Buscar

AV1 TÓPICOS ESP EM PSICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1 Tópicos Especiais em PPP de Saúde 
1- Canguilhem apresenta duas concepções de doenças, uma vê a relação saúde-doença sobre o ponto de vista quantitativo, enquanto a outra sobre o ponto de vista qualitativo, doença sobre o ponto de vista quantitativo se difere quantitativamente (do estado normal) havendo um contínuo entre elas. A falta de equilíbrio e a perturbação do corpo é a doença, que buscar o retorno ao estado de equilíbrio, buscar a normalidade tentando alunar a doença.
Para Canguilhem Saúde seria mais do que ser normal é ser capaz de estar adaptado às exigências do meio, e ser capaz de criar e seguir novas normas de vida, a saúde é o sentimento de segurança na vida.
doença é uma condição particular anormal que afeta negativamente o organismo e a estrutura ou função de parte de ou de todo um organismo, e que não é causada por um trauma físico externo. Doenças são frequentemente interpretadas como condições médicas que são associadas a sintomas e sinais específicos. Logo o conceito de doença fica restrito somente as questões do organismo.
Quando chega a uma análise da saúde como normal, Canguilhem estabelecerá um contraste com os saberes médicos e sociais tradicionais,que, se tratavam a saúde como o normal, tratavam e a doença como o anormal. Tal leitura de mundo estipulava, científica ou quantitativamente, o padrão “correto”, “apropriado”, médio ou geral da saúde, para daí estabelecer seus vários contrastes, que constituiriam o patológico.
A doença se revela então, em Canguilhem, como o surgimento de uma nova ordem vital.
2- Como exemplo de potencialidade o fato do profissional de psicologia aprender a trabalhar ambulatoriamente com paciêntes graves, o que não lhes era ensinado no modelo tradicional das clínicas universitárias. o que consequentimente auxiliava na construção do perfil do profissional do psicólogo na saúde, esta interação com a "verdadeira " realidade preparava de maneira mais rígida o psicologo para as demais situações cotídianas em diferentes áreas de atuações dentro da saúde .
como impasse, podemos citar a maneira como os campos da Psicologia (Social e Clinica) se comportam de modo dissociado, ignorando as perspectivas e construções uma da outra, o que traz enormes perdas para a classe.

Outros materiais