Buscar

Atividade de Noções Básicas

Prévia do material em texto

Faculdade Regional de Alagoinhas – UNIRB
Data: 18.06.2020 Semestre: 7º Discente: Lara Dantas Silva
Curso: Psicologia Docente: Savana Dayann Raulino Tomaz
Disciplina: Noções de direito e cidadania Turno: Noturno
ATIVIDADE INDIVIDUAL
01. Considerando as abordagens realizadas nas aulas e os materiais disponibilizados na plataforma, faça uma análise das relações entre Cidadania, Estado e Políticas Sociais. 
Cidadania e responsabilidade social são termos importantes presentes até os dias de hoje. É notável que a economia da sociedade tecnológica atual é de grande porte, mas ela vem acompanhada de processos restritos e milhões de excluídas de seus direitos básicos, como emprego, renda, comida, água, casa e outros, bem como de direitos proporcionados pelo governo. Tudo isso por conta de processo de inclusão limitada e de exclusão social.
Os conceitos de inclusão e exclusão são enquadrados na problemática da equidade e do conhecimento que atuam como um mapa para compreender como as políticas são postas em prática. A primeira, a problemática da equidade, coloca a mudança social na ação racional do ator social. A inclusão e a exclusão social são conceitualizados como duas entidades diferentes, nas quais o objetivo é produzir inclusão social e eliminar a exclusão social de determinados grupos de atores sociais, tais como aqueles definidos por classe, sexo, raça ou etnia (STOER, 2004).
Diante das leituras feitas a politica social é dividida em 4 parâmetros : redistributiva (distribuição igualitária de renda, ou seja redução da desigualdade social), equalizadora de oportunidades (instrumentar sobre as politicas sociais, seus direitos), emancipatória ( reconhecimento dos desiguais) e preventiva (enfrentar o problema partindo da raiz dele). Dessa maneira poderíamos ver uma ação para diminuição da desigualdade e o aumento da igualdade das raças. Essa ação deveria ter como objetivo trazer a ideia de cidadania para aqueles que são postos como desadaptados, aqueles que não obtém de seus direitos. Segundo Pereira (2006) estas políticas sociais surgem como estratégias de controle social por parte do Estado, via programas sociais como dinâmicas e como um elemento mobilizador de novas demandas sociais, fazendo com que esses programas e serviços passem a funcionar como compensação à repressão aberta imposta pela ditadura militar direcionada aos movimentos sociais e ao movimento sindical.
Não podemos deixa de perceber que sim, as politicas sociais são uma forma de controle, mas que se usadas corretamente, poderiam camuflar essa estratégia do Estado. Então quando conversamos, estudamos ou falamos sobre politicas sociais, não deveríamos estar falando sobre desigualdade social, sobre recuperar os perdidos, sobre os desadaptados, ou qualquer outro termo colocado, mas sim mostrar inclusões dessas pessoas na sociedade, exclusões de precariedade, desenvolvimento de habilidades e criatividades, oportunizações de trabalho, uma vida digna e com cidadania.
A cidadania significa um conjunto de direitos que dá ao humano a possibilidade de participar dinamicamente da sua própria vida e do seu governo. Quem não tem cidadania está excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando à margem da sociedade. Compreende-se cidadania como processo histórico de conquista popular, através do qual a sociedade adquire, progressivamente, condições de tornar-se sujeito histórico consciente e organizado, com capacidade de conceber e efetivar projeto próprio. O contrario significa a condição de massa de manobra, de periferia, de marginalização (DEMO, 1994). 
Independentemente da busca de igualdade para a humanidade, todas as propostas tem um mesmo objetivo, que é uma nova relação entre Estado e sociedade, através das politicas sociais. "Toda política pressupõe determinados princípios de individuação através dos quais se aceitam e se estimulam certas identidades sociais e políticas, se alternam e resinificam outras, se estigmatizam as não-desejáveis." (Landir, Oscar 1981). A construção da cidadania necessita então, da dinâmica das relações de poder, sendo parte do processo de constituição e consolidação da hierarquia de poder na sociedade, da responsabilização do estado, do comprometimento da sociedade, da conscientização do individuo.
REFERÊNCIAS 
Cursos aprendiz. A importância das politicas sociais na efetivação da cidadania. Disponível em: https://www.cursosaprendiz.com.br/importancia-das-politicas-sociais-na-efetivacao-da-cidadania/. Acesso em: 23/06/2020 16:34.
MACHADO, Ednéia. Politica social: direito de cidadania? Disponível em: http://www.uel.br/revistas/ssrevista/c_v1n1_politica.htm Acesso em: 23/06/2020 16:56.
TEIXEIRA, SONIA. Cidadania, Direitos sociais e Estado. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/viewFile/9979/8988 Acesso em: 23/06/2020 17:20.

Continue navegando