Buscar

av3 metodologia e conteúdos básicos de ciências naturais e saúde infantil

Prévia do material em texto

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais e Saúde Infantil (PED79)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:) ( peso.:3,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A escola é um local privilegiado para as relações interpessoais. Ela contribui para a construção de valores, crenças, conceitos e formas de entender o mundo. Ela interfere também diretamente na produção social da saúde. Desta forma, pode junto à Organização Mundial de Saúde - OMS - auxiliar a comunidade a buscar formas de compreender o processo de manutenção da saúde. Quanto à função da OMS, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O governo não possui responsabilidades com a Organização Mundial da Saúde - OMS - em realizar a divulgação em campanhas sobre a saúde da população.
	 b)
	A Organização Mundial da Saúde - OMS - define saúde como sendo apenas a ausência de enfermidades.
	 c)
	A Organização Mundial da Saúde - OMS - desenvolve programas que contribuem para que a população seja atendida em suas necessidades básicas.
	 d)
	Qualquer grupo de pessoas poderá orientar uma população quanto ao seu estado de saúde, não sendo necessário um órgão como a OMS.
	2.
	A população precisa modificar as suas práticas diárias para a recuperação do meio ambiente. A Educação Ambiental (EA) é considerada uma possibilidade para que ocorram mudanças na forma de pensar e no comportamento das pessoas. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A escola é um dos locais apropriados para oferecer uma educação ambiental com qualidade, gerando novas concepções e conceitos sobre a necessidade da preservação.
(    ) A transmissão de conteúdos não possibilita mudanças diárias. As ações pedagógicas devem incluir os alunos de forma interdisciplinar e ativa, preparando-os para os problemas do mundo.
(    ) A educação ambiental está sendo trabalhada nas escolas de forma fragmentada e descontextualiza.
(    ) As datas comemorativas devem ser aproveitadas para trabalhar o tema Ambiente. Quando trabalhado nestas datas, os alunos conseguem relacionar os conteúdos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	3.
	Os futuros professores que vivenciam nas escolas de educação básica atividades experimentais durante o seu estágio supervisionado,  possuem condições e conhecimentos para realizar outras atividades de cunho científico no espaço escolar onde irão atuar. Visto que eles adquirem durante a sua formação inicial novas habilidades que possam contribuir com sua prática pedagógica, podendo solucionar os problemas de aprendizagem, classifique com V as sentenças verdadeiras e com F as falsas:
(    ) Propor atividades experimentais com maior frequência para abordar os conteúdos.
(    ) Adquirir conhecimentos sistematizados de cunho científico que possibilitam maior eficiência e resultados na aprendizagem dos alunos.
(    ) Articular a teoria e a prática impondo aos alunos a metodologia que eles devem seguir para aprenderam de forma satisfatória.
(    ) Indicar aos alunos quais procedimentos são necessários para a reprodução das informações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	4.
	O crescimento econômico do país deve ocorrer de forma equilibrada, atendendo às necessidades das gerações atuais, sem comprometer as gerações futuras. A educação ambiental é uma temática que deve ser abordada nas escolas, envolvendo os alunos nas ações para que compreendam a gravidade dos problemas ambientais e a urgência em tomar decisões conscientes. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os alunos devem conhecer os problemas globais, pois os problemas ambientais que aparecem em nível local não dizem respeito a eles.
(    ) As pessoas que residem em determinados locais não podem ser considerados os causadores dos problemas ambientais.
(    ) As pessoas que convivem diariamente num determinado local possuem até mais condições que o próprio Estado para diagnosticar os problemas locais.
(    ) Grande parte dos problemas ambientais poderiam ser resolvidos se a população local participasse de forma ativa, sugerindo possíveis soluções.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	5.
	As Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN - são documentos que norteiam o trabalho da educação brasileira, orientando os professores quanto ao seu planejamento curricular e de que forma ele pode ser trabalhado nas escolas. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA quanto à importância deste documento para a elaboração do currículo escolar:
	 a)
	Para alterações no currículo ou nas práticas pedagógicas, não há nenhuma lei que regulamente essas mudanças.
	 b)
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional não é a lei que regulamenta a educação brasileira.
	 c)
	O Ministério da Educação - MEC - foi o único órgão que realizou a atualização nas diretrizes curriculares na ampliação para nove anos do Ensino Fundamental.
	 d)
	As Diretrizes Curriculares Nacionais têm como objetivo desenvolver a formação dos alunos, oferecendo uma aprendizagem significativa de qualidade.
	6.
	O ensino de ciências naturais deve proporcionar aos alunos o domínio dos procedimentos científicos. Para isso, é imprescindível ensiná-los a fazer ciências, adotando metodologias diferentes do ensino tradicional, que é participar de forma passiva durante as aulas. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- O professor deve elaborar estratégias metodológicas de ensino que diminuam o distanciamento entre o conhecimento científico e o conhecimento cotidiano.
II- As aulas explicativas ainda contribuem muito para a articulação dos conteúdos, mesmo quando os alunos se comportam como meros ouvintes.
III- O professor deve estabelecer tanto um plano de ensino quanto técnicas de aprendizagem que sejam coerentes com a proposta pedagógica, para atingir resultados concretos.
