Buscar

Estudo Dirigido II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Defina arritmias.
2. Descreva os sintomas de arritmias
3. Descreva dois cuidados de enfermagem para pacientes que sofrem de arritmias
4. Diferencie infarto de Isquemia.
5. Descreva como ocorre o Infarto Agudo do Miocárdio
6. Quais as manifestações clínicas do IAM.
7. Defina angioplastia coronária
8. Descreva dois cuidados de Enfermagem para pacientes com diagnóstico de IAM
9. Diferencie angina estável de angina instável.
10. Descreva dois cuidados de Enfermagem para pacientes com angina pectoris
11. Defina Hipertensão Arterial
12. Quais são os sinais e sintomas da Hipertensão Arterial?
13. Como deve ser feita a Medição residencial da pressão arterial (MRPA)?
14. Descreva os valores da:
a. PA normal:
b. Pré-hipertensão:
c. Hipertensão 1:
d. Hipertensão 2:
e. Hipertensão 3:
15. Defina Hipertensão Arterial primária e secundária.
16. Diferencie Crise Hipertensiva de Urgência e Crise hipertensiva de emergência.
17. Defina Pseudocrise Hipertensiva.
18. Quais são as principais artérias que irrigam o encéfalo?
19. Defina Acidente Vascular Encefálico Isquêmico e Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico.
20. Diferencie : AVCi trombótico X AVCi embólico
21. Defina Ataque isquêmico transitório (AIT)
22. Descreva as manifestações clínicas do AVE.
23. Defina:
a. Hemiplegia
b. Hemiparesia
c. Ataxia
d. Disfagia
e. Diplopia
f. Afasia
g. Hemianopsia
24. Explique com suas palavras o que é a área de penumbra e qual a importância do diagnóstico precoce do AVE.
25. Defina aneurisma crebral.
26. Descreva 4 cuidados de Enfermagem para pacientes com diagnóstico de AVE.
Respostas:
1. As arritmias são alterações no ritmo cardíaco normal. Na maioria das pessoas os batimentos cardíacos giram em torno de 60 a 100 por minuto, com variações nas situações de repouso ou esforço físico.
2. Palpitações no coração, que duram de segundos a semanas, Queda de pressão, Fadiga, Falta de ar, Desmaios, Enjoos e vertigem.
3. Proporcionar sono e repouso adequados, garantindo ambiente livre de ruídos; Monitorizar sinais vitais; Oferecer oxigênio, se necessário, para reduzir a hipóxia causada pela arritmia; Observar os cuidados com a administração de antiarrítmico (verificação de pulso antes e após a dosagem prescrita).
4. Isquemia é toda vez que diminui a quantidade de oxigênio e o infarto é quando ocorre a interrupção total do sangue para a célula do miocárdio. A angina, ou seja, limitação da irrigação sanguínea, quando não tratada, pode evoluir para o infarto.
5. Um enfarte agudo do miocárdio ou infarto agudo do miocárdio, vulgarmente denominado ataque cardíaco, ocorre quando a circulação de sangue para uma parte do coração é interrompida, causando lesões no músculo cardíaco.
6. O infarto tem manifestações clínicas bem específicas, como dor referida no tórax (ou peito) contínua, de forte intensidade e sensação de compressão, aperto ou queimação no peito, ardor bastante semelhante à azia, dor peitoral irradiada para a mandíbula e para os ombros e braços, mais freqüentemente do lado esquerdo.
7. A Angioplastia Coronária ou Intervenção Coronária Percutânea é o tratamento não cirúrgico das obstruções das artérias coronárias por meio de cateter balão, com o objetivo de aumentar o fluxo de sangue para o coração.
8. Repouso absoluto no leito evitando movimentos bruscos; Oxigenioterapia (Constante, umidificado).
9. Angina instável é uma emergência médica, pois, nesse caso, a dor anginosa é habitualmente indistinguível da dor do infarto agudo do miocárdio. Ela tem as mesmas características da angina estável, mas é de longa duração, costuma ser mais intensa e não melhora com repouso.
10. Avaliar a respiração, a pressão sangüínea e freqüência cardíaca em cada episódio de dor torácica. - fazer um ECG, cada vez que a dor torácica surgir, para evidenciar infarto posterior. - monitorizar a resposta ao tratamento medicamentoso. - avisar o médico se a dor não diminuir.
