, o grande alcance da malha ferroviária, custo-benefício, sustentabilidade, rapidez, interações com os moradores locais e, principalmente, pelas paisagens durante a viagem. Com base nisso, é possível ver que os transportes ferroviários na região não estão tão longe de se tornar uma ótima opção para a área turística, visto que a região tem alto potencial para o desenvolvimento desse modal.
Um aspecto que podemos analisar para o desenvolvimento do turismo ferroviário é a superlotação dos transportes ferroviários, tanto metrô quanto trem. Há uma grande demanda utilizando os transportes no mesmo horário para o mesmo sentido diariamente, sendo para fins de lazer, pessoais ou a trabalho. O recurso para esse tipo de situação seria criar vias para as diferentes demandas, fazendo com que os trens ficassem menos sobrecarregados e facilitando a acessibilidade para os destinos turísticos da região para os que buscam lazer.
Ademais, segundo Orlando Fontes Lima Júnior, professor de planejamentos de transportes da Unicamp, dos 29.798 quilômetros de ferrovias que existem no Brasil, mais ou menos 10 mil foram construídos pelo imperador Dom Pedro II. A partir disso, sendo o transporte ferroviário muito antigo e pertencente à cultura regional, é comum objetos de vagões e histórias de ferrovias fazerem parte de exposições de museus locais, se tornando em algumas situações patrimônios históricos e culturais e enriquecendo a atividade turística, como é o caso do Trem do Corcovado. 
Por isso, podemos concluir que é muito válido e ao nosso alcance criar projetos que promovam o desenvolvimento da malha ferroviária para fins turísticos, bem como melhorar a qualidade de atendimento e serviços nos transportes que são usados no Turismo local.
Referências bibliográficas:
https://super.abril.com.br/saude/o-brasil-tivesse-uma-malha-ferroviaria-decente/ - Revista Superinteressante online
https://g1.globo.com/especial-publicitario/em-movimento/noticia/como-o-investimento-em-trilhos-pode-transformar-o-brasil.ghtml - Portal G1
https://diariodoturismo.com.br/73-dos-viajantes-pela-europa-preferem-utilizar-o-transporte-ferroviario/ - Jornal e-diário do Turismo do Brasil
http://www.vale.com/brasil/PT/aboutvale/news/Paginas/qual-a-importancia-das-ferrovias-para-o-desenvolvimento-socioeconomico-de-um-pais.aspx - Site oficial da Vale

Continue navegando