Buscar

resumao pp3 humanidades

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
	
	
	
	Leia atentamente o excerto a seguir.
 
“Tratava-se da Lei n.º 581, de 4 de setembro de 1850, que estabelecia medidas para a repressão do tráfico de africanos no Império e, por influência da Lei Bill Aberdeen, decretou no artigo 4.º que a importação de escravos no território do Império a partir da vigência daquela lei seria considerada pirataria.”
ROOS, Adriane Eunice de Paula. A escravidão negra sob a perspectiva do direito no Brasil Imperial. Monografia do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007.
 
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo do livro-texto, é correto dizer que a lei responsável pelo fim do comércio brasileiro de escravos foi a:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Lei Eusébio de Queirós.
	
	
	
· Pergunta 2
	
	
	
	A campanha abolicionista, em fins do século XIX, mobilizou vastos setores da sociedade brasileira. No entanto, passado o 13 de maio de 1888, os negros foram abandonados à própria sorte, sem a realização de reformas que os integrassem socialmente. Por trás disso, havia um projeto de modernização conservadora que não tocou no regime do latifúndio e exacerbou o racismo como forma de discriminação. Após a abolição da escravatura, os negros se encontraram em difícil situação, pois:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Não houve qualquer planejamento e/ou projeto que incluísse o negro na sociedade brasileira.
	
	
	
· Pergunta 3
	
	
	
	No caminhar histórico da escravidão, pelas mudanças que as sociedades exigiam, algumas questões sobre o processo de escravização foram revistas e pressões de grupos políticos e nações centrais acabaram ganhando terreno em algumas decisões.
Considerando essas informações e o conteúdo do livro-texto, é correto afirmar que a Lei do Ventre Livre (1871) garantiu:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
a liberdade para os filhos de escravos nascidos após a implantação da referida lei.
	
	
	
· Pergunta 4
	
	
	
	É verdade que a atenção do Estado brasileiro sempre foi para as regiões dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Nesses estados se concentram a maiores rendas per capita nacional e os melhores serviços oferecidos à população: saúde, educação, transportes, entre outros.
 
Por outro lado, como visto no livro-texto, a região brasileira que possui maior vulnerabilidade social é a região:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Nordeste.
	
	
	
· Pergunta 5
	
	
	
	Com a diáspora africana, fazia-se necessária a mudança de território. Não havia escolhas ou preferências, muitos dos negros foram trabalhar nas lavouras e cafezais dominados por portugueses e espanhóis nas Américas. Essa imigração foi forçada e conduzida principalmente pelo Oceano Atlântico.
 
Considerando o conteúdo do livro-texto, é correto afirmar que a diáspora africana se refere ao:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
deslocamento de imigrantes africanos, homens e mulheres, para diversas regiões do mundo.
	
	
	
· 
· 
· 
· 
· 
· 
· Pergunta 6
	
	
	
	Ao chegarem nas suas colônias, os portugueses utilizaram todas as possibilidades para retirar destas metais preciosos e riquezas que serviram para enriquecer os cofres da metrópole. Considerando essas informações e o conteúdo do livro-texto, é correto afirmar que a relação entre colonizadores e colonizados no período colonial brasileiro foi:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
violenta.
	
	
	
· Pergunta 7
	
	
	
	Leia atentamente o excerto a seguir.
 
“Desde o século XXI, a procura de jovens estudantes pelo ensino de nível superior apresentou crescimento intenso. Essa condição fez com que os governos federal, municipal e estadual, que oferecem educação superior gratuita, criassem programas populares de democratização do acesso ao ensino superior nas instituições públicas e privadas no país.”
(BENTO, Andréa Aparecida. Políticas de cotas raciais: conceitos e perspectivas. Ensaios pedagógicos, Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades OPET, 2016.)
 
Como visto no livro-texto, a medida adotada para possibilitar o acesso de negros e indígenas às universidades ocorreu por meio:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Do estabelecimento de cotas raciais e sociais (política de ações afirmativas).
	
	
	
· Pergunta 8
	
	
	
	Em certas ocasiões, o Estado precisa se posicionar e garantir que o espaço/território de determinados grupos sociais seja assegurado, haja vista o grande número de invasões e conflitos ocasionados pela posse de terras envolvendo o interesse de grandes empresas na aquisição desses espaços.
 
Como visto no livro-texto, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) é o órgão responsável por determinar, na esfera federal, a definição dos territórios das comunidades:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
quilombolas no campo e na cidade.
	
	
	
· Pergunta 9
	
	
	
	A fábrica do mundo necessitava escoar todas as suas mercadorias e produtos pelo mundo a fora. Foi nesse sentido que a Inglaterra firmou tratados e acordos para a edificação de potenciais mercados consumidores. Para isso era necessário por fim a escravidão e fomentar o mercado de trabalho e o consumo dos respectivos produtos e mercadorias.
 
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo do livro-texto, é correto afirmar que a nação responsável por pressionar o Brasil para que decretasse o fim da escravidão foi:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Inglaterra.
	
	
	
Pergunta 10
 
Havia muita pressão dos ingleses para que a escravidão chegasse ao fim, especialmente para a conquista de novos mercados consumidores e a distribuição de suas mercadorias pelo mundo. Afinal, a escravidão não abria espaço para os anseios capitalistas. Considerando o conteúdo do livro-texto, é correto afirmar que o último país a decretar o fim do comércio de escravos foi: 
Resposta Selecionada: c. o Brasil. 	 
 
Pergunta 11
Olhar o outro e defini-lo como selvagem, primitivo e inferior faz parte das diretrizes do eurocentrismo, que, dentre outras coisas, intitula-se como a cultura a servir de exemplo às demais. Este conceito foi utilizado com bastante ênfase no período das Grandes Navegações entre os séculos XV e XVI. 
Considerando o conteúdo do livro-texto, é correto afirmar que o conceito de eurocentrismo se refere: 
Resposta Selecionada: 
e. à predominância da cultura europeia sobre as demais. 
 
· Pergunta 12
 Logo após o período da Ditadura Militar (1964-1985), percebeu-se era necessária a criação de leis que assegurassem ao cidadão a sensação de bem-estar e garantia de direitos indispensáveis à vida e à dignidade. Nesse contexto a passagem lenta, gradual e segura proposta pelo regime militar chegava ao fim e tornavam-se necessárias mudanças significativas na sociedade brasileira. 
 
Como visto no livro-texto, o documento que rege direitos e deveres dos cidadãos brasileiros, atualmente, é: 
Resposta Selecionada: b. 	 a Constituição Federal do Brasil (Carta Cidadã). 
· Pergunta 13
	
	
	
	A cultura e os costumes são resultados das vivências do cotidiano de pessoas que compartilham a mesma língua, gostos, hábitos e outras coletividades. Nesse sentido, as relações entre os indivíduos que convivem numa mesma comunidade são conduzidas por regras de convivência construídas de gerações anteriores, assim como na construção de novos costumes oriundos das demandas proporcionadas pelas suas respectivas realidades sociais. 
 
No que concerne às terras quilombolas, pode-se afirmar que elas são formadas pela:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
população negra.
	
	
	
· Pergunta 14
	  
	
	
	Mais do que disseminar a cultura pelo mundo, era projeto dos portugueses conquistarem os nativos e seus territórios em todos os sentidos, até mesmo a transformação interna profunda na relação dessas comunidades. O uso da força se fez necessário em alguns momentos para garantir a soberania e o controle nas mão dos colonizadores portugueses.
Considerando o conteúdo do livro-texto, assinale a alternativa correta em relação à função da Companhiade Jesus no Brasil colonial:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	a. catequisar os índios e moldá-los a partir de suas perspectivas e modo de ser. 
	
	
	
false

Continue navegando