11. A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.
12. Dor de cabeça, Falta de ar, Visão borrada, Zumbido no ouvido, Tontura, Dores no peito.
13. As medias da pressão arterial devem ser feitas: De manhã, antes das suas medicações, por três vezes. Dê um minuto de intervalo em cada medida. Escolha o braço que lhe for mais confortável. De noite, antes das suas medicações (caso tome algum remédio à noite). Dê um minuto de intervalo em cada medida.
14. A) 120x80
B) 120 e 129 mmHg ou pressão diastólica menor que 80 mmHg120 e 129 mmHg ou pressão diastólica menor que 80 mmHg120 e 129 mmHg ou pressão diastólica menor que 80 mmHg.
C) Pressão sistólica: 140-159 e Pressão diastólica: 90-99.
D) Pressão sistólica: 160-179 e Pressão diastólica: 100-109.
E) Pressão sistólica: = 180 e Pressão diastólica = 110.
15. A hipertensão de causa desconhecida, classificada como primária (antiga hipertensão essencial), é a mais comum. Hipertensão com causa identificada (hipertensão secundária) normalmente resulta de apneia do sono, doença renal crônica ou aldosteronismo primário.
16. Se os sintomas forem leves e não acompanhados de lesão aguda de órgãos-alvo, define-se a urgência hipertensiva. Por outro lado, se os sintomas põem em risco a vida do paciente e refletem lesão aguda de órgãos-alvo, tem-se então a emergência hipertensiva.
17. A pseudocrise hipertensiva é definida pela elevação acentuada da pressão arterial, sem risco de deterioração aguda de órgãos-alvo.
18. O encéfalo é vascularizado através de dois sistemas: Vértebro-basilar (artérias vertebrais) e Carotídeo (artérias carótidas internas). Estas são artérias especializadas pela irrigação do encéfalo.
19. O acidente vascular isquêmico é responsável por 85% dos casos de acidente vascular cerebral. Acidente vascular cerebral hemorrágico - acontece quando um vaso se rompe espontaneamente e há extravasamento de sangue para o interior do cérebro.
20. O que difere o AVC embólico do trombótico é a origem do trombo que ocasionou a obstrução. No AVC trombótico, o trombo é formado na própria artéria envolvida no AVC. Já no embólico ele é proveniente de outra região e se desloca pela circulação até impactar na artéria cerebral.
21. Um ataque isquêmico transitório (AIT) consiste numa alteração da função cerebral que, normalmente, dura menos de uma hora e é causada por um bloqueio temporário do fornecimento de sangue ao cérebro. A causa e os sintomas de um AIT são os mesmos que os de um acidente vascular cerebral isquêmico.
22. As manifestações clínicas do AVC incluem dores de cabeça intensas acompanhadas de vômitos e vertigens; hemiplegia; hemianopsia; alterações na fala e na linguagem, como afasias, disartrias e fala escandida; apraxia; transtornos posturais e de marcha; distúrbio do sistema sensitivo e motor, ou comprometimento isolado de nervos cranianos.
23. A) paralisia total ou parcial da metade lateral do corpo.
B) É a paralisia parcial de um lado do corpo.
C) Incoordenação dos movimentos é um sintoma, não uma doença específica ou um diagnóstico.
D) Disfagia é uma alteração na deglutição e pode ser considerada uma doença de base podendo acometer qualquer parte do trato digestivo desde a boca até o estômago.
E) Diplopia é a percepção de 2 imagens de um único objeto.
F) A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita.
G) Perda parcial ou completa da visão em uma das metades do campo visual de um ou ambos olhos.
24. A zona de penumbra no AVC é um tecido neuronal em risco, porém ainda viável. As medidas terapêuticas visam manter a viabilidade e a função desse território. A isquemia cerebral ocorre principalmente por trombose, embolia e diminuição da perfusão cerebral. A principal causa da trombose é a aterosclerose.
25. Aneurisma cerebral é a dilatação anormal de uma artéria que irriga o cérebro, geralmente localizado nos pontos em que ela se bifurca (mais frágeis). Pode se romper e causar uma hemorragia cerebral ou permanecer sem etourar durante toda a vida.
26. Monitoramento das funções fisiológicas, planejamento paraalta do paciente, cuidado emocional, cuidados para a prevenção de complicações e traumas.
Aluna: Julianna Sousa
Matrícula: 201710116

Mais conteúdos dessa disciplina