IV- As propostas para o ensino de ciências estão mais voltadas para a aprendizagem de conteúdos conceituais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças  I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	7.
	A forma de abordar os conteúdos de ciências é fundamental para o ensino, mas a metodologia adotada pelo professor é que determinará a sua efetividade na prática pedagógica. Ao possibilitar a participação do aluno para que se torne agente ativo de sua aprendizagem, através da investigação científica, o professor deverá atuar como mediador deste processo. Para que o professor possa responder aos desafios da sociedade contemporânea e cumprir o seu papel com competência técnica e com uma prática pedagógica, que desenvolva as potencialidades no aluno, o ensino por investigação deverá:
I- Atender à organização sequencial dos conteúdos, para que sua transmissão seja sistematizada, envolvendo grande complexidade na aprendizagem.
II- Estabelecer relação entre o conteúdo ensinado e a prática do dia a dia, para que os alunos busquem soluções conjuntas, para os problemas da comunidade.
III- Ensinar os conteúdos com um enfoque metodológico tradicional, estimulando a formulação de hipóteses para apresentar ao professor.
IV- Intensificar as atividades experimentais baseadas no Método Científico, em busca de conhecimentos que auxiliam o professor e os alunos sobre como fazer ciência.
Assinale a alternativaCORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	8.
	O currículo de ciências exigiu muitas melhorias, tanto na forma de ensinar quanto nas metodologias adotadas em sala de aula. Para que ocorressem determinadas mudanças, era necessário considerar alguns aspectos. Quanto às mudanças no currículo de ciências, analise as sentenças a seguir:
I- O Brasil não se preocupou em reestruturar seu currículo escolar, pois os materiais eram trazidos prontos de outros países.
II- A forma de ensinar ciências até a década de 50 apresentava uma forma descontextualizada e fragmentada. O aluno assumia um papel passivo durante a aprendizagem.
III- Após a década de 50, grandes movimentos de renovação foram criados para a melhoria no ensino de ciências, principalmente após o lançamento do satélite Sputnik.
IV- Os Estados Unidos se sentiram ameaçados com a superioridade apresentada no ensino soviético. Diante disso, realizaram mudanças em seu currículo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	9.
	O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) avalia o nível de ensino que é oferecido aos estudantes. O Brasil não aparece numa colocação destacada e uma das causas pelo recorrente fracasso pode estar relacionado à maneira de ensinar ciências. Quanto ao ensino de ciências nas séries do Ensino Fundamental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ao trabalhar os conteúdos de ciências, o aluno tem possibilidades de entender e interpretar os fenômenos que acontecem no mundo.
(    ) Já há muitas décadas vem sendo dada grande importância para a área de ciências e sua  incorporação no currículo.
(    ) Antes mesmo do século XIX, o ensino de ciências já apresentava um conhecimento neutro com saberes e as verdades únicas.
(    ) A forma adequada de ensinar ciências deve estar baseada em observar e memorizar os conceitos, com a ajuda do livro didático.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	10.
	Como trabalhar as aulas de Ciências sem ficar tão dependente do livro didático? Precisamos estabelecer uma relação entre a teoria e a prática, tornando as aulas mais atrativas para uma aprendizagem mais significativa. Quanto às práticas escolares adotadas para o ensino de ciências, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O planejamento deve ser elaborado no início do ano, antes da chegada dos alunos na escola, para que o professor possa estabelecer metas e realizar um bom trabalho.
(    ) Planejar as atividades a serem aplicadas durante o ano letivo é uma tarefa individual, pois cada professor tem um conteúdo a ser ensinado.
(    ) O planejamento curricular apenas deve promover uma aprendizagem motivadora, não necessitando ser funcional.
(    ) Planejar significa pensar a melhor maneira para realizar uma tarefa. Para isso, é necessário elaborar e traçar metas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	11.
	(ENADE, 2008) A elaboração do Projeto Político-Pedagógico é um processo de consolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à construção de sua identidade. É uma ação intencional, com um compromisso definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superação do presente e aponta as possibilidades para o futuro. O Projeto Político-Pedagógico é um documento que não se reduz à dimensão didático-pedagógica.
Nesse texto, o Projeto Político-Pedagógico se constitui como:
	 a)
	Definição de princípios e diretrizes que projetam o vir a ser da escola.
	 b)
	Incorporação de múltiplas teorias pedagógicas, produzidas na contemporaneidade.
	 c)
	Instrumento legitimador das ações normativas da equipe gestora.
	 d)
	Desenvolvimento de ações espontâneas da comunidade escolar.
	12.
	As Diretrizes Curriculares da Educação Infantil e os Referenciais Curriculares propõem a educação infantil como espaço de cuidar e educar. Essa concepção também se estende às creches, sobre as quais se afirma:
I- As creches são lugares de proteção e de cuidados com a saúde, bem como de educação para as crianças;
II- O ambiente escolar da creche se constitui como espaço assistencialista às crianças;
III- O processo educativo na creche promove o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social;
IV- Como espaço de guarda e tutela, a creche tem especial cuidado com a saúde e a higiene das crianças.
São afirmações adequadas à concepção de creche, expressas nos documentos citados, APENAS:
	 a)
	II e IV.
	 b)
	I e II.
	 c)
	II e III.
	 d)
	I e III.
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando