Buscar

atividade 3 operações e logisticas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
A logística visa entregar os produtos na hora certa e em quantidades certas. Para alcançar tal fim, a organização deve levar em consideração o tempo de aprisionamento, ou seja, o lead time. O lead time de entrega refere-se ao tempo decorrido desde o recebimento do pedido até a entrega do produto ao cliente final. É preciso salientar que esse elemento reflete o comprometimento logístico da organização com o prazo de execução esperado e sua variação aceitável (MARCHESINI; ALC NTARA, 2012). É fato que, quanto menor for o lead time, maior será a chance de satisfazer o cliente.
Considerando a citação acima e com base em toda discussão realizada ao longo da disciplina, explique a importância do gerenciamento do lead time nas organizações, baseando-se na cadeia de suprimentos.
Resposta: 
Para entendermos vamos começar com seu conceito, lead time é o período de tempo que passa entre a chegada de um pedido e a entrega do produto ao cliente
A partir do momento em que uma empresa descobre seu lead time, ela pode se esforçar para adotar uma metodologia para a cadeia de suprimentos mais enxuta e produtiva, com o intuito de reduzir o tempo de aprovisionamento e o prazo de entrega para o cliente. O lead time é um desafio para evitar a insatisfação do cliente. Em outras palavras: ele nunca pode ser mais alto do que o consumidor está disposto a aguardar. É relevante para as empresas porque o objetivo é sempre reduzi-lo, por conta disso esse indicador pode ser usado para embasar o planejamento organizacional. O conhecimento do lead time da empresa estimula gestores a refletir melhor sobre todas as etapas que um produto percorre até ser entregue ao cliente. Sendo assim, caso esse índice seja desfavorável, é possível elaborar soluções e implementar iniciativas que promovam a redução desse período. Inclusive, é possível fazer isso identificando e eliminando erros, gargalos e tempo de espera ao longo da produção.
O objetivo do lead time é ter mais precisão no cálculo dos processos de entregas de mercadorias
temos como exemplo, a área de compras, em que todos devem saber qual é o período de tempo entre a compra de insumos, emissão de pedidos e disposição do material para uso. Já na Produção é o período compreendido entre a fabricação (do início ao fim) e a próxima etapa. Fica claro, portanto, que vários fatores determinam o sucesso da logística. Entre eles estão: controle preciso dos estoques, ciclo de vida dos produtos e mercado dinâmico com negociações que tendem a ser cada vez mais voláteis
Para finalizar para calcularmos o lead time precisamos:
- Listar os produtos exigidos para determinado trabalho (Os elementos necessários para instalações e reparos também devem ser considerados, além das matérias-primas usadas na fabricação.)
- Descobrir o tempo necessário para a aquisição de cada item (Esse fator depende dos fornecedores e outros aspectos, como distância.)
- Escolher o elemento com o maior prazo de entrega (Os itens verificados anteriormente devem servir como base e você deve usar aquele com prazo mais longo. Anotamos o tempo que demorará para receber o material. Acrescentamos um dia à contagem, caso a empresa conte com inventário de matérias-primas ou produtos)
- Definir o número de dias/horas para a finalização do produto/serviço (O tempo de fabricação do produto ou do término do serviço deve ser levado em conta. Acrescentamos os finais de semana e possíveis atrasos, reparos em equipamentos ou ausência de funcionários nesse processo)
- Adicionar o tempo de espera para receber os produtos (Esse acréscimo deve ser feito à contagem do tempo de fabricação ou para conseguir um funcionário que instale o produto. A soma desses pontos será o lead time)

Continue navegando