Buscar

BQD- PSICO HOSPITALAR

Prévia do material em texto

1-Maria atuava na psicologia quando ela entrou na área hospitalar.Para ela foi uma época difícil, pois ela não sabia qual era o espaço da psi. hospitalar. Essa dificuldade se devia a :
Resposta : Escassez de livros e materiais sobre o assunto.
2- Bruno é psicoólogo em um hospital geral. Ele atua na clínica médica e busca ter um olhar amplo, percebendo o paciente como um todo e não apenas como uma queixa específica. Ao correlacionarmis i caso de bruno com a teoria acerca da psi. hospitalar,podemos afirmar que :
Resposta :Bruno tem uma atuação adequada, pois o psicologo hospitalar deve perceber o paciente como um todo.
3- início da Psicologia Hospitalar no Brasil :
1- Os relatos de inserção do psicólogo em hospitais começa m na década de 50, com Matilde Neder instalando um serção do psicólogo em hospitais começa m na década de 50, com Matilde Neder instalando um 
Serviço de Psico logia Hospitalar no Hospital d as Clínicas da Faculdad e de Medicina d a Universidade de São Paulo
2- A psicologia Hospitalar começou sua div ulgação de materiais sobre esta área d e atuação na d écada de 90, quandoArgerami- Camon, lanço u uma coletânea de matérias que relatavam sob re este assunto. 
 3- Antes das publicações de Argerami -Camon, na década de 70 Belkiss já tinha implantado no Instituto do Coração, serviço de Psicolo gia, pela USP. 
Resposta : Todas as Alternativas estão corretas.
4- Com relação a atuação da Psicologia Hospitalar os textos deixam bem claro que seu objetivo não é buscar uma prática clínica, mas sim usar das ferramentas necessárias com o intuito de:
Resposta : Proporcionar o bem estar aquele que se encontra no espaço hospitalar.
5-Uma aluna do curso de psicologia perguntou ao professor qual a definição de psicologia hospitalar e ele respondeu: 
Resposta : É o conjunto de contribuições científicas, educativas e profissionais que as diferentes disciplinas psicológicas fornecem para dar melhor assistência aos pacientes no hospital
6- Pablo é um psicólogo que atua em um hospital público. Ele se preocupa e busca criar espaços de reflexão para avaliar as possibilidades de acesso da população aos serviços, as condições em que se dão os trabalhos dos profissionais, as características sociais da população atendida, dentre outros fatores que estão ligados aos processos de saúde e doença. Ao correlacionarmos o caso de Pablo com a teoria acerca da Psicologia Hospitalar, podemos afirmar que: 
 Resposta : Pablo está correto em suas preocupações, pois o psicólogo hospitalar deve valorizar o conhecimento e a articulação de todos os fatores envolvidos no processo saúde-doença.
7- Tendo como base a temática da interdisciplinaridade, marque a alternativa CORRETA: 
Resposta : Negociação entre diferentes saberes/especialidades numa mesma equipe
8- Maria levou seus dois filhos para receber vacina contra paralisia infantil no posto de saúde no último sábado. Isso é um exemplo de prevenção ou intervenção
Resposta : Primária .
9- A psicologia hospitalar na atualidade :
Resposta : . É um campo, no qual podemos identificar várias abordagens distintas, entre elas a Psicanálise, a Terapia Breve, a TCC e a abordagem humanista-existencial
10- Considere as funções comumente atribuídas ao psicólogo no contexto hospitalar
Resposta : - realizar acompanhamento aos pacientes que apresentem alterações psíquicas/emocionais em decorrência do longo tempo de hospitalização
11- Psicologia da Saúde é :
Resposta : uma abordagem que compreende como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam no processo saúde-doença.
12-Laura atua em uma unidade de terapia intensiva, de um hospital público .Muitos dos pacientes que estão internados estão em estado grave e alguns não falam seque uma palavra . Sua atuação se dá mediante a escuta ativa dos pacientes e , principalemte de intervenção juntos aos familiares . Realacionadno o caso com os estudos sobre psicologia hospitalar, podemos afirmar que :
Resposta : Laura deve ter uma atuação pautada na escutaativa , em passar confiança ao paciente e familiares e buscar entender os sinais que o paciente oferece ( verbais ou não )
13- O psicólogo, como profissional de saúde mental deve :
Resposta : Além do suporte técnico, deve desenvolver a sensibilidade para conhecer a realidade do paciente, ouvir suas queixas e encontrar com ele estratégias facilitadoras para aceitação e compreensão da doença, e contribuir para a adaptação e modificação que porventura sejam necessárias para dar conta do seu problema . 
14- Sobre o Conceito de integralidade so SUS, podemos afirmar:
Resposta : Se trata de um conj articulado e contínuo de ações e serviços preventivos, individuáis e coletivos exisgidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.
15- Equidade do Sus .
Resposta : "Propõe tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é o maior."
16- Integralidade :
Resposta : Olhar integral para o indivíduo e na ordenação e integração dos programas e atividades necessários

Continue navegando